Slider

[ESPECIAL] O Festival Eurovisão 2018 em destaque... nas finais nacionais de 2019


As canções que estiveram a concurso no Festival Eurovisão 2018 foram recordadas em (muitas) finais nacionais para a edição deste ano. Recorde connosco alguns desses momentos.


Vencedora do Festival Eurovisão 2018, Netta Barzilai foi convidada especial de várias finais nacionais onde interpretou "Toy", tema que defendeu em Lisboa, bem como "Bassa Sababa", o seu primeiro single depois da vitória eurovisiva. A cantora israelita atuou nas finais nacionais de França, Reino Unido, Roménia, Israel e Noruega.


Apesar de não ter vencido o Festival Eurovisão, Eleni Foureira foi uma das candidatas mais mediáticas junto das comunidades de fãs, com o sucesso a refletir-se na temporada de 2019. A vice-campeã do certame internacional marcou presença nas seletivas de Espanha e Islândia, com "Fuego" a ser interpretado nos processos de seleção de França e Israel.


Cesár Sampson, terceiro classificado no Festival Eurovisão 2018, não marcou presença em nenhuma final nacional deste ano, mas "Nobody But You" esteve em destaque na final nacional espanhola. Famous deu voz ao tema numa das galas da Operación Triunfo, formato que foi usado como final nacional, tendo sido o mais votado da gala... e da edição.


Na Alemanha, Michael Schulte foi um dos convidados especiais do Unser Lied Für Israel, gala onde deu voz a "You Let Me Walk Alone", tema com que conquistou o quarto lugar em Lisboa, ao lado de Barbara Schöneberger, apresentadora do concurso.


Ermal Meta e Fabrizio Moro marcaram presença, este ano, no Festival di Sanremo enquanto convidados especiais na gala do duetos, tendo subido ao palco do Teatro Ariston ao lado de Simone Cristicchi e Ultimo, respetivamente. Contudo, "Non mi avette fatto niente" foi interpretado por Ermal Meta no Festivali i Këngës, final nacional albanesa, onde foi convidado especial numa das semifinais.



Benjamin Ingrosso foi o responsável pela abertura da Grande Final do Melodifestivalen 2019, onde interpretou Tror Du Att Han Bryr Sig ao lado de Felix Sandman. No entanto, "Dance You Off" esteve também presente na gala, tendo sido "interpretado" por um grupo de dança convidado pela SVT.



Convidada especial da Final do Eesti Laul 2019, a cantora Elina Nechayeva deu voz ao tema que defendeu em Lisboa em representação da Estónia, "La Forza", bem como ao seu mais recente single "La voce dell'alba".



Também Rasmussen aproveitou a sua participação como convidado especial do Dansk Melodi Grand Prix 2019 para recordar a canção que defendeu no Festival Eurovisão 2018, "Higher Ground", e promover o seu novo single, "Go Beyond".



Responsável pelo melhor resultado da Albânia desde 2012, Eugent Bushpepa foi um dos convidados especiais da RTSH para o Festivali i Këngës 57, onde recordou o tema com que venceu a edição anterior e com que representou o país em Lisboa.



Um ano depois do triunfo, Ieva Zasimauskaite regressou ao palco do Eurovizijos 2019 para interpretar "When We're Old", canção que levou à Grande Final do Festival Eurovisão 2019.



A dupla Madame Monsieur interpretou "Mercy" na Final do Destination Eurovision 2019, gala que elegeu Bilal Hassani como representante francês em Telavive com "Roi", tema composto... pelos Madame Monsieur.



Responsável pela terceira (e última) vitória da Noruega no Festival Eurovisão, Alexander Rybak foi um dos convidados da Final do Melodi Grand Prix 2019, onde recordou as duas canções com que representou o país no concurso internacional.



Com duas semifinais recheadas de convidados especiais, a emissora estatal da Sérvia convidou Sanja Ilic & Balkanika para atuarem no Beovizija 2019. O grupo interpretou "Nova Deca", tema que defenderam em Lisboa, bem como "Halo, halo", um dos seus novos singles.



Responsáveis pelo oitavo apuramento consecutivo da Hungria para a Final do Festival Eurovisão, o grupo AWS marcou presença no A Dal 2019 onde interpretou um dos temas mais marcantes da edição passada, "Viszlát nyár".



Além de ter marcado presença na final nacional da Sérvia, onde deu voz a "Amar Pelos Dois", Lea Sirk, a primeira cantora estrangeira a cantar em português no Festival Eurovisão, foi uma das convidadas especiais da Final do EMA 2019 onde interpretou "Freedom", "My Moon" e "Hvala, Ne".



Ao piano e acompanhada por um grupo de cordas, Surie apresentou, no Eurovision You Decide, uma versão acústica de "Storm", tema que defendeu no Festival Eurovisão 2018.



Também em versão acústica, Cláudia Pascoal e Isaura recordaram a canção com que representaram Portugal no Festival Eurovisão 2018, em Lisboa. O momento aconteceu na Grande Final do Festival da Canção 2019 em Portimão e foi descrito, antecipadamente, como "o último Jardim". 


Apesar de ter conquistado o pior resultado de sempre da Croácia no Festival Eurovisão, Franka Batelic foi uma das convidadas especiais no regresso do DORA 2019 onde interpretou "Crazy", canção que defendeu na semifinal do concurso em Lisboa.


Último classificado na semifinal 1 do Festival Eurovisão, Ari Ólafsson deu voz a "Our Choice" na Final do Söngvakeppnin 2019. Contudo, o jovem cantor surpreendeu todos os presentes e interpretou "Grande Amore", tema italiano em 2015, ao lado de Bergþóri Pálssyni e Gissuri Páli Gissurarsyni.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.