Slider

[Olhares sobre o Selectia Nationala 2019] Quem representará a Roménia no Festival Eurovisão 2019?


A Roménia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2019 através do Selectia Nationala 2019, certame que conta com doze participantes.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. O Olhares sobre as Finais Nacionais chega hoje à Roménia, país que escolhe os seus representantes através do Selectia Nationala 2019. O painel de jurados e o público são os responsáveis por eleger o representante do país em Telavive.

Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Bella Santiago e "Army of Love"
Comparando com o ano anterior, a Roménia este ano melhoro...e muito. Apresenta na final um lote de canções muito diversificadas e com uma grande qualidade. Com tudo isto atrevo-me a dizer que é uma das melhores finais nacionais até ao momento. De entre as várias propostas capazes de se diferenciar no ESC, a retornada Bella Santiago será a melhor aposta. Ela tem a presença, a voz e a garra necessárias para tornar esta “Army of love” um dos grandes hits deste ano.

Fábio Cipriano Ventura aposta em Laura Bretan e "Dear Father"
No momento em que a voz da Laura, veterana nos programas de talentos internacionais (6º lugar do America's Got Talent e 1º lugar do Romania's Got Talent, 2016), surge soube que estaria perante uma forte candidata à vitória. A canção, ainda que seja ligeiramente clichê ao nível da letra, vence absolutamente pelo instrumental e pela voz angelical e poderosa, neste pop-opera que arrepia. Com apenas 16 anos, estes vocais são magia pura, o que valoriza a inocência inerte à própria canção - de tal forma, que o palco subitamente parece pequeno! E é a voz, esta voz, independentemente daquilo que esteja a cantar, que brilhará em Israel.


Hugo Sepúlveda aposta em Bella Santiago e "Army of Love"
Roménia quer recuperar do desaire do ano passado, mas a turbulência continua. Mihai, (mais) desistências, “wildcards”, mexidas nos alinhamentos…é só escolher. Até agora, parece que a competição se resume a Laura Bretan e Bella Santiago, mas toda gente sabe que nada é garantido. A minha escolha entre todas é Bella Santiago e Army Of Love. Tem ali umas faíscas de Fuego? Tem, mas é uma canção cheia de ritmo, voz e uma parte em filipino que lhe dá um outro factor diferencial. Army of Love é cativante, catchy e acredito que possa trazer Roménia de volta às finais. Não só é um tipo de música que facilmente pode cair nas boas graças eurovisivas, como Bella já mostrou que tem potencial para estar à altura, quer a nível de presença em palco, quer a nível vocal.

João Diogo aposta em Bella Santiago e "Army of Love"
A Roménia apresenta uma final nacional pouco interessante. Poucas destas canções conseguiriam qualificar-se para a final da Eurovisão pois, a maior parte, é completamente datada ou genérica. A minha favorita é Army Of Love de Bella Santiago por ser a que apresenta um pacote mais completo. As influências de Fuego são claras mas se os romenos pensam que vão ter tanto sucesso como Eleni bem podem tirar o cavalinho da chuva.


Nuno Carrilho aposta em Bella Santiago e "Army of Love"
Numa final nacional muito aquém do melhor que já vimos do país, há duas candidaturas que se destacam: Bella Santiago e "Army of Love" e Laura Bretan e "Dear Father". Se fosse um Festival de caricaturas, escolhia a primeira; se fosse um Festival de vozes, escolhia a segunda. Para a Eurovisão, não escolheria nenhuma... mas fico-me pela versão barata de "Fuego" que, caso não sofra um grande revamp, terá sérias dificuldades em marcar presença na Final.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 5 comentadores:

1.º Bella Santiago – "Army of Love" - 48 pontos
2.º Laura Bretan – "Dear Father" - 48 pontos
3.º Ester Peony – "On a Sunday" - 29 pontos
4.º Letitia Moisescu & Sensibil Balkan – "Daina" - 29 pontos
5.º Linda Teodosiu – "Renegades" - 25 pontos
6.º Trooper – "Destin" - 23 pontos
7.º Vaida – "Underground" - 23 pontos
8.º Aldo Blaga – "Your journey" - 18 pontos
9.º Claudiu Mirea – "We Are the Ones" - 16 pontos
10.º Teodora Dinu – "Skyscraper" - 15 pontos
11.º Olivier Kaye – "Right now" - 10 pontos
12.º Dya and Lucian Colareza – "Without You (Sin ti)" - 6 pontos




 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
1
( Hide )
  1. Esta Bella Santiago canta fora do tom, não interessa muito. A pequena Laura é um bocado esganiçada e interpreta um tema já muito usado como a roupa velha, também não me cheira. Dito isto, resta a Ester Peony que tem a sorte de cantar ao domingo.Mas aquela de que eu gosto mesmo é a do Aldo Blaga, que não vai ganhar por causa do boicote que tem estado a ser feito à Eurovisão em Telaviv, cujo lema passou a ser: Proibido votar nas melhores.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.