Slider

[Olhares sobre o Eesti Laul 2019] Quem representará a Estónia no Festival Eurovisão 2019?


A Estónia escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2019 através do Eesti Laul 2019, certame que conta com doze participantes.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. O Olhares sobre as Finais Nacionais chega hoje à Estónia, país que escolhe os seus representantes através do Eesti Laul 2019: doze candidatos estão na corrida, com o júri internacional e o televoto com a responsabilidade de eleger os três super finalistas, de entre os quais o público elegerá o representante do país em Telavive.

Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Uku Suviste e "Pretty Little Liar"
Mais um ano, em que o Eesti Laul nos presenteia com uma grande qualidade e variedade musicais. Apesar de terem ficado boas canções pelo caminho, na Final conseguem ainda apresentar um bom leque de artistas e temas. De entre as potenciais vencedoras deste ano, destaco a Sandra Nurmsalu pelo facto de não ser em inglês, e Victor Cronr. Contudo, o meu preferido é mesmo Uku Suviste com “Pretty Little Liar”: uma canção que nos prende completamente aquando do refrão e onde Uku consegue demonstrar toda a sua garra e ter uma performance excelente.


Fábio Cipriano Ventura aposta em Inger e "Coming Home"
No momento da escrita desta opinião, Victor Crone e "Storm" lideram as preferências dos apostadores, com 43% de probabilidade de vencer o Eesti Laul 2019. Porém, Crone está longe de ser o meu favorito. Num ano em que os resultados das finais nacionais já conhecidos têm sido amargos, a Estónia seria melhor representada com a canção de Inger ou a da Kadiah. Se Kadiah nos cai dos céus com a sua performance angelical, cuja voz vai construindo-se acompanhando o instrumental, Inger e a viagem simples, mas de grande significado até ao seu porto de abrigo, numa narrativa que aconchega o coração, conquista. Torço pela "Coming Home", pela incrível viagem de três minutos na voz acolhedora e autêntica que é a de Inger, conjugada com o ukelele que lhe dá uma vibe extremamente positiva. The stage is yours! Menção honrosa para as duas únicas canções cantadas em estoniano: Lumevärv ft. Inga - "Milline Päev" e Sandra Nurmsalu - "Soovide Puu".


Hugo Sepúlveda aposta em Uku Suviste e "Pretty Little Liar"
O Eesti Laul este ano não me trouxe nenhuma alegria.. a começar pelo logo, que não é nada apelativo. As semi-finais não foram propriamente um exemplo de produção e as músicas não despertavam interesse, mas algumas lá se destacaram, com as performances a ajudar. Ao que parece, Victor e a boa, mas genérica Storm lidam as preferências, mas como o ano anda a correr, nunca se sabe... Nem a Sandra Nurmlasu salvou isto.. apesar de boa, Soovide Puu é demasiado "fofa", para quem esperava uma Rändajad! Assim sendo, INGER e Kerli estão no meu top 3 com Uku Suviste no topo. Pretty Little Liar é aquela música pela qual não dava nada , mas que ao vivo cresceu imenso e, agora, vejo o seu potencial. Acredito até que possa proporcionar uma actuação decente no ESC.



João Diogo aposta em Stefan e "Without You"
Um ano de grandes mudanças para a Estónia. Se até aqui o Eesti Laul era conhecido pela sua vertente alternativa, tudo se desvaneceu este ano e o concurso abraçou o mainstream. Não parece ter sido uma grande decisão dada a ausência de canções que façam o país sonhar com uma vitória. O meu favorito é "Without You", de Stefan, porque me parece mais genuína que a maior parte, e também porque a voz de Stefan combina na perfeição com a vibe desta canção.



Nuno Carrilho aposta em Sandra Nurmsalu e "Soovide puu"
O Eesti Laul era, em tempos, aquela final nacional que fascinava qualquer um, com uma grande variedade de estilos (e com escolhas... nem sempre as mais acertadas). No entanto, depois do acerto em cheio em Elina Nechayeva, o espírito parece ter desvanecido no país e o concurso virou um Melodifestivalen 2.0. Com a maioria dos temas a soarem ao mesmo, escolho Sandra Nurmsalu e "Soovide puu": cantado em estónio, a canção fica a anos-luz de "Randajad", mas poderá destacar-se... pela diferença.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 5 comentadores:



1.º Victor Crone – "Storm" - 42 pontos
2.º Sandra Nurmsalu – "Soovide puu" - 38 pontos
3.º Uku Suviste – "Pretty Little Liar" - 37 pontos
4.º Stefan – "Without You" - 37 pontos
5.º Inger – "Coming Home" - 33 pontos
6.º Kerli Kivilaan – "Cold Love" - 31 pontos
7.º Kadiah – "Believe" - 23 pontos
8.º xtra basic & Emily J – "Hold Me Close" - 19 pontos
9.º The Swingers, Tanja & Birgit – "High Heels In The Neighbourhood" - 13 pontos
10.º Lumevärv ft. INGA – "Milline päev" - 11 pontos
11.º Sissi – "Strong" - 5 pontos
12.º Synne Valtri – "I’ll Do It My Way" - 1 ponto

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
5
( Hide )
  1. Anónimo14:02

    O escportugal deixou de ser o site do esc em Portugal. Ate na Estonia fazem olhares e no FC nao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo. Já lhe respondemos ontem, mas volto a repetir: o Olhares sobre o FC sairá, como nos anos anteriores, depois de cada uma das semifinais, com comentários individuais a cada canção. :)

      Eliminar
    2. Anónimo14:18

      Por acaso hoje e a final do FC? Que eu saiba os olhares fazem se antes da final. Se ainda nem se sabe os finalistas... Enfim, para criticar estao sempre prontos

      Eliminar
  2. Anónimo14:17

    Eu achoq ue toda a gente se esta a esquecer e provavelmente na minha opiniao vai ser o vencedor. Sissi com Strong sao uma cançao bastante animada que na Eurovisao com uma melhor apresentação iria resultar lindamente. Sovide Pu esta mais que viato que nao ganha ate porque teve de ir a 2* votacao para ir a final. Eu aposto ou em Pretty Little liar ou Strong. Gosto muito de ambas

    ResponderEliminar
  3. Eu não aposto nada porque não gosto de perder e no que respeita a festivais está provado que nem sempre ganha o melhor e o melhor é sempre aquele ou aquela que desejaríamos que ganhasse. Portanto, apostas à parte, no meio de muito déjà vue encontro uma canção que não faz muito o meu género mas que no entanto noto que tem algum estilo, que é a do Stefan "Without You". Este título já serviu de tema a uma participação da Holanda na Eurovisão de 2004. Passou à final mas ficou em último.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.