ESC2019: Geórgia volta a cantar em georgiano no Festival Eurovisão 2019


Pelo segundo ano consecutivo, a Geórgia apostará numa canção em georgiano no Festival Eurovisão 2019 em Telavive.

Apesar do desaire dos IRIAO em Lisboa, onde o país conquistou o pior resultado de sempre no certame, a emissora estatal da Geórgia volta a apostar numa canção em georgiano para o Festival Eurovisão. O anúncio foi feito por Tinatin Berdzenishvili, diretor geral adjunto do principal canal da GPB e membro do júri do Georgian Idol: "A Eurovisão tem apelado aos países para apresentarem canções na sua língua nativa. Por isso, posso garantir que a Geórgia apostará uma canção em georgiano este ano". Contudo, Tinantin não revelou se a canção será integralmente em georgiano, como em 2018, ou parcialmente, como em 2012.

Além disso, Tinatin Berdzenishvili revelou alguns detalhes sobre o processo de seleção das canções para o Festival Eurovisão 2019. Davit Evgenidze, Nodiko Tatishvili, Zura Ramishvili, Giorgi Asanishvili, Manana Morchiladze, Lana Kutateladze e Kthatuna Koberidze formam o painel responsável pela seleção das 4 canções finalistas do formato de entre o lote de 12 canções apuradas.

Estreante em 2007, a Geórgia participou em 11 edições do Festival Eurovisão, tendo apenas falhado a edição de 2009 visto ter retirado a sua candidatura depois da mesma ter sido recusada pela EBU/UER. O 9.º lugar alcançado em 2010 e 2011 por Sopho Nizharadze e Eldrine, respetivamente, é o melhor resultado do país. Em Lisboa, o grupo IRIAO interpretou "For You", sendo a primeira canção da história totalmente interpretada em georgiano: contudo, a candidatura ficou-se pelo 18.º (e último) lugar na semifinal com apenas 24 pontos, sendo a pior classificação de sempre do país.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: GPB / Imagem: Google /Vídeo: Eurovisiontv

Sem comentários