Slider

[Olhares sobre o Destination Eurovision] Quem representará França no Festival Eurovisão 2019?


França escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2019 através do Destination Eurovision. 8 candidatos estão na corrida, sendo que o televoto e o júri internacional serão os responsáveis pelos resultados.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. Depois dos Olhares sobre as galas da Albânia e Espanha, França segue-se na lista de Olhares sobre as Finais Nacionais.

Oito candidatos disputam, esta noite, a Final do Destination Eurovision, sendo que o televoto e o júri internacional serão, novamente, os responsáveis por eleger os representantes de França no Festival Eurovisão. De realçar que, no ano passado, o painel do Olhares sobre as Finais Nacionais acertou na escolha de "Mercy", como pode recordar AQUI.

Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:

André-Eric Fernandes aposta em Seemone e "Tous Les Deux"
A França volta a apostar numa seleção pública que sigo com bastante interesse. Regresso de velhas glórias, ilustres desconhecidos, fenómenos de concursos televisivos...há para todos os gostos, mas o duelo final é (quase) evidente que se jogue entre Bilal e Seemone, uma espécie de espetáculo vs. confissão íntima. Indeciso entre os dois favoritos (e desiludido pois a Chimène nasceu para a Eurovisão... ela voltará, acredito), vou apostar na Seemone, a surpresa desta edição, que apresenta uma belíssima balada, cheia de emoção, com um texto em francês simples e sincero, interpretada com garra e determinação. São os ingredientes principais para uma boa canção francesa.


Adão Nogueira aposta em Seemone e "Tous Les Deux"
Mais um ano que França nos presenteia com uma grande final nacional. Com uma grande diversidade de estilos musicais e aposta na qualidade da música atual francesa, esta será uma grande final e o facto de não ter um vencedor à partida só a torna mais emocionante. Desde o primeiro segundo que Seemone e “Tous lês deux” me arrebataram por completo. Uma balada simples, bem interpretada e que não passa despercebida a ninguém. É impossível não ser tocado pela sua melodia e pela voz estranha... mas agradável da Seemone.

Cláudio Guerreiro aposta em Seemone e "Tous Les Deux"
Há pessoas que nascem com sentimento na voz e Seemone é uma delas. Conjugando um delicioso instrumental de piano e uma letra dedicada ao seu pai, a jovem cantora francesa dá-nos uma performance emotiva, onde a sua personalidade vocal vem ao de cima. O seu timbre rouco é claramente um dos pontos fortes que nos faz querer que “Tous les deux” se prolongue além dos seus três minutos de duração. França tem em mãos a possibilidade de enviar uma canção que se destacará, na Eurovisão, pela sua simplicidade e interpretação, algo que, na minha opinião, mais nenhuma das outras participantes desta final conseguirá.


Fábio Ventura aposta em Seemone e "Tous Les Deux"
Em 2019, França volta a ter uma selecção diversificada e bastante rica. "Là Haut" (SF1), "Tous les Deux" (SF2) e "La Promesse" (SF2) são, para mim, as três melhores canções. Chimène, num registo mais animado, canta sobre o destino e sobre o "eu", Moire vence pela performance em palco e pela interpretação vocal, mas é a Seemone, numa balada tipicamente francesa e com a sua voz rasgada, que conquista. "Tous les Deux", que venceu no voto do júri, é uma canção lindíssima de homenagem ao pai, muito sincera e emotiva, e a performance lembra a nossa que nos deu a vitória em 2017. Prevê-se uma luta renhida entre Seemone e Bilal, o vencedor da SF1, pela oportunidade de representar França em Israel - que vença a Seemone! Fica ainda uma menção às canções que mereciam o apuramento mas não o conseguiram: "Le Brasier", do Naestro (SF1) e "On Cherche Encore", da Gabriella (SF2).



Hugo Sepúlveda aposta em Seemone e "Tous Les Deux"

Tal como no ano passado, as canções levaram o seu tempo a cativar-me, tendo o seu pico chegado com as performances. Percebo o hype criado em torno de Bilal e "Roi", mas não me cativa e nem penso que traga algo de novo... Quanto a Emmanuel e "La Promesse", esta foi das que mais cresceu e daí ser a segunda opção. A actuação trouxe uma nova dinâmica à canção, que antes parecia muito plana. Por fim, a minha escolha é Seemone e "Tous Les Deux". Já era das minhas preferidas e a sua actuação tocante só veio confirmar isso. Seemone tem uma voz e uma presença tão genuínas que consegue transmitir em pleno toda sensibilidade que a canção pede. É as melhores deste ano e um verdadeiro desperdício se não representar a França!



João Diogo aposta em Seemone e "Tous Les Deux"
França apresentou novamente um grupo de canções muito fortes este ano para a sua final nacional. Infelizmente alguns deles ficaram pelas semifinais, o que faz desta final um pouco assim-assim. A minha grande favorita é, sem qualquer dúvida, Seemone e a bonita balada Tous Les Deux. É daquelas canções que mexem com os nossos feelings e que vemos que a cantora a sente verdadeiramente.


Nuno Carrilho aposta em Seemone e "Tous Les Deux"
Apesar de ter ficado com impressão contrária na primeira semifinal, a França arrisca-se a ter um dos melhores lotes de finalistas da temporada. Seemone e "Tous Les Deux" são, claramente, a melhor proposta para Telavive. Uma canção francesa (em todos os sentidos), extremamente bem defendida... uma proposta que tem tudo para um bom resultado (mas também para flopar... atenção). Contudo, destaco também as canções de Emmanuel Moire e de The Divaz (o meu guilty pleasure da temporada, admito).

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 7 comentadores:

1.º Seemone – "Tous les deux" - 84 pontos
2.º Chimène Badi – "Là-haut" - 54 pontos
3.º Bilal Hassani – "Roi" - 54 pontos
4.º Emmanuel Moire – "La promesse" - 52 pontos
5.º The Divaz – "La voix d’Aretha" - 49 pontos
6.º Silvàn Areg – "Allez leur dire" - 35 pontos
7.º Aysat – "Comme une grande" - 33 pontos
8.º Doutson – "Sois un bon fils" - 24 pontos



 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.