EBU/UER: Frank-Dieter Freiling admite possível expansão dos Big5


Frank-Dieter Freiling, presidente do Grupo de Referência do Festival Eurovisão, confirmou a continuação da existência dos Big5 e admite uma possível expansão num futuro próximo.

Alemanha, França, Espanha, Reino Unido (desde 2000) e Itália (desde 2011) formam o grupo dos Big5, anteriormente denominado Big4, grupo de países que têm acesso direto à Grande Final do Festival Eurovisão por serem os maiores contribuidores financeiros da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER). A sua existência tem sido alvo de críticas todos os anos, mas a EBU/UER não tenciona retirar esses privilégios a esses países.

Frank-Dieter Freiling, presidente do Grupo de Referência do Festival Eurovisão, confirmou a continuidade do grupo: "Precisamos de ter a certeza do equilíbrio financeiro do Festival Eurovisão e a maioria do televoto vem dos grandes países. A regra foi implementada para garantir que a maioria dos espectadores possam aproveitar o evento e participar no processo de votação, o que se verificou ser uma boa solução." defendeu que a regra não será retirada nos próximos anos, havendo a possibilidade da mesma abranger mais países num futuro próximo: "É claro que podemos considerar países como a Turquia ou a Rússia como 'grandes países' (...) Estamos a discutir este tópico regularmente, mas isto não coloca em risco a regra existente".


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Vídeo: Dr.Eurovision / Imagem: Eurovision.tv

17 comentários:

  1. Anónimo11:41

    Que sejam a Suécia e a Austrália.... A Suécia vive para o festival e a Austrália também.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:07

    Esse BIG5 nem devia existir, quanto mais agora andarem a adicionar países...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:12

    Fanatismo a parte, sem dúvida que o país que merecia entrar para um BIG6 era a Suécia.
    Este país vive a Eurovisão melhor do que qualquer outro.

    ResponderEliminar
  4. José Luís12:22

    A Suécia é um pequeno pais, tem menos população que Portugal, hello?? Eu por mim nao existia big 5, é um erro e até prejudica esses países na hora de votar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:56

      Suécia um pequeno país? só se for na tua cabeça!

      Eliminar
    2. Anónimo20:43

      Sim a Suecia e pequena. E grande em tamanha mas so tem 5 milhoes de habitantes. Ja Portugal tem 10 milhoes

      Eliminar
  5. Anónimo12:28

    Turquia que esta ofendida ha anos e Russia que foi um pessimo anfitrião e nem sabe o que é espirito eurovisivo? Pessima ideia.

    ResponderEliminar
  6. Que estupidez, só por terem mais população...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:42

      Estupidez? Entao como estas a pensar pagar todo o espetaculo? Acho uma piada. Pensam que um evento destes se faz de graça. Enfim

      Eliminar
  7. José17:29

    Creio que uma vez acidentalmente alguém na EBU publicou que é a população e o PIB que definem a ordem. E que o 6o seria a Suíça. A Holanda até queria pagar para poder estar nesse grupo.

    ResponderEliminar
  8. a Turquia so volta se fizer parte do grupo dos Big...

    ResponderEliminar
  9. Para mim esse Big5 é uma vergonha e principalmente é uma enorme injustiça, e agora ainda querem acrescentar mais!
    Acho que todos os países deviam competir em pé de igualdade, mas os denominados Big5 são levados ao colo diretamente até à Grande Final. Por exemplo este ano a canção de Espanha na minha opinião é muito fraquinha, e para mim não teria lugar na Grande Final, mas já lá está porque faz parte dos Big5, mas vai haver países com canções muito melhores que a de Espanha mas que não fazem parte desses 5 países que são levados ao colo, que infelizmente não marcarão presença na Grande Final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José19:44

      Basta ver que desde 2004 só um dos diretamente qualificados venceu, pelo que estar direto na final não me parece ser uma vantagem. Além disso, isso dos big 5 fazia algum sentido quando não havia patrocinadores, o que entretanto mudou...

      Eliminar
  10. Anónimo20:18

    Por acaso, eu sinto que a canção de Espanha 2018 era fraquíssime enquanto que a de 2019 é muito boa...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:38

    para min a turquia e a russia nunca , para isso escolhem países que estão na eurovisão a mais tempo , como portugal , a canção de espanha é forte !!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo23:22

    O big 5 deveria ser o top 5 do ano anterior. O atual formato é uma palhaçada

    ResponderEliminar