Slider

Suécia: Quem são os compositores a concurso no 'Melodifestivalen 2019'?


Benjamin Ingrosso, Nanne Grönvall, Isa e Robin Stjernberg estão de regresso ao Melodifestivalen enquanto compositores, juntamente com os vencedores Thomas G:Son,  Joy Deb & Linnea Deb, Lise Cabble e Peter Boström.


A emissora sueca revelou, na passada semana, a lista de 28 cantores a concurso no Melodifestivalen 2018, certame que determinará os representantes da Suécia no Festival Eurovisão de 2019. Além do regresso de antigos representantes suecos no certame internacional e participantes em edições anteriores da final nacional, a lista contempla também vários rostos conhecidos que regressam... enquanto compositores.

Benjamin Ingrosso, participante nas duas últimas edições do Melodifestivalen e sétimo classificado no Festival Eurovisão de 2018 em Lisboa, é um dos compositores de "On My Own", tema que será defendido por Bishara na quarta semifinal, juntamente com Markus Sepehrmanesh e Robert Habolin. Também Robin Stjernberg, 14.º classificado no Festival Eurovisão de 2013, está de regresso ao concurso enquanto compositor, depois de ter sido um dos responsáveis por "I Can't Go On", tema representante da Suécia em Kiev, onde terminou em 5.º lugar. O cantor é um dos compositores de "Om igen", canção que será defendida por Omar, ex-FO&O, na terceira semifinal, juntamente com Omar Rudberg, Johan Lindbrant e Jens Hult.



Com sete participações no Melodifestivalen entre 1986 e 2007, Nanne Grönvall, terceira classificada no Festival Eurovisão de 1996 integrada no grupo One More Time, está de regresso ao concurso, desta vez como compositora do tema que Arvingarna, representantes suecos em 1993, defenderão na quarta semifinal da edição. "I Do" foi também composta por Mikael Karlsson, Casper Jarnebrink e Thomas "Plec" Johansson. Participante no Melodifestivalen em 2015 e 2016, Isa Tengblad é uma das compositoras de "I Do Me", canção que Malou Prytz defenderá na segunda semifinal, juntamente com Elvira Anderfjärd, Fanny Arnesson e Adéle Cechal.



Contudo, no lote de compositores do Melodifestivalen 2019 também podemos encontrar vários vencedores do Festival Eurovisão. Thomas G:Son, vencedor em 2012 e com doze participações eurovisivas no curriculum, é responsável pelas canções que Anna Bergendahl, Mohombi, Nano, Zeana feat. Anis don Demina e Nano defenderão na edição, sendo a última composta juntamente com Lise Cable, compositora vencedora em 2013, e com a dupla Joy Deb e Linnea Deb, vencedores em 2015, que também são responsáveis pelos temas de High15 e Wiktoria (enquanto Linnea está na equipa de composição do tema de Mohombi). Peter Boström, que integrou a equipa vencedora de 2012, também está na competição, enquanto compositor do tema dos The Lovers of Valdaro.



Fredrik Kempe, compositor vencedor do Melodifestivalen em 2008, 2009, 2011 e 2014, é um dos responsáveis por "Norrsken", tema que será defendido por Jon Henrik Fjällgren, enquanto Dotter é uma das compositoras de "VIctorious", tema que Lina Hedlund defenderá no certame. Andreas Johnson, Anna Bergendahl, Anton Hagman, Arja Saijonmaa, Hanna Ferm, John Lundvik, Omar Rudberg, Rebecka Karlsson, Wiktoria e Anis don Demina são também compositores das suas próprias canções.


Estreante em 1958, a Suécia conta com 58 participações no Festival Eurovisão, sendo um dos países com melhores resultados da história com 6 vitórias no curriculum. Em Lisboa, o país foi representado por Benjamin Ingrosso e "Dance You Off", terminando em 7.º lugar com 274 pontos, resultante do 2.º lugar no júri e do 23.º lugar no televoto. 


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: SVT/ Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.