Slider

Roménia: 126 canções submetidas para o 'Selecția Națională 2019'


Depois do desaire em Lisboa, a emissora romena TVR registou um aumento de 70% nas inscrições para o Selecția Națională 2019, final nacional da Roménia para o Festival Eurovisão 2019.


Depois do desaire em Lisboa (e de ter exigido um apuramento de responsabilidades), a emissora estatal da Roménia revelou, esta manhã, que registou 126 canções submetidas para o Selecția Națională 2019, final nacional para o Festival Eurovisão 2019. O número de candidaturas recebidas, tendo a submissão ocorrida via online, apresenta um aumento de 70% relativamente com a edição do ano passado.

Nos próximos dias, a TVR reunirá um painel de especialistas para selecionar até 24 canções para disputar as semifinais do Selectia Nationala 2019, sendo que o anúncio dos candidatos apurados decorre a 20 de dezembro. O certame será composto por duas semifinais, sendo que seis candidatos serão apurados em cada gala: cinco através de um júri nacional e um pelo televoto. De realçar que a TVR incluiu no regulamento uma cláusula em que permite o apuramento de outro candidato através de um wildcard, em vez de um dos apurados do júri e/ou televoto. Por sua vez, na Grande Final, o concurso terá, no máximo, doze candidaturas, sendo que a votação estará a cargo do televoto e de um júri internacional, em iguais percentagens. De realçar que, desde 2016, o vencedor da competição (e representante romeno no Festival Eurovisão) era escolhido exclusivamente pelo televoto.

Estreante em 1994, a Roménia participou em 19 ocasiões no Festival Eurovisão, sendo que omelhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Paula Seling & Ovi conquistaram a 3.ª posição em Oslo com Playing With Fire, repetindo a marca de Luminita Anghel & Sistem em 2005. Em Lisboa, o grupo The Humans representou o país com "Goodbye" terminando em 11.º lugar com 107 pontos, falhando pela primeira vez o apuramento para a Grande Final.


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: TVR /Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.