Slider

Kosovo: EBU/UER adiou a votação para a adesão da emissora kosovar RTK


A imprensa albanesa avançou que a EBU/UER apenas votará a adesão da emissora do Kosovo em junho do próximo ano.



O Kosovo está mais longe de uma eventual estreia no Festival Eurovisão. Depois de ter sido aprovada a discussão da adesão da RTK como Membro Ativo da EBU/UER na próxima Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão, que terá lugar na próxima semana, a imprensa albanesa, avança que esta votação foi adiada... para junho de 2019. "A EBU/UER continua a discutir essa possibilidade e esperamos que a votação ocorra em junho do próximo ano" afirmou o organismo internacional à publicação albanesa.

Em caso de aprovação da entrada da emissora kosovar RTK como Membro Ativo da EBU/UER, o Kosovo fica apto para participar no Festival Eurovisão, algo que, a acontecer, se tornará na primeira estreia europeia desde a entrada do Azerbaijão e São Marino em 2008. De realçar que, recentemente, diversos organismos de radiodifusão manifestaram apoio à emissora kosovar para a adesão à EBU/UER, enquanto a Bósnia-Herzegovina e a Sérvia se opuseram à adesão.

De realçar que, um dos grandes entraves à adesão da RTK à EBU/UER, é o facto do Kosovo não ser membro da ONU, o que por sua vez impossibilita a sua adesão à União Internacional das Televisões. A Rússia, país que considera "ilegal" a independência do Kosovo, tem usado o seu direito ao veto para prevenir qualquer reconhecimento da ONU, tornando impossível qualquer possibilidade de reconhecimento da independência.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCxtra / Imagem: GOOGLE 
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.