Israel: KAN aprovada como Membro Ativo da União Europeia de Radiodifusão


A emissora estatal de Israel KAN foi, esta manhã, aprovada como Membro Ativo da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER).


Depois de ter aprovado, por unanimidade, a extensão do prazo da participação interina da emissora israelita KAN na última Assembleia Geral da EBU/UER, o organismo regente do Festival Eurovisão 2019 aprovou, esta manhã, a aprovação da KAN como Membro Ativo. 

O fecho da emissora IBA foi anunciado em 2014 pelo governo israelita, sendo que tal apenas aconteceu em maio de 2017, dias depois da transmissão do Festival Eurovisão, tendo sido criada a KAN. O novo organismo assinou um acordo com a EBU/UER, adquirindo o direito de participar nos eventos eurovisivos até que acontecesse a sua adesão como Membro Ativo da associação. Contudo, a adesão esteve em risco em vários momentos, especialmente com o desejo de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, de dividir a emissora em dois organismo distintos: um de notícias e outro de entretenimento. A divisão da emissora impediria a adesão da KAN à EBU/UER, visto que a associação exige que todos os membros ativos tenham departamentos de informação, colocando também em risco a organização do Festival Eurovisão 2019 em Israel.

Estreante em 1973, Israel participou em 41 ocasiões na Eurovisão, totalizando quatro vitórias: 1978, 1979, 1998 e 2018. Em Lisboa, o país foi representado por Netta Barzilai e "Toy", tema vencedor da competição com 529 pontos, 2 deles oriundos de Portugal.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: EBU/UER /Imagem: Google / Vídeo: eurovision.tv

Sem comentários