Slider

Roménia: Abertas as inscrições para o 'Selectia Nationala 2019'


A emissora romena TVR abriu as inscrições para o Selectia Nationala 2019. O certame contará com um máximo de 24 canções, sendo que um júri internacional votará na Grande Final do certame.



Depois do desaire em Lisboa (e de ter exigido um apuramento de responsabilidades), a emissora estatal da Roménia revelou, esta manhã, o modelo do Selectia Nationala, final nacional para o Festival Eurovisão. As inscrições para o certame estão abertas, sendo que até 10 de dezembro todos os compositores e cantores poderão enviar as suas candidaturas através do portal da TVR.

Após o encerramento das inscrições, a TVR reunirá um painel de especialistas para selecionar até 24 canções para disputar as semifinais do Selectia Nationala 2019. O certame será composto por duas semifinais, sendo que seis candidatos serão apurados em cada gala: cinco através de um júri nacional e um pelo televoto. De realçar que a TVR incluiu no regulamento uma cláusula em que permite o apuramento de outro candidato através de um wildcard, em vez de um dos apurados do júri e/ou televoto.

Por sua vez, na Grande Final, o concurso terá, no máximo, doze candidaturas, sendo que a votação estará a cargo do televoto e de um júri internacional, em iguais percentagens. De realçar que, desde 2016, o vencedor da competição (e representante romeno no Festival Eurovisão) era escolhido exclusivamente pelo televoto.

Estreante em 1994, a Roménia participou em 19 ocasiões no Festival Eurovisão, sendo que omelhor resultado do país foi alcançado em 2010, quando Paula Seling & Ovi conquistaram a 3.ª posição em Oslo com Playing With Fire, repetindo a marca de Luminita Anghel & Sistem em 2005. Em Lisboa, o grupo The Humans representou o país com "Goodbye" terminando em 11.º lugar com 107 pontos, falhando pela primeira vez o apuramento para a Grande Final.


 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: TVR /Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.