Slider

Irlanda: RTÉ não penalizará nenhum funcionário que se recuse a viajar para Israel


A emissora irlandesa RTÉ esteve reunida com os apoiantes ao boicote do Festival Eurovisão 2019 e garantiu que não aplicará nenhuma sanção a quem se recusar a viajar para Israel.



A diretora-geral da RTÉ, Dee Forbes, esteve recentemente reunida com os membros da Campanha de Solidariedade Irlanda-Palestina (IPSC), grupo que apela ao boicote ao Festival Eurovisão 2019 em protesto contra "a opressão do povo palestino por Israel". Com mais de 11 mil assinaturas, o grupo entregou o manifesto à emissora irlandesa garantindo, depois do encontro, que a RTÉ "garantiu que ia analisar o que foi discutido e pensar sobre o assunto".

Através de um comunicado no seu site oficial, o IPSC avança ainda que a emissora "não aplicará nenhuma sanção contra qualquer funcionário da RTÉ que se recuse a viajar para Israel por motivos conscientes", garantindo que os elementos da estação "estão bem conscientes da preocupação do povo irlandês para com o povo palestino", sendo que as declarações foram confirmadas por um porta-voz da RTÉ.

John Dorman, vice-presidente do grupo, mantém ainda a esperança que a Irlanda boicote o evento: "A RTÉ pode argumentar que a Eurovisão é um evento cultural e que não deve ser politizado, mas é exatamente isto que Israel está a fazer, usando a Eurovisão, descaradamente, como parte da sua estratégia. Israel vai apresentar uma 'cara lavada' para esconder o seu regime de colonização, apartheid e ocupação militar (...) A RTÉ, em representação da Irlanda, o primeiro país a condenar o apartheid sul-africano há 40 anos, deve ouvir os irlandeses e tomar uma posição, retirando-se do evento".

Estreante em 1965, a Irlanda conta com 52 participações no Festival Eurovisão, sendo o país com maior número de vitórias, 7 (1970, 1980, 1987, 1992/94 e 1996). Fora da Grande Final desde 2013, Ryan O'Shaughnessey conquistou, em Lisboa, o apuramento para a Final com "Together", tema que terminou em 16.º lugar com 136 pontos, 3 oriundos do televoto português.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Buzz / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.