Slider

[ESPECIAL] Quando os eurovisivos deram "corpo e voz" a Montserrat Caballé


Considerada "uma das mais importantes sopranos da história", Montserrat Caballe faleceu, ontem, aos 85 anos de idade. A longa carreira da "última das grandes divas da ópera" cruza-se com muitos dos caminhos de estrelas eurovisivas ao longo dos anos.


Dias depois do falecimento de Charles Aznavour, um dos expoentes máximos da música francesa (AQUI), o mundo da música volta a perder um dos seus maiores nomes: Montserrat Caballé, a "última das grandes divas da ópera" ou "uma das mais importantes sopranos da história", faleceu, ontem, aos 85 anos de idade, em Barcelona, vítima de problemas na vesícula biliar. 

Apesar de não ter qualquer relação direta com o Festival da Eurovisão, a carreia da soprano, que conta com mais de 4 mil apresentações e 80 discos em seu nome, cruzou-se, em vários momentos, com figuras relacionadas com o evento, tendo sido, nos últimos anos, "homenageada" por diversas personalidades pela Europa fora.

Em 1997, Montserrat Caballé lançou "Friends for Life", álbum em que cantou as 20 faixas com diversas personalidades da área musical. Johnny Logan, vencedor do Festival Eurovisão de 1980 e 1987, deu voz a "Visions of Glory", um dos temas do álbum que também contou com a participação de Lisa Nilsson (Melodifestivalen 1989) e René Froger (Holanda 2009, integrado no grupo De Toppers).





Considerada um dos símbolos máximos da cidade de Barcelona, Montserrat Caballé partilhou, em diversos momentos da sua carreira, o palco com outro dos grandes símbolos da Catalunha: Peret, representante de Espanha de 1974, considerado "o principal representante da rumba catalã".



Com uma carreira de largas décadas, Montserrat Caballé anunciou, em 2011, que iria retirar-se dos palcos nos dois anos seguintes. Contudo, apesar da fragilidade da sua voz, a cantora nunca abandonou a música, tendo atuado, em abril, em Kiev, concerto que contou com a participação de Zlata Ognevich, terceira classificada no Festival Eurovisão de 2013.



Em 2013, a cantora esteve em destaque em Espanha depois de aceitar participar no anúncio da Lotaria de Natal ao lado de David Bustamante, Raphael (Espanha 1966/1967), Marta Sánchez e Niña Pastori, spot publicitário que apelidou... de "horroroso".



Em 1987 conhece Freddie Mercury, vocalista dos Queen que ouvia nela "a melhor voz do mundo", gravando com ele um dos temas mais mediáticos do século: "Barcelona", tema escrito por Freddie Mercury com Michael Moran, representante do Reino Unido no Festival Eurovisão de 1977 com Lynsey de Paul. A canção, que integrou o álbum homónimo lançado em 1988, foi usada como promoção aos Jogos Olímpicos de 1992, realizados em Barcelona, evento que decorreu sete meses após o falecimento de Freddie.



Nos últimos anos, Montserrat Caballé foi regularmente destaque nas diversas versões do programa A Tua Cara Não Me É Estranha. Ruth Lorenzo (Espanha 2014), FF & Vanessa Silva (FC2007/08/10), Cezar (Roménia 2013) e Daniel Diges (Espanha 2010) foram algumas das personalidades eurovisivas que imitaram a cantora lírica nos diversos programas.







Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.