Slider

ESC2019: Irlanda confirma participação no Festival Eurovisão 2019


Apesar dos apelos ao boicote, a emissora irlandesa RTÉ confirmou que estará representada no Festival Eurovisão 2019. Contudo, o processo de seleção dos seus representantes não foi revelado.

Depois de ter alcançado a final eurovisiva pela primeira vez depois de 2013, a emissora estatal da Irlanda confirmou, oficialmente, que estará representada no Festival Eurovisão 2019, com a revelação da programação para o próximo ano. No entanto, a RTÉ não revelou como serão selecionados os seus representantes, sendo espectável a realização de uma seleção interna, como tem acontecido desde 2016.

De realçar que, após a vitória de Israel em Lisboa, a Irlanda tem sido o país onde decorreram mais apelos para um boicote ao Festival Eurovisão 2019. Mícheál Mac Donncha (AQUI), Carrie Crowley (AQUI) e Charlie McGettigan (AQUI) foram alguns dos rostos que se manifestaram contra a participação da Irlanda no Festival Eurovisão 2019, caso este seja realizado em território israelita.

Com a confirmação da Irlanda, o número provisório de participantes no evento sobe para 23. Alemanha, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Letónia, Lituânia, Irlanda, Israel, Malta, Noruega, Polónia, República Checa, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia já confirmaram presença. No entanto, Andorra, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Luxemburgo e Turquia confirmaram que não estarão a concurso em Israel.

Estreante em 1965, a Irlanda conta com 52 participações no Festival Eurovisão, sendo o país com maior número de vitórias, 7 (1970, 1980, 1987, 1992/94 e 1996). Fora da Grande Final desde 2013, Ryan O'Shaughnessey conquistou, em Lisboa, o apuramento para a Final com "Together", tema que terminou em 16.º lugar com 136 pontos, 3 oriundos do televoto português.




Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.