Irlanda: RTÉ gastou 300 mil euros com a participação de Ryan O'Shaughnessy em Lisboa


A emissora irlandesa RTÉ gastou 304 mil euros na participação de Ryan O'Shaughnessy no Festival Eurovisão 2018, o menor valor dos últimos três anos.


Tal como aconteceu nos anos anteriores (AQUI e AQUI), a emissora estatal da Irlanda revelou os gastos da sua participação no Festival Eurovisão 2018. Com uma comitiva de 18 pessoas, encabeçada por Ryan O'Shaughnessy, a RTÉ gastou, pelo menos, 304 088 euros, sendo apenas desconhecido o valor pagos aos artistas, por ser um "assunto comercialmente sensível e oriundo de contratos independentes".

Os elementos cénicos presentes no palco da Altice Arena tiveram um custo de 27 190 euros, enquanto que a RTÉ pagou 42 mil e 355 euros no alojamento da comitiva: "As delegações são obrigadas a ficar em hotéis designados pela organização", recordou a emissora. Por outro lado, os elementos da comitiva viajaram em classe económica (8483 euros), tendo sido gastos 663 euros no estacionamento no aeroporto e em táxis, enquanto que os gastos com alimentação rondaram os 15 mil euros.

Além disso, a RTÉ revelou que a taxa de participação paga à EBU/UER ronda os 83 mil euros, enaltecendo que o Festival Eurovisão é um "formato barato": "O Festival Eurovisão oferece sete horas e meia de conteúdos (...) Dividindo o custo por hora dá cerca de 44 mil euros, o que pelos padrões de produção de televisão representa um bom investimento".

A delegação foi composta por seis artistas (o cantor Ryan, os dançarinos Alan McGrath e Kevin O'Dwyer e as três backing singers, Claire-Ann Varley, Janet Grogan e Remy Naidoo) que estiveram em Lisboa de 29 de abril a 13 de maio, bem como o chefe de delegação, o gestor da participação, estilista, coreógrafo e engenheiro de som. Por outro lado, os comentadores e responsáveis pela imprensa, bem como o treinador vocal e os compositores, rumaram à capital portuguesa em datas posteriores.

Estreante em 1965, a Irlanda conta com 52 participações no Festival Eurovisão, sendo o país com maior número de vitórias, 7 (1970, 1980, 1987, 1992/94 e 1996). Fora da Grande Final desde 2013, Ryan O'Shaughnessey conquistou, em Lisboa, o apuramento para a Final com "Together", tema que terminou em 16.º lugar com 136 pontos, 3 oriundos do televoto português.



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: TheSun / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários