Slider

[ESPECIAL] Quando França esteve em destaque nas votações de Portugal no Festival Eurovisão...


Em pleno dia 14 de julho, feriado nacional de França, o ESCPORTUGAL convida-o a recordar os momentos em que as candidaturas francesas foram as favoritas (ou quase) das votações de Portugal no Festival Eurovisão.

Com um total de 250 pontos atribuídos entre semifinais e finais, a votação de França é um dos momentos mais esperados pelos eurofãs portugueses. O país é o líder absoluto das votações em Portugal na história do Festival Eurovisão, tendo atribuído os twelve points à candidatura portuguesa por sete ocasiões: 1976, 1999, 2001 e 2017 (em dose dupla), bem como nas semifinais de 2005 e 2008.

Em pleno 14 de julho, feriado nacional francês, conhecido como Dia da Bastilha, em memória do episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o carácter popular da Revolução Francesa, vamos recordar quando França em destaque nas votações de Portugal no Festival Eurovisão. 

Mergulhe connosco em mais um artigo especial:

França ficou em 2.º lugar na primeira votação de Portugal na Eurovisão
Representada por Rachel e "Le Chant de Mallory", França alcançou o 4.º lugar em 1964, ano em que Portugal marcou presença pela primeira vez no Festival Eurovisão, com 16 pontos. O júri português colocou a candidatura francesa em 2.º lugar, atribuindo-lhe 3 pontos, enquanto que a pontuação máxima rumou à Itália, vencedora da edição.


Antes de 1975, Portugal apenas atribuiu 14 pontos a França
Com 9 participações conjuntas antes da instauração do sistema de votação que apenas foi modificado em 2016, Portugal não ficou convencido com as propostas de França, atribuindo apenas um total de 14 pontos em 5 votações. Com o 2.º lugar nas preferências lusitanas em 1964, França só seria novamente pontuada por Portugal em 1969, quando 2 jurados portuguesas pontuaram Frida Boccara em Madrid. Posteriormente, França recebeu 5 dos 10 possíveis votos portugueses em 1971, enquanto que, em 1972 e 1973, recebeu apenas 2 pontos, a pontuação mínima.


França recebeu 4 pontuações de Portugal em Finais da Eurovisão
"Et bonjour à toi l'artiste", defendido por Nicole Rieu, foi a candidatura favorita de Portugal no Festival Eurovisão de 1976, terminando em 4.º lugar com 91 pontos, sendo a primeira vez que França recebeu os 12 pontos portugueses. Dezassete anos depois, França voltou a ser a favorita de Portugal na competição com "Mama Corsica", defendida por Patrick Fiori, canção que alcançou o 4.º lugar. A terceira (e última) vez que Portugal deu os 12 pontos a França aconteceu em 2001 com Natasha St-Pier e "Je n'ai que mon âme" a liderar a votação do televoto português.


Marie Myriam, luso-descendente, apenas recebeu 5 pontos de Portugal
Em 1977, França foi representada por "L'oiseau et l'enfant" no Festival Eurovisão na voz de Marie Myriam, cantora nascida no atual Congo e descendente de portugueses. Contudo, apesar do triunfo da candidatura, que alcançou a última vitória francesa até ao momento com 136 pontos, Portugal apenas lhe atribuiu 5 pontos, correspondente ao 6.º lugar. O Reino Unido, segundo classificado na edição, foi o favorito do júri português.


França é o 5.º país mais pontuado por Portugal na história
Com 142 pontos atribuídos em 28 edições do Festival Eurovisão, França é o quinto país mais pontuado por Portugal em Grandes Finais do certame, sendo superada por Espanha (209), Itália (205), Alemanha (185) e Reino Unido (176). Por outro lado, para França, Portugal fica de fora dos cinco países que mais contribuíram para os seus resultados: a Suíça lidera com 181 pontos, seguida da Bélgica (168), Noruega (167), Holanda (162) e Alemanha e Suíça (155).


Apenas Reino Unido e Israel superam Portugal nas votações de França
Por outro lado, Portugal é o terceiro país mais votado por França em Grandes Finais com 188 pontos, sendo superado pelo Reino Unido (195) e Israel (193). Por outro lado, se tivermos em conta as semifinais, Portugal lidera as votações francesas com 250 pontos, superando Israel (240) e Reino Unido (195). No ponto de vista de Portugal, França é também o maior contribuidor de pontos nas duas vertentes, seguida de Espanha (com 178 em Finais e 249 em todos os eventos) e da Suíça (com 122 e 188).


Alma e Jessy Matador receberam as maiores pontuações dos últimos anos
Desde a instauração das semifinais no Festival Eurovisão, Portugal apenas votou em seis candidaturas de França. Jonatan Cerrada, em 2004, foi galardoado com 2 pontos, a mesma marca que Amaury Vassili conquistou em 2011. Os Madame Monsieur, representantes franceses em Lisboa, conseguiram 5 pontos do júri português, sendo que, na votação do televoto, ficaram na 12.ª posição, não recebendo qualquer pontuação. Por outro lado, Jessy Matador, em 2010, conseguiu o quarto lugar na votação portuguesa, conquistando 7 pontos, sendo apenas superado pelos 10 pontos recebidos pela cantora Alma em Kiev: "Requiem" recebeu 4 pontos do júri português e ficou em 5.º lugar na votação do televoto.


Aceda, de seguida, a todas as votações entre Portugal e França no Festival Eurovisão:



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte:ESCPORTUGAL/ Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo20:11

    Ligeira correção: em 1964 Portugal não deu 5 pontos à Dinamarca, mas sim à Itália (de facto, a vencedora).

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.