[ESPECIAL] No Dia Nacional dos Estados Unidos, recordamos os artistas americanos na Eurovisão

Os Estados Unidos da América celebram hoje, 4 de julho, o Dia da Independência. Neste dia, dedicamos este artigo especial aos artistas norte-americanos que participaram no Festival Eurovisão da Canção. 


O dia 4 de julho marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colónias declararam a separação formal do Império Britânico. O Dia da Independência é, assim, o feriado mais festejado dos Estados Unidos da América e tem forte influência sobre a cultura americana em geral. Ao longo dos anos, diversos artistas com cidadania americana participaram no Festival Eurovisão da Canção, em representação de países europeus. Vamos recordar algumas destas participações:

Wess (Itália 1975)
Wess nasceu na Carolina do Norte e mudou-se para Itália em 1960 para iniciar uma carreira na música.


Debbie Cameron (Dinamarca 1981)
Debbie nasceu em Miami, mas foi viver para Dinamarca em 1978 para se juntar à mãe, cantora de jazz.



Katrina Leskanich (Reino Unido 1997)
Katrina nasceu no Kansas, Estados Unidos da América. Antes de se estabelecer em Inglaterra, viveu também na Alemanha e na Holanda. É a última vencedora da Eurovisão em representação do Reino Unido.




Kim Cooper (Áustria 2000)

Kim nasceu em Long Island, morando ainda hoje nos EUA. Em 2000 representou a Áustria integrando o grupo Rounder Girls.



Annet Artani (Chipre 2006)
Nasceu em Queens, Nova Iorque. Na realidade Annet não tem qualquer ligação familiar com Chipre, mas sim antepassados gregos. Continua nos EUA onde tem sido elemento do coro de diversos artistas, como Britney Spears.


Isis Gee (Polónia 2008)
De seu nome de batismo Tamara Gee, a cantora que representou a Polónia em 2008 nasceu em Washington. Vive entre Los Angeles e Itália.


Kalomira (Grécia 2008)
Kalomira é filha de pais gregos emigrados em Nova Iorque, onde nasceu.



Oscar Loya (Alemanha 2009)
Nascido no Estado da Califórnia, Oscar Loya vive atualmente na cidade alemã de Munique.


Natalia Kelly (Áustria 2013)
Hartford, Connecticut, é a cidade de nascimento de Natalia. Está radicada com a família na Áustria desde os 6 anos de idade.


Hannah Mancini (Eslovénia 2013)
Nasceu em Fresno, Califórnia. Mudou-se no início do século para a Eslovénia.



Andras Kallay-Saunders (Hungria 2014)
Nascido em Brooklyn, Nova Iorque, Andras mudou-se definitivamente para a Hungria já com 20 anos de idade. Nessa altura foi viver com a avó e participou num programa de TV de caça talentos.



Johnny Manuel e Trey Campbell (Bulgária 2018)
Dois dos cinco membros do grupo Equinox, representantes da Bulgária em Lisboa, são americanos. Johnny Manuel , de Michigan, já tinha conquistado os jurados do America’s Got Talent em 2017, enquanto Trey Campbell é cantor, autor e compositor radicado em Los Angeles, tendo já escrito para diversos artistas como Dua Lipa.




 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE

Sem comentários