Slider

República da Macedónia do Norte é a nova designação acordada com a Grécia

República Macedónia do Norte é a designação acordada pelos governos da Grécia e do país vizinho que, internacionalmente, ainda é conhecido como Antiga República Jugoslava da Macedónia. O novo nome irá agora a referendo.

"Temos uma solução histórica após mais de duas décadas e meia. O nosso acordo compreende a designação República da Macedónia do Norte para utilização universal", afirmou o primeiro-ministro macedónio, Zoran Zaev, após a reunião estabelecida com o homólogo da Grécia, citado pelo Expresso. O acordo coloca um fim numa querela político-semântica de 27 anos e a nova designação deverá ser aprovada pelo parlamento macedónio e submetida depois a referendo. 

Horas antes de divulgação da designação, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou que a Grécia e a Macedónia tinham chegado a acordo. "Temos um acordo, um bom acordo que cobre todas as condições colocadas pela Grécia", disse Tsipras à imprensa. O nome, disse ainda, será usado dentro e fora do país, uma das exigências da Grécia que, explicou, exige uma alteração à Constituição da Macedónia. 

À agência AFP, fonte do oficial do governo grego confirmou que o nome Macedónia do Norte era o preferido dos governos, entre o leque de opções: "Gorna Makedonija" (Alta Macedónia), "Severna Makedonija" (Macedónia do Norte), "Macedónia-Ilinden" ou "Macedónia-Skopje". 

O nome para designar o país que alcançou a sua independência da República Federal Socialista da Jugoslávia em 1991 tem sido motivo de conflito desde há 27 anos. A polémica advém do uso da palavra Macedónia: a Grécia argumenta que o uso desse nome, que coincide com o da sua província do norte do país, implica ambições territoriais. 

Independente desde 1991, a Macedónia foi admitida nas Nações Unidas como Antiga República Jugoslava da Macedónia. É também assim que líderes europeus a designam, mas muitos países, nomeadamente os Estados Unidos da América e a Rússia, reconhecem o país pelo nome de Macedónia. O nome tem sido obstáculo para entrar em organismos internacionais, como a União Europeia.

No Festival Eurovisão da Canção, este país é apresentado como "Former Republic Yugoslav of Macedonia" desde a sua primeira participação em 1998. Se tudo correr como o planeado, 2018 foi a última edição com essa designação.



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: EXPRESSO, SÁBADO ESCPORTUGAL /Imagem: GOOGLE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.