Slider

ARJ Macedónia: Mudança de nome do país leva milhares à rua em protesto

O primeiro-ministro da Antiga República Jugoslava da Macedónia anunciou que está perto de chegar a um acordo com a Grécia para a mudança de nome do país mas a oposição de direita está contra.


Dura há 25 anos a disputa entre a ARJ da Macedónia e a Grécia sobre o nome oficial do primeiro. Os gregos consideram que Macedónia é o nome de uma das suas províncias que reivindica o legado de Alexandre o Grande e Filipe da Macedónia. Os macedónios reivindicam o mesmo mas, para serem reconhecidos internacionalmente como um país independente, aceitaram chamar-se Antiga República Jugoslava da Macedónia. 

Desde então têm havido tentativas de alterar o nome do país mas com a Grécia sempre a opor-se. Depois de anos de impasse, as negociações entre os dois países conheceram progressos nos últimos meses, com o primeiro-ministro macedónio, Zoran Zaev, e o seu homólogo grego, Alexis Tsipras, mostrando vontade de acabar com a disputa. Segundo os dois países, as negociações estão "na fase final".

Segundo o primeiro-ministro macedónio, qualquer solução será objeto de referendo e levará a uma mudança na Constituição da Macedónia. No entanto, a oposição de direita mostra-se contra. "O VMRO-DPMNE não apoiará uma modificação da Constituição para implementar uma mudança do nome constitucional (da Macedónia)", disse à multidão o novo presidente do principal partido da oposição, Hristijan Mickoski.

Na ausência de um acordo, Atenas bloqueia qualquer perspetiva de integração da Macedónia na NATO ou de adesão à União Europeia. Muitos nomes têm sido referidos como alternativa, como "Gorna Makedonija" (Alta Macedónia), "Severna Makedonija" (Macedónia do Norte), "Macedónia-Ilinden" ou "Macedónia-Skopje". Fonte ouvida pela Agência France Press disse que a preferida é Macedónia do Norte.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Sic Notícias / Imagem: Georgi Licovski
3
( Hide )
  1. Anónimo21:23

    Mas como se vai chamar afinal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:33

      Há várias hipóteses na mesa mas as favoritas são:
      - Macedónia do Norte
      - Alta Macedónia
      - Nova Macedónia

      Eliminar
  2. não será só Macedonia nem FRYM

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.