Slider

[ATUALIZADO]: Saiba como é a abertura da Grande Final do Festival Eurovisão 2018


O ESCPORTUGAL está presente no ensaio geral da Grande Final do Festival Eurovisão 2018 e conta-lhe como será a abertura do espetáculo que será transmitido amanhã.


Com mais de 1000 pessoas a assistir ao ensaio geral, entre jornalistas, bloggers, fotógrafos e técnicos, o ESCPORTUGAL também se fez representar no primeiro ensaio geral da Grande Final do Festival Eurovisão 2018. O opening apenas será ensaiado uma vez, conforme foi anunciado antes do início dos ensaios.

Dezoito guitarristas estão na meia lua do palco do Altice Arena, entrando no ar depois da transmissão do vídeo introdutório que vimos nas semifinais. Ana Moura começa a atuação numa das pontes do palco, vestida de preto, sendo ajudada por um marinheiro para descer para o palco. A fadista irá cantar, durante menos de dois minutos, "Fado loucura", dando lugar depois a Mariza, que se segue na atuação. De acordo com este ensaio, as fadistas não irão cantar juntas. Mariza surge vestida de dourado, sendo anunciada por diversos músicos com bombos. As luzes apagam-se, ficando apenas um foco de luz apontado a Mariza que canta "Barco Negro" durante menos de 2 minutos. Logo depois, uma mesa azul choque surge no palco com os Beatbombers e Branko, que tocam um dos temas da banda sonora do Festival Eurovisão da Canção 2018 com uma batida eletrónica. Dá-se, assim, início ao desfile das bandeiras, que surgem de todos os lados, e ostentadas por dançarinos e dançarinas vestidos de marinheiros. 

Depois do desfile das bandeiras, as quatro apresentadoras surgem no palco principal. Daniela Ruah usa um vestido verde, Sílvia Alberto está de prata, Catarina Furtado de preto e Filomena Cautela usa um figurino de tom acobreado.

Refira-se que, neste ensaio geral, Salvador Sobral e Caetano Veloso não ensaiaram, prevendo-se que o mesmo aconteça no final. Recorde-se que ambos irão cantar "Amar pelos dois" no palco da arena do Parque das Nações.

O ESCPORTUGAL gravou um pequeno vídeo no interior da arena, com recurso a smartphone, especialmente para os nossos leitores:



Não perca esta noite pelas 20:00 horas o espetáculo para o júri, que será comentado em direto pelo ESCPORTUGAL. 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: Eurovision.tv
38
( Hide )
  1. meia lua do palco??? É a catwalk???

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:15

    E o Salvador so canta com o Caetano no final antes das votações? Não vai cantar a musica do ano passado a solo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:33

      A wikipedia diz que ele vai cantar três vezes:

      - vai repetir a Amar pelos dois
      - vai cantar uma nova música
      - dueto com o Caetano Veloso

      Eliminar
    2. Anónimo15:36

      14:33 pra que? dá pra confiar nisso?

      Eliminar
    3. Anónimo18:38

      Nas notícias das 20 horas de quarta feira entrevistaram Caetano Veloso e ele mesmo disse que canta Amar pelos dois com o Salvador, não me agrada esta ideia. Quero o Salvador a solo com esta canção 😢

      Eliminar
  3. Anónimo14:32

    Esperava que a Mariza cantasse os icónicos "Gente da minha terra" ou "Chuva". O "Barco Negro" não tem de todo a emoção destes dois últimos. Esta produção toma cada decisão...francamente. Quanto a mim, já perderam o momento inicial do fado. Duvido que a grande maioria do público conheça ou se emocione com o "Barco Negro". Mais um tiro ao lado. E não é criticar só por criticar, caramba. Esta não se percebe mesmo. Custava assim tanto pôr um dos outros clássicos que iam certamente pôr a Altice Arena ao rubro? Deviam alterar isso. Ainda vão a tempo de mudar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:06

      Na verdade, vocês estão sempre prontos para criticar e reclamar. Caramba! Aproveitem o momento. Portugal está a organizar um excelente festival eurivisivo.

      Eliminar
    2. Anónimo17:07

      Caramba! Sempre a criticar! As redes sociais de facto sao o espaço privilegiado para estas coisas

      Eliminar
    3. Anónimo17:33

      Não, não é crítica. Não preferiam "Gente da minha terra" ou "Chuva"?? Não são estes fados muito mais chamativos e emotivos??? è assim tão difícl perceber? Enfim. Têm oportunidade de contagiar o mundo com a maravilha dos grandes fados portugueses, a ideia de abriar com a Ana Moura e a Mariza é boa e desperdiçam-na com um fado chato e pesado? Pr favor, isto não é criticar por criticar, é ver a realidade e verificar mais uma vez que se está a perder uma oportunidade de ouro de pôr o nosso país a brilhar.

      A Mariza que cante pelo menos um trecho do "Chuva" ou "Gente da minha terra". Aí, sim, conseguirá pôr a Altice Arena e o mundo rendido ao fado português.

      Eliminar
    4. Anónimo18:15

      Barco Negro é uma das minhas favoritas, estou muito contente. Bjs

      Eliminar
    5. Anónimo18:50

      Principal defeito dos portugueses: sempre prontos a criticar! A equipa da eurovisao e da rtp estão a fazer um excelente trabalho. E o Barco Negro tem uma grande importância na música portuguesa. Caso nao saiba é um original da Amália

      Eliminar
    6. Anónimo18:54

      "Barco Negro" não é um fado. É uma canção brasileira, originalmente chamada "Mãe Preta" (Dulce Pontes gravou-a com a letra original). Nada tenho (muito pelo contrário) contra a música brasileira, mas talvez houvesse outra canção do reportório de Mariza para apresentar...

      Eliminar
    7. Anónimo19:06

      Oh pá, a sério, "Barco Negro" é um clássico dos clássicos, maravilhoso, e tem tudo que ver com o tema do mar, que é mote deste ano, foca a parte menos cor de rosa da vida no mar, que também faz parte.
      Para a pessoa que levantou esta questão, fique sabendo que, "Barco Negro", é um dos temas mais conhecidos internacionalmente, já do tempo em que, fora de Portugal, pouco mais conheciam de nós do que o nome Amália Rodrigues.
      A sério, muito gostam as pessoas de criticar sem saber.

      Eliminar
    8. Anónimo20:07

      Ponham as pessoas a ouvir "Gente da minha terra" e "Chuva" e depois ponham-nas a ouvir "Barco Negro". Vão ver as diferenças. É que nem há comparação. "Barco Negro" é chato, pesado, não desperta qualquer emoção. Para quem não gosta de fado, vai ser uma seca do pior. "Gente da minha terra" e "Chuva" mostram muito melhor a magia do fado e têm um apelo emcional incomparavelmente superior.

      Eliminar
  4. Queria tanto ouvir o Desfado ou o Dia de Folga da Ana Moura... sempre contrastava com o Barco Negro da Mariza, que já é bastante pesadão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:34

      E a Mariza tem de cantar o "Chuva"!!!!!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:53

    Então nao eram os Beatbombers que iam fazer o desfile dos paises?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:36

    seria lindo ver israel abaixo do top 5

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:36

    IRLANDA TEM POSSIBILIDADES DE GANHAR

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:51

    Nunca ninguém está satisfeito !!! , eu estou a adorar os palcos , as vezes até penso que não é em Lisboa .... só espero que não ganhe aquela treslocada de Israel já nem posso ouvir a mulher , e estão convencidos , quanto maior é a subida maior é a queda ....
    favoritas , Noruega , Chipre ,Espanha e Alemanha , tive pena da roménia não oassar a canção era um pop rok muito bom .... se gnhar a galinha , é um fiasco !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:03

      Também partilho desta opinião e (também) às vezes penso que isto não está a acontecer em Portugal!

      Eliminar
    2. Anónimo18:35

      Não gosta da "galinha" mas tem a noruega como favorita?! Como vê, até o seu gosto impecável (como parece acreditar) tem falhas graves. Divirta-se, que não ganha nada em dizer essas coisas ;)

      Parece-me um ótimo plano para arrancar com a final. Está quase!!

      Eliminar
    3. Anónimo19:09

      A minha favorita é a canção francesa. E até acho que, no meio de tanta algazarra com outras canções, no fim, vai ganhar.

      Eliminar
  10. Grande decisão.Adoro o Barco Negro!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:21

    As canções das fadistas foram muito mal escolhidas :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:36

      Terríveis. Vai ser uma seca! Por favor, alterem-me esses temas. Queremos fados que nos toquem o coração e revelem a verdadeira alma portuguesa! Como é possíuvel deixar de fora "Gente da minha terra"? Esta produção anda a dormir. Tão tão mau. Mas ainda há tempo para corrigirem.

      Eliminar
    2. Anónimo19:14

      Ah! Espera, o "Barco Negro", "não nos toca o coração", hum, hum, está bem... O seu coração é um bocado para o insensível, não é?

      Eliminar
    3. Anónimo20:09

      Não, não é. "Barco Negro" é o típico fado fechado, sem emoção. Mas tudo bem, se quiserem pôr as pessoas a dormir, força nisso. Pena. Tenho pena que desperdicem assim aquilko que previa ser um dos momentos altos da Final. A ideia de abrir com o fado é excelente, a escolha dos fados (o da Ana Moura também dos mais chatos dela!) não podia ser pior. Só não muda quem não tem a humildade nem o discernimento de reconhecer que errou.

      Eliminar
  12. Anónimo16:44

    Bombos?! Na Eurovisão?! Está-me a parecer tudo muito saloio!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:16

    Podiam ter escolhido umas canções mais alegres.. Pelo menos uma delas. Deste modo iremos ter um opening bem deprimente. Além disso Portugal não é só fado.. Temos tantos e tão bons artistas que poderiam fazer boa figura naquele palco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:37

      A ideia do fado é boa mas abrir com fados CHATOS é o cúmulo dos cúmulos.

      Eliminar
    2. Anónimo17:54

      Mas o fado é cultura de Lisboa e nós sabemos que tudo o que vem de lá é imposto para todo o país, por isso faz sentido que tenhamos fado deprimente.

      Eliminar
    3. Anónimo19:29

      Com estes vossos comentários, dá para perceber qual a razão para tanta gente, a maioria, achar a Eurovisão uma parolice.

      Produção, a Eurovisão não é cá coisa para "fados chatos", pior "CHATOS", com letra maiúscula, é, realmente, comprova-se, coisa para uma abertura, assim logo a abrir, o que se adequa, é um José Malhoa e o seu "Aperta com ela", cá agora coisas eruditas na Eurovisão, CHATOS pá...

      Eliminar
    4. Anónimo20:13

      Erudito? Por favor. Estamos a falar de um espetáculo televisivo. O fado é parte indissociável da cultura portuguesa e abrir com fado é uma boa ideia. Não é isso que está em causa. Escolher um tema chato, hermético como "Barco Negro" só por causa da óbvia referência marítima sem perceber que o tema não tem, nem de perto nem de longe, o apelo emocional de clássicos consagrados como "Gente da minha terra" ou "Chuva" é inconcebível.

      Eliminar
  14. Anónimo20:06

    Como se prova aqui, só o Salvador pode falar mal neste país, vou apenas dizer que isto é tudo muita bom. Aliás quando ouvi dizer que íamos cantar uns faditos para a Europa lembrei-me logo de Fado Loucura e Barco Negro. Já vi algures um vídeo do Salvador a ensaiar com Caetano Veloso, e realmente era o que faltava a Amar Pelos Dois.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo22:05

    Dos fados antigos, o Barco Negro até é um dos mais popzitos, assim dizendo. Tem uma melodia orelhuda, que puxa por palmas e coro, mesmo que não se conheça a canção de lado algum. Acredito que resultará ao vivo. Mas o Fado Loucura é, na minha opinião, uma má escolha: é demorado, é insípido e, para piorar, não é conhecido (sim, não é; se alguém o conhece parabéns, mas o cidadão comum nunca ouviu tal música). Ou seja, uma boa e uma má escolha para ementa: a primeira é saborosa e de fácil digestão, a segunda é sem sal e não mata a fome a ninguém. Mas enfim, isto é apenas mais um dos vários um-passo-à-frente-dois-passos-atrás com que a produção deste ESC português nos tem presenteado.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.