Slider

[DIRETO] ESC2018: Acompanhe connosco o sexto dia de ensaios

Bom dia e boa sexta-feira! Realiza-se hoje o sexto dia de ensaios do Eurovision Song Contest 2018. Os editores do ESCPORTUGAL já estão no interior da Altice Arena prontos para lhe trazer todas as novidades deste dia. Recorde que hoje realiza-se o primeiro ensaio de Portugal!



09h35 - Bom dia! Esta sexta-feira é mais um dia repleto de ensaios no palco do Festival Eurovisão. Da parte da manhã teremos ensaios abertos à imprensa mas da parte da tarde esses ensaios serão fechados. Os países automaticamente qualificados ensaiarão pela primeira vez, incluindo Portugal. 

09h37 - Ao longo do dia, iremos atualizar este artigo e, tal como acontece desde domingo passado, publicaremos novidades nas nossas páginas de Facebook e stories do Instagram. Não perca!  

09h39 - Chamamos a atenção para o facto de haver novas regras para a gravação de ensaios, tal como o ESCPORTUGAL publicou AQUI.

09h41 - Nos dias anteriores, já assistimos a todos os ensaios dos países semifinalistas. Pode recordar tudo AQUI.

10h00 - Já nos encontramos a postos no interior da arena, para dar a conhecer aos nossos leitores tudo o que se irá passar neste sexto dia de ensaios, marcado pelo primeiro ensaio de Portugal, que tem ensaio previsto para esta tarde.

CALENDÁRIO DE ENSAIOS PARA 03/05/2018 (hora de Lisboa)

10:00 –10:20: Arménia
 10:25 –10:45: Suiça 
 10:50 –11:10: Irlanda 
 11:15 –11:35: Chipre 
 11:40 – 12:00: Noruega 
 13:05 – 13:25: Roménia 
 13:30 – 13:50: Sérvia
 13:55 – 14:15: São Marino 
 14:20 – 14:40: Dinamarca
 15:05 – 15:35: Portugal
 15:40 – 16:10: Reino Unido
 16:15 – 16:45: Espanha 
 16:50 – 17:20: Alemanha
 18:25 – 18:55: Itália 
 19:00 – 19:30: França 

 Conferências de Imprensa: 11:05 – 21:50

10h14 - Sevak abre o sexto dia de ensaios com o tema "Qami". Ressalvar para o facto desta ser a primeira vez que ouvimos a língua arménia no palco sénior da Eurovisão. O cantor arménio está muito confiante e seguro em palco, cercado por uma estrutura circular, onde o fumo é também utilizado, criando um efeito cénico bonito. O jogo de luzes em palco é bastante forte, à semelhança do que foi visto no Depi Evratesil, com os planos de câmara no ponto. Apesar destes pontos a favor, a Arménia tem a vida muito difícil numa semifinal altamente competitiva. Será a segunda vez que a nação caucasiana falha a Final? Esperemos que não...


10h40 - Grande ensaio da Suíça! Início arrepiante, com uma batida forte a dar início a uma atuação cheia de power e atitude. A vocalista do duo Zibbz inicia a performance em cima de uma plataforma junto à bateria onde se encontra o seu irmão, posteriormente movimentando-se pelo palco, fazendo uso de uma das pontes. Na bridge da canção movimenta-se pela passadeira em frente do Golden Circle e solta um poderoso statement que certamente levantará todas as mãos do Altice Arena: "I want everyone who's been hurt by someone to put their hands up" (Quero que todos aqueles que tenham sido magoados por alguém para pôr as mãos no ar). Zibbz trazem uma proposta muito consistente e que poderá muito bem estar presente na Grande Final e com todo o mérito!


11h04 - Ryan, da Irlanda, acaba de interpretar aquela que é, provavelmente, a proposta mais awww e LGBT friendly desta edição. A performance inicia com Ryan acompanhado da sua guitarra, a dar os primeiros acordes de "Together", revelando na segunda estrofe do poema uma corista/pianista que começa a acompanhar o cantor irlandês ao longo da canção. Vários elementos que pudemos observar no videoclip oficial fazem parte desta proposta, incluindo o par de dançarinos, que surgem a partir de uma das pontes do palco, iniciando a coreografia que já conhecemos do teledisco. Na bridge da canção os planos estão inteiramente focados neste par, que simboliza um casal homossexual, e começa a cair neve, criando um momento cénico muito bonito. Cremos que a Irlanda fez um excelente trabalho no seu staging, mas, infelizmente, poderá não ser suficiente para se qualificar. Seria um finalista certo na 2.ª Semifinal.


11h43 - O Altice Arena vai pegar fogo, muito fuego com esta performance do Chipre. Eleni apresenta uma coreografia muito exigente e cheia de ritmo, mas não vacila a nível vocal, levando os jornalistas aqui na arena ao rubro. A realidade aumentada faz parte da atuação, com chamas a aparecer em momentos-chave da performance. No final da canção o palco, literalmente, incendeia-se com muitos jatos de chamas a emergir ao redor do mesmo. Está na Final, sem sombra de dúvidas, e habilita-se a lutar pela vitória na Final do dia 12 de maio.


12h05 - A abrir as hostilidades da 2.ª Semifinal está, nada mais nada menos do que, Alexander Rybak, vencedor do Festival Eurovisão da Canção em 2009, marcando assim o seu regresso ao grande palco eurovisivo. A atuação de "That's How You Write a Song" é muito semelhante àquela que já havia sido vista no Melodi Grand Prix, com o cantor bielorrusso, mas a viver desde muito jovem na Noruega, a iniciar a performance sentado e a simular tocar vários instrumentos que aparecem na televisão com recurso à realidade aumentada. O famoso solo a violino está lá e é acompanhado por fogo-de-artifício que também ajuda a culminar a atuação. Está na Final, mas não se compreende o 2.º lugar atual nas apostas...


12h11 - Pausa para almoço nos ensaios, regressamos dentro 1h.

13h24 - Retomamos para o período da tarde com a Roménia. A banda The Humans pisa o palco do Altice Arena cheia de confiança e segurança, fazendo uso de um conjunto de vários manequins, tal como havia acontecido no primeiro ensaio técnico. A vocalista, Cristina, defende muito bem a canção, dando-lhe uma carga dramático forte que é precisamente o que esta canção pede. Suspeitamos que a Roménia manterá o seu impressionante recorde de nunca ter falhado uma Final da Eurovisão.


13h34 - Os anfitriões do Festival Eurovisão da Canção de há precisamente 1 década, Sérvia, pisam agora o palco. Infelizmente cremos que "Nova Deca" não passará da semifinal pois é uma proposta sem quaisquer tipos de argumentos. A performance incia-se com as três cantoras no centro do palco a fazerem a parte introdutória da canção. Existem tambores e um velhinho em palco, mas esqueceram-se do resto da fórmula da Petra e do Mans... Saudades das grandes baladas balcânicas da Sérvia...


14h00 - Os robots continuam na atuação de São Marino. As mensagens de hoje, para que não houvessem dúvidas, é "this is just a rehearsal" (isto é apenas um ensaio) e, na segunda parte da canção, um momento que soltou a risada geral dos presentes "justice for Valentina!" (justiça para a Valentina!). Apesar da boa disposição que causou por aqui, não nos parece que o pequeno micro-estado da península itálica escape ao destino de ficar na semifinal.


14h39 - Chegaram os Vikings! Vocalmente perfeito, Rasmussen mostra-se confiante em palco. As frustrações apontadas pela delegação dinamarquesa, contudo, têm razão de ser. O efeito de tempestade que vimos no Dansk Melodi Grand Prix não está a ser alcançado e o problema parece ser a falta de força das máquinas de vento. Esperamos pelos próximos ensaios para ver se o problema poderá ser resolvido. Os planos de câmara também poderiam estar melhores. Apesar disto tudo, a Dinamarca é um finalista certo.



14h45 - Mais uma pausa e somos convidados a sair da arena para os primeiros ensaios técnicos de Portugal e Big 5. Retomamos dentro de instantes para o primeiro ensaio de Cláudia e Isaura. Não perca!

15h31 - Finalmente, o momento pelo qual aguardávamos - Portugal já subiu ao palco do Altice Arena! Cláudia surge sozinha num palco totalmente escuro, com os planos de câmara a focarem-se totalmente na cantora. Vocalmente corresponde totalmente às expectativas, irrepreensível e criando toda aquela atmosfera que caracteriza "O Jardim". Isaura surge no palco apenas no momento em que entra a sua voz, abandonando a postura em que surgia sentada de costas. Primeiro ensaio bastante aplaudido no centro de imprensa.



15h57 - O Reino Unido segue-se no alinhamento com SuRie sozinha em palco. A carismática cantora surge dentro de uma estrutura de luzes (muito parecida à utilizada pela Austrália), havendo fumo em palco que se destaca pelas cores rosa e azul. A canção não consegue cativar todos os presentes no Press Center e alguns planos precisam (urgentemente) de ser corrigidos. Não surpreende e dificilmente sairá dos últimos lugares da Grande Final.



16h26 - Nuestros Hermanos sobem ao palco do Altice Arena pela primeira vez. Amaia e Alfred estão em palco sozinhos, não havendo qualquer adereço no cenário. A cumplicidade (e o amor) entre os jovens cantores é notória, tendo alguns dos momentos mais românticos da edição. Contudo, há planos a corrigir e falta algo para que a atuação se torne memorável... Porém, estamos no primeiro ensaio técnico e tudo poderá ainda mudar. Uma atuação em jeito de "A Monster Like This" que poderá trazer o melhor resultado de Espanha dos últimos anos.



17h10 - A Alemanha também já ensaiou no palco eurovisivo. Tal como na final nacional e no videoclip, Michael Schulte surge sozinho em palco, dominado pela escuridão. Por trás do cantor, existe uma estrutura onde ocorrem projeções (relembrando a estrutura usada na atuação da Suécia em 2015), sendo também possível observar algumas fotografias, relacionadas com a temática da canção. Uma atuação que marcará pela diferença e que termina com o Altice Arena todo iluminado com cores vermelhas. Poderá ser uma das surpresas da votação...


18h36 - Chegou o momento da Itália se estrear no palco da Eurovisão 2018. O grande fator diferenciador desta performance é, sem dúvida, o recurso a legendas em várias línguas, entra as quais o português, que aparecem no decorrer de toda a performance a traduzir a letra da canção italiana. O palco pinta-se em tons de vermelho e no final cada um dos cantores se desloca em lados opostos do palco, atravessando cada uma das pontes e encontrando-se, no final, no meio da passadeira do Golden Circle. Mais uma forte proposta italiana, que irá agradar tanto ao júri como aos telespectadores.


19h14 - O último país a ensaiar é a França, uma das favoritas à vitória. Tal como na final nacional francesa, em palco estão apenas a Madame e o Monsieur, vestidos de negro, com o elemento masculino a carregar uma guitarra de cor vermelho vivo, que conjugam com os ténis também vermelhos do elemento feminino do duo. A nível vocal, poderia estar melhor e há margem para melhorar. Quanto à atuação no seu todo, fica a terrível sensação de falta de ambição, não havendo recurso a qualquer elemento cénico ou mesmo de realidade aumentada que ajude a transmitir a poderosa mensagem que carrega o texto da proposta francesa. Infelizmente, com base neste ensaio, não será para o ano que iremos para terras gaulesas.


19h22 - Termina o longo dia de ensaios de hoje, marcado pelo ensaio de Portugal e dos Big 5, que tiveram os seus primeiros ensaios técnicos. Amanhã será o 7.º dia de ensaios e, claro, o ESC Portugal estará em cima do acontecimento em direto do Parque das Nações! Esperamos por vós amanhã a partir das 9h45

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv 
46
( Hide )
  1. Anónimo09:52

    Há novas regras nas gravações dos ensaios mas eu vou ao YouTube e vejo ensaios de Israel e bulgaria completos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ja devem ter apagado, procurei e não encontrei.

      Eliminar
    2. Ricardo Alves12:00

      No inicio deste artigo está o link com as novas regras

      Eliminar
    3. Anónimo12:40

      Sim é verdade! o mais engraçado é que acho que foi a própria emissora que gravou todo o ensaio e postou no Youtube ( mas não tenho certeza), será que não estão a infringir as regras? Pois mas Arménia em 2016 também iria ser penalizada e depois nada aconteceu.

      Eliminar
    4. Anónimo14:42

      Procurem songfestival.be no YouTube e vejam os ensaios inteiros

      Eliminar
  2. Anónimo10:27

    Força meninas. Que o nosso jardim encante. A concorrência é enorme mas tenho certeza que faremos uma linda prestação. E o resto que importa????

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:33

    Chipre nao ganha. Muito desafinada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:27

      A eurovisão é sobre música! não é só uma quem canta melhor é conjunto de factores, o esc Portugal Escreveu: "uma coreografia muito exigente e cheia de ritmo, mas não vacila a nível vocal" sinceramente não percebo este comentário.

      Eliminar
    2. Anónimo13:40

      12:27 Nao percebe porque? A eurovisão é uma junçao de coisas, nao é só espectaculo e dança. Eu OUVI o live stream do Chipre inteiro e a nivel vocal vacilou bastante. Se desafinar em várias partes nao ganha, faz lembrar aquela cantora do lalalove que desafinava imenso.

      Eliminar
  4. Anónimo11:45

    Espero que a Suíça consiga apurar-se e ser a surpresa da semifinal..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero isso. Está muito bom!

      Eliminar
    2. Anónimo13:06

      A suíça merece passar sem sombra de dúvidas!

      Eliminar
  5. Anónimo11:45

    N escrevam dançarinos por favor... é bailarinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:28

      Não percebo muito do assunto, mas dançarino parece ser mais universal e correcto que bailarino.

      Eliminar
    2. Anónimo13:10

      Mesmo que a pessoa não dance ballet, bailarino é a palavra correcta.
      Nem sei se dançarino está no dicionário

      Eliminar
  6. Anónimo12:03

    Cenário de Portugal é Verde com realidade aumentada com imagens de flores. A Cláudia vai usar um vestido dourado na final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:13

      :(

      Eliminar
    2. Anónimo13:39

      verde de novo? ja utilizámos essa cor o ano passado. Cor de rosa seria melhor

      Eliminar
  7. Seria ingrato para a Irlanda não passar porque apresenta uma boa proposta. Eu não vejo esta entrada partindo de um ponto de vista personalizado em que parece que o que está mais em destaque é o facto de aparecer um par de orientação duvidosa. Visto de uma perspetiva unicamente musical, oiço uma melodia bonita bem instrumentalizada e muito bem cantada. O intérprete tem carisma e um timbre agradável. Há aqui representações muito acarinhadas e elogiadas que me agradam muito pouco e não têm tanta sensibilidade musical como a canção irlandesa. Para ganhar, a participação mais categorizada em todos os sentidos é a que representa este ano a Itália. É linda de morrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:21

      O que quer dizer com "orientação duvidosa"?Soa-me um pouco mal a expressão...

      Eliminar
    2. Anónimo13:35

      "Orientação duvidosa"? :D Mas que comentário é este? A orientação é homossexual, não há que ter medo da palavra. E é apenas uma relação. Ponto.

      Eliminar
  8. Anónimo12:19

    Não se compreende o 2º lugar na casa das apostas da Noruega como também não se compreende o 1º lugar de Israel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo com você. Varias do top 10 não entendo como estão aí.

      Eliminar
    2. Anónimo13:08

      Compreendo mais a Noruega do que Israel.. Não entendo onde está a qualidade da música... Deve ser na parte que ela imita a galinha... Espero mesmo que não ganhe...

      Eliminar
    3. Anónimo13:09

      Compreendo mais a Noruega do que Israel.. Não entendo onde está a qualidade da música... Deve ser na parte que ela imita a galinha... Espero mesmo que não ganhe...

      Eliminar
    4. Anónimo13:23

      Israel está nesse lugar pelo looper e pela mensagem da música, mas continuo com a sensação que esses dois elementos não vão funcionar para quem não segue a eurovisão todos os dias.
      Noruega parece-me ser uma aposta segura, num ano onde ninguém sabe quem pode ganhar, um ex-vencedor carismático é uma aposta segura.
      Lembrem-se que o ranking dos odds é um ranking de apostas, não de qualidade. Alguém com um milhão de euros podia apostar na Islândia e colocar essa música no top da casa de apostas que não mudava o resultado da semifinal

      Eliminar
    5. Anónimo13:41

      Exacto! Acredito muito mais na música da Noruega do que a música de Israel, no entanto esta última é mais "gay friend" logo tem mais sucesso junto aos fans.

      Eliminar
  9. Anónimo12:20

    esc portugal voces estao a ver os ensaios? seria interessante fazerem um stream como varios países estao a fazer.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:59

    Ensaio completo de Israel https://youtu.be/Ww_yM4h4pyY

    ResponderEliminar
  11. Pois é, agora vi, obrigado. 2min é tempo para saber como vai ser.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:12

    Escportugal, sabem como funciona a Nordic Night?
    Na página do facebook diz que é um evento fechado só para pessoas convidados, isso quer dizer que vai ser no euroclub e não na eurovillage?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo13:12

    Verde em palco nunca foi de bom augúrio no teatro... Veremos.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:44

    Israel nem vai passar da semifinal. Nao percebo o favoritismo e acho que na semifinal ha batantes cançoes melhores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:06

      passar a final vai... mas acredito que fique em 4º ou 5º lugar

      Eliminar
    2. Anónimo15:07

      fique em 4º ou 5º lugar na final***

      Eliminar
    3. Anónimo15:22

      Aí achas que não passa? Não percebes nada disto ahahaha

      Eliminar
    4. Anónimo20:08

      Percebo mais que muitos ;) os favoritos nunca ganham e esta nem da semi passa. Pelo menos ha muito melhor

      Eliminar
  15. Anónimo14:44

    Nada contra a música de Israel , até gosto mas agora a vencedora ? Duvido , vai ganhar a estonia ou a França

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:17

    Adoro a Suiça esta a surpreender-me bastante. Merece um lugar na final sem duvida.

    ResponderEliminar
  17. Hungria e Itália <3 Gostava tanto que uma das duas levasse o caneco. (Não vai acontecer, mas eu gostava)

    ResponderEliminar
  18. O ensaio da França foi flat flat flat.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo20:10

    Queria que ganhasse Italia, Hungria ou Bulgaria pois tem musicas excelentes na minha opinuao e ja nos ultimos anos têm mandado musicas muito boas. Nao sei porque mas imaginava a performance da italia em vermelhos mas tambem com velas e flores pelo chao a lembrar aqueles memoriais dos atentados. Acho que faria melhor passar a mensagem mas parece que nao tiveram essa ideia

    ResponderEliminar
  20. Anónimo20:43

    Amo_te Eurovision ❤💙💚💛💜💝

    ResponderEliminar
  21. Jose joao22:02

    todos falam da possivel canção vencedora, menos da que vai ganhar. Chipre com toda a certeza

    ResponderEliminar
  22. Anónimo22:04

    França? Um flop. Aliás, eu sempre achei que não era esta a canção que deveria ter ganhado em Paris. Mas a politiquice dos bons sentimentos pode dar palcos de música má. E aquele "Mercy" que pode parecer "merci pelos votos de que preciso desesperadamente" fica desesperante naqueles gestos. Não gosto.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.