Slider

[DIRETO] ESC2018: Acompanhe connosco o terceiro dia de ensaios


Bom dia! Sejam bem-vindos ao terceiro dia de ensaios do Festival Eurovisão da Canção 2018!  O ESCPORTUGAL já está no press center do Parque das Nações para oferecer aos nossos leitores todas as novidades dos acontecimentos em tempo real. Hoje estaremos em contacto com as primeiras canções da semifinal 2. 

09h30 - Bom dia Lisboa! Cá estamos no Press Center do Parque das Nações para o terceiro dia de ensaios do Festival Eurovisão da Canção 2018. Hoje, dá-se a estreia dos países da segunda semifinal. A abrir o pano, o concorrente da Noruega, aquele que é o menos estreante das lides eurovisivas, o vencedor do Festival de 2009, Alexander Rybak.

09h31 - Ao longo do dia, iremos atualizar este artigo e, tal como acontece desde domingo passado, publicaremos novidades nas nossas páginas de facebook e stories do instagram. Não perca! 

09h33 - Chamamos a atenção para o facto de haver novas regras para a gravação de ensaios, tal como o ESCPORTUGAL publicou AQUI.

09h37 - Até ao inicio dos ensaios, convidamos a recordar os dez ensaios de domingo AQUI e de segunda-feira AQUIQuais foram os seus favoritos?

09h45 - Os primeiros ensaios serão essencialmente técnicos. Cada "país" estará no palco 30 minutos. Logo de seguida, decorrem as primeiras conferências de imprensa com a duração de 20 minutos cada. 

 CALENDÁRIO DE ENSAIOS PARA 01/05/2018 (hora de Lisboa)

Ensaios à porta fechada:
 10:00 – 10:30: Noruega
 10:40 – 11:10: Roménia
 11:20 – 11:50: Sérvia
 12:00 – 12:30: São Marino
 13:40 – 14:10: Dinamarca
 14:20 – 14:50: Rússia
 15:00 – 15:30: Moldávia
 16:00 – 16:30: Holanda
 16:40 – 17:10: Austrália

 Meet & Greet: 10:30 – 19:30

Alexander Rybak, da Noruega, será o primeiro a subir ao palco. As nossas impressões do ensaio depois das 10 horas.

10h00 - Antes de começarem os ensaios, aproveitamos para dizer aos nossos leitores que estamos a estrear a nova sala do Press Center, como pode ver em baixo:


10h22 - Alexander Rybak, da Noruega, está no palco com bailarinos (2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino) e um backing singer que não irá aparecer nos planos. Tal como na final nacional, a atuação é marcada pela realidade aumentada com instrumentos e notas musicais a encherem o ecrã, enquanto no palco predominam duas cores contrastantes: azul e rosa. Apesar dos problemas técnicos com o microfone e auricular, naturais num ensaio técnico, Alexander mostrou o talento vocal que o caracteriza. No final da atuação, e como por magia, eis que surge um violino, real, lembrando a sua vitória em 2009. Pensamos que é um finalista seguro.



10h47 - The Humans já ensaiaram duas vezes no palco da Altice Arena. A vocalista da Roménia surge no centro com dois guitarristas em seu redor. Cinco blocos de cinco manequins enchem o palco, onde predomina o preto e o branco. Cristina Caramarcu esteve bem vocalmente, embora tenha de melhorar a empatia com as câmaras. Na primeira semifinal teria um destino certo, ou seja, ficar-se pela semifinal...



11h17 - Enquanto os artistas seguintes não chegam ao palco, podemos dizer aos leitores os momentos que marcam cada um dos ensaios: os artistas chegam à arena cerca de 90 minutos antes do ensaio, propriamente dito. São recebidos pela organização, numa espécie de ação de formação de 30 minutos com todos os procedimentos técnicos e logísticos. Depois, seguem para o ensaio dos auriculares, que tem uma duração de meia hora, sendo depois encaminhados para o ensaio de 30 minutos no palco. Posteriormente, decorre uma reunião de 20 minutos na sala de visualização, onde os artistas e outros elementos da delegação, analisam o vídeo do ensaio e corrigem eventuais falhas de planos. Segue-se consultoria de maquilhagem e cabelos, antes de compromissos de imprensa e a conferência, denominada Meet&Greet.

11h24 - Os Sanja Ilić & Balkanika já ensaiam pela segunda vez no palco do Parque das Nações. As três vocalistas femininas surgem no centro do palco de prata e preto, olhando fixamente para a câmara. À esquerda, o flautista Ljubomir Dimitrijević e à direita, no ecrã, o percursionista Milan Jejina com três grandes tambores. Por fim, atrás das cantoras da Sérvia, está o único vocalista masculino, Mladen Lukić. Os planos de câmaras são muito simples e básicos e a atuação não tem qualquer momento impactante. Vocalmente o grupo esteve muito bem, sendo este o ponto forte do desempenho. Outra incógnita quanto ao futuro na competição.

´

12h02 - Jessika e Jenifer Brening, representantes de São Marino, já estão no palco eurovisivo, vestidas de forma casual. A atuação começa com a cantora maltesa no centro, com uma capa negra. Os robots que vimos na final nacional estão em destaque no desempenho, aplaudindo as cantoras e mostrando diversas mensagens ao longo da performance. Jenifer, a cantora alemã, também tem grande destaque na canção, que termina com as duas cantoras a formarem um coração com as mãos. Bonito momento de televisão que deve ficar pela semifinal.


13h50 - Rasmussen, da Dinamarca, abre o período da tarde dos ensaios. Até ao momento, um dos melhores do dia. A performance conta com vários dos elementos que pudemos observar no Dansk Melodi Grand Prix, com as velas alusivas aos barcos Vikings, juntamente com bandeiras brancas. A neve também faz parte da atuação, trazendo toda a mística e atmosfera guerreira que carateriza "Higher Ground". Embora nós preferimos ter visto efeitos de tempestade e nao propriamente esferovite a cair... Palavra final para os planos de câmara que podem melhorar. Finalista garantido, esperamos nós...


14h24 - Segue-se Julia Samoylova, da Rússia, que nos surge em cima de uma espécie de montanha, fazendo alusão ao videoclip, tão criticado pela própria intérprete… Vocalmente deixa muito a desejar, embora 3 vozes de apoio tentem salvar a honra da casa. Os planos de câmara centram-se bastante num bailarino e bailarina que ensaiam uma coreografia muito básica. Será esta a primeira vez que a Rússia falha a Final?


15h05 - A Moldávia já ensaiou no palco do Altice Arena e traz, de longe, a performance mais divertida até ao momento. Os DoReDoS fazem-se acompanhar por uma espécie de estrutura em jeito de armário com várias portas e janelas que vão-se abrindo ao longo da atuação. Com figurinos de cores  bastantes apelativas (rosa, azul e amarelo), o grupo faz-se acompanhar por três backing singers que usam roupas iguais às dos cantores. Uma comédia romântica no palco da Eurovisão que, apesar dos nervos demonstrados, teve das maiores recepções do Press Center. Um dos melhores momentos televisivos do dia! Está na Final!


16h16 - Waylon pisa o palco da Eurovisão pela segunda vez em representação da Holanda. Nada a dizer acerca dos vocais do cantor, que são irrepreensíveis e ao melhor do que temos visto ao longo dos ensaios. Waylon está numa plataforma acompanhado de 4 dançarinos que apresentam uma coreografia algo estranha que, na nossa opinião, não acrescenta nada à canção, podendo, inclusive, distrair o público em casa. Provável finalista, mas ficou abaixo das expectativas.


16h49 - Agora é mesmo a sério: Jessica Mauboy pisa o palco da Eurovisão enquanto concorrente após o interval act de 2014 em Copenhaga. Jessica apresenta-se num vestido que pode não ser a opção mais indicada para o tipo de canção. Tenta transmitir sensualidade, contudo parece demasiado forçado e estranho, com movimentos muito dispares. Esperávamos mais e melhor da Austrália e esperemos que este ensaio sirva para refletir sobre os pontos a melhorar, caso contrário põe a causa a sua passagem à Final.


17h30 - Termina por hoje o 3.º dia de ensaios. Contamos convosco amanhã para o 4.º dia de ensaios, onde irão ensaiar as restantes delegações da 2.ª Semifinal.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv 
21
( Hide )
  1. Azevedo11:23

    Conhecem a razão em particular para terem alterado a press Center? Mudança já programada ou de última hora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:53

      Já estava programada. Sempre houve uma segunda sala, que só seria aberta quando fosse necessário.

      Eliminar
    2. Azevedo20:58

      Obrigado pela informação! Desconhecia esse facto. Apenas questionei devido às (supostas) críticas ao local do press center e pensei que a mudança poderia se dever a esse facto.
      Mas se fosse por isso, só tinha que dar os Parabéns por solucionarem o problema. Acredito que a RTP queira organizar este evento da melhor forma possível.

      Eliminar
  2. Anónimo11:55

    Duvido que tenha sido de última hora... não foi aberta antes pq o número de jornalistas acreditados que fizeram checkin nos primeiros dias não justificou a sua abertura...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:19

    Noruega subiu para o 2º lugar nas apostas depois do primeiro ensaio...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:21

    Adorava ver o sao marino na final

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:58

      Somos dois. Tenho pena de se esmerrem tanto e nao passarem e tambem gosto da musica

      Eliminar
  5. Anónimo13:24

    Não alteraram, apenas aumentaram. Agora em vez de uma, têm duas salas :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:51

    Está à procura de alguma coisa para criticar?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:37

    Yulia Samoylova é a verdadeira montanha russa!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:57

    Lol Noruega em 2 nas odds se ganhar eu vou ficar do tipo que música tão nada a ver estilo eurovision Júnior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:15

      14.57 - "And that's how to write a comment!"

      Eliminar
  9. Anónimo14:59

    EQUIPA ESCPORTUGAL, preciso da vossa AJUDA: vocês que estão aí perto do recinto sabem dizer-me se vendem aí as sweats oficiais da Eurovisao deste ano??

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:17

    alguém sabe dizer se as costelas do palco se vão mexer? ficava um efeito mt bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:05

      tenho a mesma questão

      Eliminar
    2. Anónimo18:26

      Elas rodam para trás, mas a ideia que eu tenho é que a uma velocidade demasiado baixa para o efeito que temos em mente. Por isso eles optam por as ter verticalmente ou não depende de cada música e usar apenas luzes de forma a simular um efeito semelhante.

      Eliminar
  11. Rybak, Russia e San Marino ....0 points

    ResponderEliminar
  12. Anónimo07:46

    Dinamarca❤💙💚💛💜💝💞💖

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.