Slider

[ZONA DE DISCOS #37] Gromee - "Chapter One"

Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos. Esta semana o destaque vai o primeiro álbum de Gromee, que irá representar a Polónia na primeira eurovisão realizada em Portugal.  
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.

Data de lançamento: 16 de março de 2018
Nota: 7/10



Num registo inteiramente distinto daquele que foi o seu selo qualitativo dos anos 90, a Polónia volta a ser relevante para o concurso, e finca os dois pés em 2018, apresentando-nos algo que é a marca pop da presente década, as colaborações (vulgos “feat”), principalmente as encabeçadas por Djs recorrendo aos serviços de um intérprete (que se for conhecido, melhor, pois assenta numa lógica negocial de “ganha-ganha”). Um rápido olhar pelo panorama de sucessos atuais permite-nos encontrar Calvin Harris, Martin Garrix, Avicii, Alan Walker, Dj Snake, entre muitos outros, não esquecendo, obviamente, David Guetta. São tantos os exemplos, inúmeros os sucessos e infinitas as colaborações que se torna impossível seguir o rastro.

A Polónia apresenta-nos, na Eurovisão lisboeta, um novo nome, o DJ Gromme, apoiado pelo intérprete sueco Lukas Meijer. Isto é contemporâneo, é bom e tem potencial para ser converter num êxito à escala mundial. Para já, contentemo-nos com a escala eurovisiva e com o disco de estreia do Dj Gromme, convenientemente intitulado “Chapter One”. O disco foi lançado há menos de um mês (16 de março), mas foi tempo mais do que suficiente para ter a marca de ouro e um lugar no top 10 do top polaco de álbuns (entrada direta para o #8).

Apesar de se tratar de um primeiro álbum, e também fruto do tempo presente, o disco é uma compilação de vários singles que o produtor polaco vem lançando desde 2011 (se bem que o tema mais antigo de “Chapter One” seja “Hurricane” - #11 – lançado primeiramente em 2012). Assim, e apesar de se tratar de sangue fresco no mercado, são vários os temas nele incluídos que já estão galardoados com ouro, platina e até dupla platina (“Fearless”, tema de abertura) e dois singles no #1 (AirPlay – Top), incluindo a proposta que irá apresentar em Lisboa, “Light me up”, com Lukas Meijer. São números vencedores, num álbum descomplexado, sem nenhum fator distintivo, mas que ainda tem lugar no sobrelotado mundo da electrónica de massas.

Há bons momentos, embora haja a consciência de estarmos perante um disco irá rapidamente enfartar os nossos ouvidos. Mas há música que é feita no presente, para o presente, sem preocupações futuras. “Chapter one” é um destes casos e não é mau.

Alinhamento
1. Fearless ft. May-Britt Scheffer (2016) Primeiro top 10 de Gromee; 2x platina
2. Lingo feat. Mahan Moin (2018) tema novo
3. Follow You ft. Wurld (2015) #11 no top polaco; ouro
4. Light me up ft. Lukas Meijer (2018) #1 no top polaco
5. Spirit feat. Mahan Moin (2016) #1 no top
6. Who do you love ft. Wurld (2015)
7. Without You feat. Lukas Meijer (2017) #9 no top ouro
8. Gravity feat. Andreas Moe (2013)
9. Runaway ft. Mahan Moin (2017) #7 no top
10. All night (2017 extended)
11. Hurricane ft. Terri B (2012)
12. 2BA (Original mix)

 Alguns dos temas promocionais:




 Tema destacado por Carlos Carvalho: “Follow You” ft. Wurld 

Pode ouvir o disco AQUI

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIAO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.