Slider

[ZONA DE DISCOS #33] Kika Cardoso - “Kika Cardoso"

Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos. Esta semana o destaque vai para o álbum homónimo de Kika Cardoso.
 O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.


Data de lançamento: 28 de abril de 2017
Nota: 9/10


O único programa de talentos que acompanhei foi única e simplemente “Operación Triunfo 1” (2001-2002), por isso, até fevereiro de 2017, o nome Kika Cardoso era completamente desconhecido para mim. Conhecê-la através dos Viva la Diva no Festival da Canção 2017 foi um péssimo cartão-de-visita. “Nova Glória” nada mais foi do que um desastroso estereótipo eurovisivo, acabando por me alhear por completo do álbum estreia de Kika Cardoso, isso até ao início de 2018…. Grande álbum! Pop soul do melhor que ouvimos nos últimos anos! Voz soberba num conjunto de canções que combina qualidade e potencial comercial. Merece ser reconhecido como dos melhores álbuns nacionais de 2017 e, por isso mesmo, entrou no nosso artigo dos melhores álbuns nacionais de 2017.

Ao fazer uma breve pesquisa por alguns artigos “online” que deram conta do lançamento do álbum, a grande maioria fica cingida a clichés como “a confirmação de uma das grandes vozes do atual panorama musical português” ou “voz doce e melodiosa”, deixando por escapar a verdadeira razão pela qual faz sentido um álbum: O conjunto de canções. E é aqui que está a mais-valia e o factor distintivo deste “Kika Cardoso” em relação a muitos lançamentos que por aí vão aparecendo.

Das 11 propostas, são várias as com potencial para serem futuros singles ou sucessos de rádio, preparando, assim, o terreno para a sedimentação Kika Cardoso enquanto intérprete de um determinado reportório. Para além dos singles “I Knew” (que devia ser um mega-sucesso) e “I will love him”, destacamos também “Why”, “Cage the love” ou “You can set this love on fire”.

Para quem gosta de comparações, ou referências, diríamos que o disco é aconselhável aos apreciadores de artistas tais como Adele ou até mesmo Gabrielle. Em relação à voz de Kika Cardoso, para além dos adjetivos que com frequentemente é caracterizada, ressalva-se o facto da sua voz possuir o mesmo nível de qualidade, quer em inglês, quer em português. E é exactamente em português que encontramos um dos melhores momentos do disco, “Só porque sim”.

Alinhamento
I knew
I will love him
Take it easy
Só porque sim
Faboulicious
Why
Outside looking in
Cage the love
You can set this love on fire
Stay where you are
I’ll be waiting for you

 Temas promocionais “I Knew” 

 “I will love him” 

 Tema destacado por Carlos Carvalho: “Só porque sim” 

 Pode ouvir o disco AQUI

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIAO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.