Slider

Portugal: Caretos de Podence candidatos a Património Imaterial da Humanidade

Os Caretos de Podence são oficialmente candidatos a Património Imaterial da Humanidade. A candidatura foi apresentada junto da UNESCO. As 'Festas de Inverno, Carnaval de Podence' são assim a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal no Comité de 2019. 

"É um regozijo para os Caretos de Podence e para a comunidade, bem como para a região e para Portugal", explicou António Cordeiro, presidente da Associação dos Caretos de Podence citado pelo Jornal de Notícias a propósito da candidatura dos Caretos de Podence a Património Imaterial da Humanidade. O resultado da candidatura deverá ser conhecido dentro de um ano e meio, uma vez que o Comité só decide em 2019. Esta candidatura foi a única selecionada pelo Governo para representar Portugal na XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO.

Desde 2014 que a Associação dos Caretos de Podence e o município de Macedo de Cavaleiros trabalhavam no dossiê agora entregue. António Carneiro referiu que no próximo ano e meio é preciso "capitalizar ainda mais a divulgação desta tradição", que cada vez tem mais notoriedade. Além das inúmeras presenças dos caretos de Podence em festas em vários países, este ano irão integrar um dos bilhetes postais do Festival Eurovisão da Canção, tal como publicámos AQUI. 


Foi uma tradição com milhares de anos que tornou conhecida a aldeia de Podence. Os caretos, que no Carnaval chocalham as moças, são uma das mais genuínas manifestações populares portuguesas. Quando visitou em fevereiro esta aldeia, o representante da República Checa no Festival Eurovisão da Canção 2018, Mikolas, pôde conhecer bem esta tradição, publicando diversas imagens nas redes sociais. Para além de brincar com as personagens, o próprio artista pôde "vestir-se" de careto, sendo bastante seguido pela população local, como podemos ver nas imagens seguintes.

No Festival da Canção 2006, o grupo propositadamente criado para o evento, os Mariafolia, recriou esta tradição. Recorde esse momento:



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte:JORNAL DE NOTICIAS /Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
3
( Hide )
  1. Anónimo22:32

    Em 2006 adorei o conceito! A canção podia perfeitamente ter sido a vencedora, embora a ideia merecesse uma canção mais forte.

    Gostava que alguém voltasse a pegar nesta ideia num próximo FC. Cheira-me que isto na eurovisão resultaria muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:47

    Entre os Caretos e os Lordi, havia pra todos os gostos nessa edição... Confesso que ainda hoje tenho medo deles haha

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:12

    *teria havido (já que não foram)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.