[Olhares sobre o FC] Recorde connosco os anteriores vencedores da iniciativa


Cláudia Pascoal, Lili, Daniela Ónis ou Peter Serrado: um deles será o vencedor do Olhares sobre o Festival da Canção 2018. Recorde connosco os anteriores vencedores da iniciativa do ESCPortugal.

Criados em 2010, os Olhares sobre o Festival da Canção realizam, esta temporada, a sua sexta edição. Cláudia Pascoal segue na liderança da iniciativa do ESCPORTUGAL, com 166 dos 168 pontos possíveis (98,8%), sendo já um recorde absoluto do Olhares: o anterior recorde pertencia a Catarina Pereira e "Canta Por Mim" que havia recolhido 88 dos 96 pontos possíveis (91,6%) em 2010. Contudo, a vitória de "O Jardim" não está ainda garantida, tendo em conta que faltam conhecer as avaliações das candidaturas de Lili, Daniela Ónis e Peter Serrado.

No entanto, lembra-se dos anteriores vencedores do Olhares? Catarina Pereira, conforme dito anteriormente, foi a vencedora da edição inaugural da iniciativa do ESCPORTUGAL (AQUI), num ano em que as avaliações se basearam nas versões estúdio. Filipa Azevedo, vencedora do certame, acabou em 4.º lugar, depois de Vanessa e do trio Ouro. No final, os Olhares acertaram em metade dos finalistas do Festival da Canção 2010.


Em 2011, a vitória sorriu a Filipa Ruas com Tensão, candidatura que recolheu 103 dos 144 pontos (71,5%), sendo seguida por Wanda Stuart e Henrique Feist, como pode recordar AQUI. Os Homens da Luta, vencedores do concurso, não fora além do 10.º lugar com 54 pontos, o que se traduziu numa taxa de aprovação de 37,5%, a única taxa negativa de um vencedor na história da iniciativa.


Depois de um interregno de 3 anos, os Olhares sobre o FC regressaram em 2014 com a análise aos cinco temas finalistas. Catarina Pereira voltou a vencer a iniciativa, desta vez com 72,72% dos pontos possíveis, sendo seguida por Zana (AQUI). Suzy terminou no terceiro lugar com 81 dos 132 pontos possíveis (61,36%).


Em 2015, com um painel de dez comentadores, o Olhares sobre o Festival da Canção atribuiu a vitória a Yola Dinis e a "Outra Vez Primavera", candidatura que recolheu 97 dos 120 pontos possíveis (80,83%), como pode rever AQUI. "Há um Mar Que Nos Separa", interpretado por Leonor Andrade ficou em 2.º lugar na iniciativa que concordou em 5 dos 6 finalistas.


Vencedores do televoto do Festival da Canção 2017, o grupo Viva La Diva foi o vencedor do Olhares sobre o FC2017 com 106 dos 144 pontos possíveis (73,5%). Salvador Sobral, vencedor do concurso e do Festival Eurovisão, alcançou a segunda posição com 100 pontos (69,4%), juntamente com Jorge Benvinda (AQUI). Lisa Garden e David Gomes teriam ocupado os lugares de Lena d'Água e Deolinda Kinzimba na Grande Final, segundo os resultados do Olhares.


Fique atento a www.escportugal.pt e descubra, esta noite, quem será o vencedor do Olhares sobre o Festival da Canção 2018.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPortugal/ Imagem: ESCPortugal /Vídeo: Youtube

13 comentários:

  1. Anónimo17:42

    Caso para dizer que não acertam uma

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Alves17:57

    O painel do Olhares fez quase sempre melhores escolhas de vencedores:
    2010 devia ter ganho a Catarina
    2011 devia ter ganho a Filipa Ruas (ou o Rui Andrade)
    2014 devia ter ganho a Catarina
    2015 devia ter ganho a Yola
    2017 erraram, o Salvador foi a melhor escolha

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:19

    Pela lógica a Cláudia Pascoal já não ganha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:08

      Apesar de ser a minha preferida infelizmente não vai ganhar. Ganha o Peu ou o irritantezinho comedor de bananas.

      Eliminar
    2. Anónimo19:54

      Com a saída do Diogo obviamente que ganha o Janeiro... foi o favorito do júri assim como o Piçarra. Não é o meu favorito, mas depois da campanha contra o piçarra, vamos ter que nos conformar...

      Eliminar
    3. Anónimo20:12

      Pela tua lógica, neste caso a Pascoal foi a favorita do Juri na segunda semi-final, depois do Piçarra ter abandonado o barco.
      Neste sentido, tudo está aberto...

      Eliminar
    4. Anónimo10:28

      Anónimo das 19:54h... O Piçarra teve 12 pts do público e o Janeiro teve... 4 pts!! Não são circunstâncias semelhantes! Existiram 3 artistas nas duas semis, que no geral ficaram à frente do Janeiro e que reuniram consenso estando no top 3 do júri e do público. Estou a falar da Cláudia, Peu e Catarina. Nestas circunstâncias, dado que o público não esteve do lado do Janeiro (apenas 4 pontos numa semi, a meu ver, bastante fraca é um mau resultado) e que ele em nada tem a ver com o Diogo Piçarra em termos de núcleo de fãs, como é que o Janeiro é o grande favorito agora? Posso estar muito enganado mas de momento eu lamento, não compreendo a lógica...

      Eliminar
    5. Anónimo11:21

      Ok rematado lol

      Eliminar
  4. Anónimo20:05

    O motivo da saída do Daniel Deusdado: https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/eurovisao-ps-pede-esclarecimentos-sobre-programa-de-voluntariado-em-lisboa

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:48

    Alguém sabe que tipo de júri regional irá votar na final? Se são cantores/artistas por região ou se são músicos da igreja que vão andar a votar? No ano passado a Vânia Fernandes, Filipa Sousa etc foram as porta-vozes dos votos mas não sei se foram elas que votaram.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:14

    Eu penso que o vencedor é um destes 3....e espero que seja...Peu, Cláudia ou Catarina...

    ResponderEliminar
  7. Eu também espero que o/a vencedor(a) seja a Cláudia ou o Peu. A Catarina não me parece tão poderosa como os outros 2.

    ResponderEliminar