Slider

FC2018: Recorde a votação dos júris regionais do Festival da Canção 2018


Catarina Miranda e "Para Sorrir Não Preciso de Nada" venceram a votação de 4 das 7 regiões na Grande Final do Festival da Canção 2018. Adelaide Ferreira, Jorge Benvinda, Pedro Gonçalves e Vânia Fernandes foram alguns dos jurados.



Tal como aconteceu no Festival da Canção do ano passado, um júri regional, constituído por 3 elementos em cada uma das 7 regiões do país, foi responsável por 50% dos resultados finais do concurso. Catarina Miranda e "Para Sorrir Não Preciso de Nada" venceram a votação com 71 pontos, tendo conquistado o favoritismo de 4 das 7 regiões (Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Madeira), sendo seguidas por Cláudia Pascoal, com 63 pontos e o favoritismo do Algarve. Por outro lado, Peu Madureira, terceiro classificado na votação, foi o favorito do Norte, enquanto Janeiro recebeu a pontuação mais alta dos Açores, terminando em quarto lugar na votação regional.

Recorde, de seguida, a constituição dos júris regionais e veja a votação na íntegra:

Norte: Tiago Novo ('New Max'), Pedro Gonçalves (FC2017) e Valter Hugo Mãe
Centro: Adelaide Ferreira (ESC1985), André Sardet e David Fonseca
Lisboa e Vale do Tejo: João Carlos Calixto, António Manuel Ribeiro e Marta Hugon
Alentejo: Cristina Branco, Jorge Benvinda (FC2017) e João Adelino Faria
Algarve: Gil Silva, Nuno Guerreiro e Viviane Parra
Açores: Pedro Lucas, Ariberto Quaresma e Tiago Ribeiro
Madeira: Pedro Azevedo, Vânia Fernandes (ESC2008) e Joana Machado


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: RTP
22
( Hide )
  1. Nada contra Cristina Branco, para mim uma das melhores cantoras portuguesas. Mas, sendo o Alentejo (donde não sou natural) uma região tão vasta, não haveria outra pessoa ligada à música e ligada ao Alentejo (por naturalidade, residência ou exercício de profissão) que pudesse ocupar um lugar no júri? Teria sido necessário trazer uma cantora nascida no Ribatejo (Vale do Tejo), que viveu em França e reside no Ribatejo e na Holanda para fazer de jurada... no Alentejo? E será caso único nos painéis de júris de regiões?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:06

    Parabéns à Isaura e à Pascoal! A primeira dupla feminina a vencer o FC, depois de Dina e Rosa Lobato de Faria em 1992! Curiosamente, um jovem fadista como o Peu Madureira, de 31 anos, reconhece a canção de Dina como uma das mais marcantes na vida dos portugueses (minuto 14:50): http://observador.pt/especiais/duelo-em-carpool-demos-boleia-aos-finalistas-mais-votados-do-festival-e-eles-cantaram-no-carro/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:10

    Parabéns à Isaura e à Pascoal! A primeira dupla feminina a vencer o FC, depois de Dina e Rosa Lobato de Faria em 1992! Curiosamente, um jovem fadista como o Peu Madureira, de 31 anos, reconhece a canção de Dina como uma das mais marcantes na vida dos portugueses e inclusivamente canta um excerto da mesma (minuto 14:50): http://observador.pt/especiais/duelo-em-carpool-demos-boleia-aos-finalistas-mais-votados-do-festival-e-eles-cantaram-no-carro/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:38

    Não entendo esta divisão territorial. Porque é que o Alentejo e o Algarve onde residem poucas pessoas estão separados e o grande Porto está integrado no Norte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:09

      muito bem

      Eliminar
    2. no algarve residem poucas pessoas? Está bem...
      Não sei se sabe mas essa é a divisão administrativa do país e tb a divisão para estatisticas!!!
      Norte, Centro, Lisboa e vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira

      Eliminar
    3. Anónimo19:16

      A divisão é feita de acordo com as NUT II, a divisão estatística feita de Portugal pela União Europeia.

      Eliminar
    4. Anónimo23:47

      Algarve - 450.000 habitantes
      Alentejo - 210.000 habitantes
      Só a Área metropolitana do Porto tem 1.700.000 habitantes.
      Acho que não é preciso dizer mais nada.

      É uma divisão ridícula e completamente desproporcional. Que só vem demonstrar que os estatísticos, tal como todas as cabeças pensadoras do país, não passam de líricos que estão nos seus gabinetes, em Lisboa, com vista para o Tejo sem qualquer noção de Portugal como um todo.

      E eu apesar de ser alfacinha de gema, consigo ver bem a triste realidade :(

      Eliminar
  5. Anónimo13:42

    Os Açores e Madeira tiveram umas votações um pouco contra a corrente nao acharam?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:51

    Agora, temos de dar a conhecer a Cláudia Pascoal à Europa, com actuações como estas: https://www.youtube.com/watch?v=-0tONR3Yr7s https://www.youtube.com/watch?v=GmtiaHg9RNE https://www.youtube.com/watch?v=aL-J6PMt1BQ e https://www.youtube.com/watch?v=4auOQscXx2g (este dueto tem uma química superior à da Amaia e o Alfred!). Namasté.

    ResponderEliminar
  7. as reacoes a claudia têm sido positivas. prevejo 5º ou 8º lugar.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:03

    Adorei os pontos da Madeira e da Vânia... para o único homem que lhe dá trabalho nos dias de hoje: Júlio Resende. Compositor da cançao que levou 12 pontos da Madeira. Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo05:25

      Tem razão. E os 12 pontos que a canção dele recebeu das regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram-lhe dados por pessoas a quem também dá trabalho. Esse homem dá trabalho a muita gente...

      Eliminar
  9. Anónimo14:26

    A votaçoes dos Açores e da Madeira são ridículas... Deviam estar a dormir só pode...

    A melhor canção ganhou... Agora é publicitá-la muito lá fora... A musica sobe o hipe cada vez que se ouve mais e mais... Tal como a do Salvador Sobral.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:44

    Isaura, publica a versão em estúdio!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:34

    Para a versão de 3 minutos e para não se repetir tanto as mesmas palavras, não cansando o ouvinte e dando mais dramatismo/envolvência, após a Isaura cantar com a Pascoal, aquela vira-se de costas e haveria só um instrumental, seguido de uns "uuuuu" e "aaaa", pela Pascoal, como ela faz em "Waiting For The Sun" (https://www.youtube.com/watch?v=cveKnnkZKzY), terminando desta forma ou só com a última parte da versão FC. Namasté.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:51

    A votação do arquipélago da Madeira é qualquer coisa de especial. Que falta de noção.
    E também não percebo como é que o Norte, com vários milhões de habitantes, é uma região e os arquipélagos e o Algarve também o são com cerca de 100/200 mil habitantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:01

      Faça o favor de ler devagarinho para ver se entende bem. Devagarinho. Está bem? A votação não foi do arquipélago da Madeira. Tá? A votação veio de 3, e apenas 3, tá?, pessoas escolhidas pela RTP para representar a Região Autónoma da Madeira. Esta região tem (aconselho-o a fazer o trabalhinho de casa para a próxima antes de vir cá escrever ao calhas...) quase 290000 habitantes. E a votação dessas 3 pessoas mencionadas tem a ver com o seu gosto pessoal. Aliás, tem tudo a ver com o que a Vânia gosta em termos de música!

      Eliminar
    2. Anónimo19:17

      As regiões são as NUT II, divisão estatística feita pela União Europeia.

      Eliminar
    3. Anónimo22:11

      Irrelevante.

      Eliminar
  13. Anónimo19:14

    O Norte que é a região mais populosa tem o mesmo peso que o Alentejo, kakaka

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.