Slider

Portugal: Fernando Tordo insurge-se contra reportagem da RTP sobre Janeiro


Fernando Tordo, compositor da canção "Para Te Dar Abrigo", utilizou as redes sociais para criticar uma reportagem da RTP sobre o lançamento do álbum de estreia de Janeiro, um dos concorrentes do Festival da Canção. 


Compositor de "Para Te Dar Abrigo", tema defendido por Anabela no Festival da Canção 2018, Fernando Tordo utilizou as redes sociais para insurgir-se contra uma reportagem da RTP sobre o lançamento do álbum de estreia de Janeiro, um dos participantes da competição. "Nada a fazer contra a desigualdade de meios promocionais" começou por escrever o cantor no Facebook na passada terça-feira, minutos depois da passagem da reportagem no Telejornal, "Ainda agora um dos concorrentes apurados para a final de Guimarães foi larga e explicitamente promovido e entrevistado no Jornal da Noite da própria RTP que organiza o Festival.".


Em jeito de finalização, Fernando Tordo, representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1973 e de 1977, garantiu que "A Anabela, eu e o Tiago Torres da Silva estaremos, seja como for, em Guimarães, com a única força que temos: uma canção.", apelando a todos os seus seguidores para votarem na sua candidatura.

Posteriormente, a reportagem sobre o cantor Janeiro, transmitida também na RTP3, ficou indisponível no site da emissora portuguesa, como pode ver AQUI.

Recorde, de seguida, as atuações de Anabela e Janeiro na semifinal 1 do Festival da Canção:



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTP/FernandoTordo/Imagem/Vídeo: RTP
44
( Hide )
  1. Anónimo22:42

    Comentei isso de imediato aqui no escportugal . Goste-se ou não da canção, é um tremendo favorecimento. Na dita reportagem comenta-se não só o lançamento do disco, mas também o apuramento para a final e a escolha do Salvador Sobral. Parece que estão a fazer as coisas pela primeira vez. Não se percebe...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:47

    E tem toda a razão! Da mesma maneira que achei duma falta de respeito tremenda certos e determinados membros do júri procunciarem se sobre os seus favoritos. A RTP não sabe o que é insenção e imparcialidade?

    ResponderEliminar
  3. Luis Andre Santos22:58

    tem toda a razão, pensei o mesmo quando vi a reportagem ...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:15

    Toda a razão ao Sr Tordo e concordo com estes comentários, infeliz a RTP neste ponto muito
    Mesmo

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:42

    Uma palhaçada. Compete-nos a nós público sabermos avaliar esse tipo de propaganda descarada e dar a volta ao resultado, pois eu acho que uma canção deve vencer por si e não porque foi o Salvador que o escolheu e utilizar estes meios para martelar na mente das pessoas para lhe dar a vitória. Acham que o Salvador apareceu lá por acaso? Vi logo que aquilo foi propositado para chamar a atenção, pois ate a banana já estava pronta e tudo a ser descascada...uma colagem descarada das atitudes que só Salvador teria. Eu na minha modesta opinião o Janeiro não é a melhor opção e com estas incidências todas menos interesse me desperta. Votarei consientemente em outra aposta e acho que deveriam avalaiar bem a participação do Janiero. A RTP quer o Janeiro, mas o Público pode mudar isso a não ser que escondam os resultados como fizeram na 1ª Semi-Final, pois quando se tenta jogar com os resultados dá asneira. Ainda gostava de saber como o Juri já sabio o resultado do Televoto? Só não viu quem não quis que o Juri se apercebeu logo do erro e que assim aquilo estava a contrariar os pontos que tinham combinado. Uma PALHAÇADA...revejam a decisão do Júlio Isidro no desempate e percebem que alguém lhe disse que algo estava errado com o televoto. Eu até tenho dó...os portugueses comem o que a RTP serve. Estou envergonhado com este serviço público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:38

      O facto dos membros do júri já saber dos resultados do televoto é de uma falta de transparência chocante e nojenta.

      Eliminar
    2. Anónimo12:23

      Isso é um facto?

      Eliminar
    3. Anónimo13:30

      Só atestando na parte das votações e vê-se claramente que alguém do juri chama atenção para a votação ao Julio Isidro, lembro-me perfeitamente desse episódio. Pensei até que estariam a lhe dizer que não era assim feito o desempate, mas agora claramente se vê que ja sabiam das votações e que estariam mal colocadas no quadro.

      Eliminar
    4. Anónimo00:36

      Total acordo

      Eliminar
  6. Anónimo00:43

    Isto é muito triste e feio.
    E 2 júris dizerem o que disseram sobre o Peu... Juntando-se à festa a adelaide ferreira (juri na final)...
    Estas situações são de evitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:04

      Realmente, já nem me lembrava dessas... mesmo que fosse o vencedor do FDC não seria bonito para os demais concorrentes.

      Eliminar
    2. Anónimo01:56

      Estes jurados não votam na final. Na final o júro é regional e completamente diferente. E toda a gente sabe pelas pontuações do júri (12 e 10 pontos, etc) o que é que os jurados pensam; vários jurados terão considerado a do Janeiro favorita e outro a do Peu. No problem.

      Eliminar
    3. Anónimo08:36

      Viu-se no ano passado. Mais uma vez digo: adoro Amar Pelos Dois e foi a melhor escolha. Mas o júri regional invalidou completa e deliberadamente qualquer hipótese dos Viva la Diva para que eles não ganhassem.

      Eliminar
  7. Anónimo00:43

    Tem toda a razão sim senhor. A mim não me iludem, a RTP está a fazer igual a muitos outros anos, um péssimo FDC. Não sabem fazer contas, ao menos soubessem usar uma folha de cálculo tipo Excel, depois temos instrumentação em palco que não está verificada/limpa (piano do Cid), depois este favor a determinada canção. É que há vários erros neste favor, primeiro estamos a publicitar canções sem as conhecer todas, ou seja estas já partem em vantagem promocional em relacao a segunda semi (menos tempo de promoção), e depois dentro de um conjunto de canções ainda a concurso está-se a destacar uma, que nem é a vencedora, mas é a protegida do Salvador Sobral. Acho indecente sinceramente. Relembro que no ano passado essa super RTP que fez um enorme trabalho e que por isso foi possivel vencer o ESC, só e apenas deixou o Salvador Sobral actuar sem audio no auricular. A mim não me enganam.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo01:37

    A verdade não entendo a muita gente daqui: Primeiro dizem que "estao arranjado para que o Janeiro ganhe porque falaram de seu album" mas a vez dizem que "estao arranjado para que Peu Madureira ganhe porque tres juris dizem que gostam de Só por ela" e tambem dizem que esta arranjado pelo Diogo Piçarra "porque esta numa disquera grande e vai para A Praça a promocionar-se", a final o que é? 😂😂😂

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo01:46

    Ainda Julio Isidro e Tozé Brito comentaram a canção de Peu Madureira como sendo a sua canção favorita.Uma tremenda falta de respeito para quem ainda está a concurso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:54

      Tenham juízo. Estes jurados não votam na final. E toda a gente sabe pelas pontuações do júri que para sairem 12 e 10 pontos, o que é que os jurados pensam; vários jurados terão considerado a do Janeiro favorita e outro a do Peu. No problem.

      Eliminar
    2. Anónimo05:44

      Mas amigo, votam da segunda semi final. Ora já estão a dizer sem ocorrer a segunda semi que vai ganhar certamente a musica do Peu Madureira, pois é a melhor! Acha normal? Acha uma atitude responsável? É como ir a uma entrevista de emprego e dizerem "Olhe vai ser colocado o da entrevista da manhã, porque é o melhor. Mas diga, já trabalhou na área?" Sinceramente.

      Eliminar
  11. Rui Ramos07:49

    A rtp desiludiu me ckm a sua atitude

    ResponderEliminar
  12. A RTP deveria ter tido mais cuidado com a reportagem sobre o janeiro, assim como com as votações, etc. Mas mais grave é o Isidro e o Brito andarem a dar entrevistas à Antena 1 nos moldes em que aconteceram. Se eu fosse um concorrente da semifinal 2 consideraria desistir, uma vez que o júri já divulgou, a priori, as suas conclusões. Eles podem andar no meio há muitos anos e terem sido responsáveis por muitos sucessos, mas este facto não lhes dá determinados direitos superiores...

    ResponderEliminar
  13. Vá lá ... tenham calma! ainda agora foi a primeira semi-final, ainda aí vem uma segunda que pode trazer canções ainda melhores e outras favoritas do júri (já no ano passado foi a mesma coisa com o Markl e a "favorecer o Salvador" e mais o João Só)...
    Em relação à reportagem, sim, é duma enorme falta de sensibilidade, apenas para querer agradar o público jovem que já tornou o Janeiro a modos que viral (porque ele "é bué fora da caixa" e usa um fato de canalizador e come uma banana em direto e fez uma música só com uma guitarra...) [nada contra a música do Janeiro, que era uma das minhas favoritas à final]

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:02

    Não me venham com a conversa que são júris apenas nas semis, porque a Adelaide Ferreira é júri na final

    ResponderEliminar
  15. Anónimo11:05

    Cheira-me que vai haver barricada na final à pala destas coisas. E tiveram sorte de não ter lá o Cid, porque se ele tivesse passado à final num dos últimos lugares tinhamos de levar com as suas teorias da conspiração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:47

      E quem sabe se gerava uma pancadaria louca?

      Eliminar
  16. Anónimo11:15

    A RTP e alguns membros do júri estiveram mal. Quando questionados acerca das suas preferências os júris deveriam responder: Temos os nossos favoritos mas não seria sensato dizer quais são neste momento. Temos ainda uma segunda semifinal pela frente e portanto está tudo em aberto. O que pensarão os outros concorrentes?? Vão lá fazer papel de figurantes??? Isto é um autêntico tiro no pé na credibilidade do Festival e futuramente muitos serão aqueles que pensarão duas vezes antes de concorrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:36

      " Isto é um autêntico tiro no pé na credibilidade do Festival e futuramente muitos serão aqueles que pensarão duas vezes antes de concorrer."

      Concordo a 1000000%

      Eliminar
  17. Anónimo11:45

    Se ainda alguém soubesse quem é o Janeiro para se noticiar que lançou um álbum... Quantos músicos neste país lançam álbuns e não há cobertura jornalística?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:36

      Muito boa pergunta.

      Eliminar
    2. Anónimo14:46

      Subscrevo. Ainda mais essa. Ou é porque é amigo do Salvador?

      Então qualquer dia temos reportagens sobre os restaurantes, os clubes, as livrarias, os supermercados que o Salvador frequenta...

      Eliminar
    3. Anónimo18:56

      Ironicamente a postcard do ano passado mostra qual é a livraria favorita do Salvador

      Eliminar
  18. Anónimo12:04

    Tem toda a razao! Esse amor à volta da cançao (bem fraca já de si) do Janeiro, não se percebe... e se juntarmos uma ajuda aldrabica da RTP a tentar que ele ganhe... entao ja nao se admite, nem sequer em Fevereiro!!!

    Boa sorte Anabela, a tua cançao é mil vezes superior.

    ResponderEliminar
  19. Jose joao13:15

    não prejudiquem a Anabela, nem o Janeiro, nem o Peu com esses vossos comentários. estes 3 maravilhosos interpretes não têm nada a ver com esta feira de vaidades que querem montar para prejudicar os 3 e as suas canções. só se deixa influenciar quem quer. são três maravilhosas canções que não me chocam nada se representarem portugal. todos temos o nosso favorito da primeira semi-final mas ainda falta a segunda.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo16:27

    Mais vale colocar um júri internacional do que continuar com esta vergonha de júri.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo19:04

    Mentalizem-se que vai ser Janeiro a ganhar o concurso, senão concordarem escolham outro país para apoiar.

    Como dizia Negreiros: "Se Dantas é português eu quero ser espanhol!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:44

      Eu acho é que já está decidido que será o Peu Madureira a representar a RTP.

      Eliminar
  22. Jose joao21:29

    o Sr Fernando Tordo, de quem sou grande admirador das suas canções, ía falar de qualquer maneira. a sua musica vai ficar para a historia da musica portuguesa e ainda bem. no entanto acho que já se esqueceu dos favorecimentos que a comunicação social fez no tempo da tourada. ninguem vai ficar influenciado porque a Anabela para além de ser uma excelente cantora é uma excelente interprete

    ResponderEliminar
  23. Apoiado a 100%,o Tordo... quando um júri revela suas preferências mesmo estando a meio da competição( no direto do rtpPlay)e a estação pública promove album de um concorrente, no timing, que foi... tá tudo dito. Na final, deveriam votar TODOS, repito, todos os distritos e não só alguns... Tou mesmo a ver que vão fazer a folha a alguém... como fizeram o ano passado.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo23:57

    Que tal fazer queixa para o Provedor do Telespetador e entupir a caixa de email com esta indecensia que é promover uns em detrimento de outros. Enfim palhaçada!

    ResponderEliminar
  25. E tem toda a razão. O rapaz das bananas anda a ser levado ao colinho pelas suas ligação próxima com o Salvador. A RTP está a promover competição desigual quando devia pautar por uma postura neutra. Assim é claro que leva 12 pontos do júri...fácil!
    Neste e no Piças é que não voto. Peu Madureira é a minha escolha!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.