Slider

[Olhares sobre o Vidbir 2018] Quem representará a Ucrânia no Festival Eurovisão em Lisboa?


Seis candidatos disputam, amanhã, o direito de representar a Ucrânia no Festival Eurovisão 2018. Quem será o grande vencedor do Vidbir 2018? Conheça a opinião do painel do Olhares.


O Palácio da Cultura de Kiev recebe, amanhã, a Grande Final do Vidbir 2018, final nacional ucraniana para o Festival Eurovisão 2018. Seis candidatos disputam o passaporte para Lisboa, sendo que a decisão está a cargo do televoto e de um painel de jurados composto por Jamala (ESC2016), Andriy Danylko (ESC2007) e Yevhen Filatov.

Quer participar  no Olhares sobre as finais nacionais? Saiba tudo AQUI.

Não perca mais tempo e conheça os favoritos do painel do Olhares sobre o Vidbir 2018:


Daniel Carvalho aposta em Tayanna e "Lelya"
A Ucrânia tem, este ano, uma final nacional com uma qualidade excelente. Acho que qualquer uma das 6 finalistas representa não só uma passagem garantida à final, mas também uma forte possibilidade de lutar, pelo menos, pelo top 10 em Lisboa, sobretudo se a apresentação em palco for bem trabalhada, o que acontece 90% das vezes com as representações ucranianas. No entanto, penso que não temos aqui a canção vencedora da Eurovisão 2018. Tendo que escolher uma favorita,  prefiro a Tayanna com “Lelya”. É um pop-folk com toques retro muito divertido, que fica no ouvido muito facilmente e que nos faz levantar logo os pés, tendo muito potencial para uma apresentação em palco excelente, quer em nível de coreografia como em nível de luzes e trabalho de câmara. A excelente voz da Tayanna é outro ponto forte desta proposta. 


Gonçalo Vieira aposta em Tayanna e "Lelya"
Dar a volta a por cima (e em bom) foi o mote da Tayanna! Após o desfecho da edição do ano passado, a intérprete apresentou este ano um dos melhores temas desta temporada do Festival  da Eurovisão. "Leyla" é das canções com melhor batida e espírito que já ouvi este ano. Ser uma canção em ucraniano ainda mais valor tem, tendo em conta que muito da magia do tema passa pela língua que dá corpo à canção. Gosto e confesso que fiquei viciado na interpretação da cantora na semifinal, onde ficou tudo perfeitamente assente no direto.


Hugo Sepúlveda aposta em Kadnay e "Beat of the Universe"
Este ano, mais uma vez, Tayanna e Melovin voltam a disputar o favoritismo na Ucrânia. Por mim, mais uma vez poderia acontecer o cenário do ano passado: ganhar outro aleatório como Kadnay ou até Vilna. Também gosto de The Erised, mas esperava mais deles. Honestamente, se for entre os dois favoritos prefiro Melovin. A apostar num vencedor, aposto em Kadnay e Beat of the Universe. Não gostei das primeiras vezes que ouvi e parece que é "too much", muita coisa a acontecer ao mesmo tempo e confusão, mas a dinâmica da actuação acabou por me convencer. Reconheço que falta alguma força no instrumental, especialmente no refrão, mas também alguns versos mais catchy. Kadnay traz uma atitude e energia mais alternativas e até têm um factor diferencial coreografado que acabam por prender a atenção e se tornar cativantes.

João Diogo aposta em Tayanna e "Lelya"
A Ucrânia tem, este ano, uma final nacional fortíssima. Tanto Tayanna como Laud, Melovin e Kadnay podem obter um bom resultado em Lisboa. Mas a minha favorita é mesmo Tayanna. Pelo segundo ano consecutivo. Apesar de “Lelya” ser muito diferente de “I Love You”, a cantora não defraudou as minhas expetativas e apresenta-nos uma grande canção, cheia de ritmo. Caso vença será a primeira vez que a Ucrânia se fará representar por uma canção na sua língua materna!

Nuno Carrilho aposta em Tayanna e "Lelya"
Surpreendentemente, a Ucrânia conquistou a proeza de ter uma das finais nacionais mais competitivas e com mais qualidade da temporada. De entre os seis finalistas, e destacando também a candidatura de Laud, há duas que estão com certa vantagem: Tayanna e Mélovin. As duas propostas têm fortes probabilidades de conquistar um óptimo resultado em Lisboa, sendo que as duas se destacam nos seus géneros musicais: "Lelya" é um pop com as raízes étnicas bem salientes, enquanto "Under the Ladder" é uma grande canção, mas que podia ser levada por qualquer país. Para Lisboa, escolheria, sem qualquer dúvida, Tayanna! Como seria gratificante a Ucrânia apresentar-se, pela primeira vez na história, com uma canção em ucraniano em Portugal!


Nuno Reis Conceição aposta em Tayanna e "Lelya"
À semelhança da final alemã, a selecção da Ucrânia para o ESC2018 tem apenas 6 canções na disputa pela vitória mas com bastante qualidade e diversidade. Foi uma luta muito renhida pelo 1º lugar do meu Top mas Tayanna e "Leila" levaram a melhor sobre "Under The Ladder" de Melovin. Gosto do ritmo, da interpretação e do facto de ser cantada em ucraniano, fugindo à hegemonia do inglês das restantes propostas. Num 3º lugar surge Laud e "Waiting", seguida de muito perto pelos Kadnay e a sua batida universal. A mais genérica de todas, "Heroes" pelos The Erised, surge em último lugar.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 7 comentadores:

1.º Tayanna - "Lelya" - 67 pontos
2.º Mélovin - "Under the Ladder" - 49 pontos
4.º Laud - "Waiting" - 46 pontos
5.º Vilna - "Forest Song" - 45 pontos
6.º The Erised - "Heroes" - 34 pontos


Quer participar  no Olhares sobre as finais nacionais? Saiba tudo AQUI.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem e Vídeo: Google
3
( Hide )
  1. Anónimo23:33

    Vi vários comentadores dizer que há a possibilidade da Ucrânia se fazer representar pela primeira vez com a sua língua materna, mas se não me engano, em 2005, o grupo *Greenjolly* cantou o tema *Razam Nas Bahato* em ucraniano.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:33

    Vi vários comentadores dizer que há a possibilidade da Ucrânia se fazer representar pela primeira vez com a sua língua materna, mas se não me engano, em 2005, o grupo *Greenjolly* cantou o tema *Razam Nas Bahato* em ucraniano.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:57

    Gosto muito da Tayanna, Melovin e Laud. Estao as 3 incriveis e alias nao consigo escolher uma delas para mim qualquer uma delas e excelente e vai para o top 10. No entanto ao escolher era a Tayanna pela lingua.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.