Slider

[AGENDA] Conferência sobre o Festival da Canção reúne músicos e investigadores

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa anunciou em comunicado a realização, a partir do próximo dia 17, de um ciclo de debates sobre “dois dos maiores eventos musicais e televisivos em Portugal e na Europa, o Festival RTP da Canção e o Festival Eurovisão da Canção”.


O ciclo intitula-se “Eurovisions: Perspectives from the Social Sciences, Humanities and Arts” e a primeira sessão, no dia 17, junta a intérprete Adelaide Ferreira, que representou Portugal na Eurovisão em 1985, Eládio Clímaco, que apresentou vários Festivais RTP e comentou muitos certames da Eurovisão, e o jornalista Nuno Galopim, consultor da RTP para o Festival da Canção. “As conferências ‘Eurovisions’ têm como objetivo proporcionar um espaço de reflexão acerca destes dois eventos que, ao envolver milhões de pessoas – músicos, autores, técnicos jornalistas e público – assumem uma posição privilegiada no campo mediáticos, musical, social e económico”, afirma o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET‐md), da Universidade Nova, que organiza o ciclo. Quanto ao Festival RTP da canção, cuja primeira edição data de 1964 começa ahora, esclarece a mesma fonte, a ser estudado no âmbito académico, num trabalho financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e elaborado por uma equipa de investigadores do INET. Pode ver o programa AQUI.

Recorde-se que Portugal particicipou no Festival Eurovisão da Canção em 49 edições, ganhando em 2017 com a canção "Amar pelos dois" de Luísa Sobral para a voz de Salvador Sobral. Recorde todas as participações portuguesas nos dois vídeos seguintes:




Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: UL / Imagem: REUTERS / Vídeo: YOUTUBE
1
( Hide )
  1. Anónimo23:07

    Muito interessante esta iniciativa. Espero que estes debates sirvam para melhorar o FDC e que acima de tudo seja uma forma de partilhar ideias com pessoas de outros países.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.