Slider

Portugal: Dina na lista para receber um transplante de pulmão

A cantora Dina, vencedora do Festival da Canção de 1992, aguarda por um transplante de pulmão, processo moroso e que poderá nunca acontecer.

Venceu o Festival da Canção de 1992 com uma das canções mais conhecidas da música portuguesa, "Amor de Água Fresca". Um quarto de século depois, Dina abandonou a carreira artística (como pode recordar AQUI) e vive momentos dramáticos enquanto espera por um transplante de pulmão: a cantora sofre de fibrose pulmonar.

Em entrevista à TV7Dias, a cantora terá revelado que raramente sai de casa, pois só consegue respirar com um auxílio exterior, recebendo ajuda permanente de uma botija de oxigénio. "Há dias em que tenho medo... não é medo, é pena por não usufruir mais das coisas, das pessoas que eu gosto, dos belos vinhos tintos que já não vou beber. Viver é muito bom, mas viver com qualidade é melhor ainda" afirmou, revelando que já está inscrita numa lista para poder receber um transplante de pulmão. No entanto, a cantora está consciente de que se trata de um processo moroso e poderá até nunca acontecer: "Uma pessoa não pode estar sempre a pensar nisto, nem dramatizar".
Mais tarde, num post publicado na sua conta de facebook, Dina escreveu: "Há dois anos, trouxe a público o meu problema de saúde, uma fibrose pulmonar. Sim estou em lista para transplante. Ponto final no assunto. Eu tenho orgulho no meu percurso/carreira, considero-me uma pessoa forte, vou ultrapassar este problema!"

Recorde-se que Dina participou por diversas vezes no Festival da Canção: Em 1980, com "Guardado em mim" (ouça AQUI), conquistou o prémio revelação, apesar de ficar classificada em 8.º lugar. Dois anos depois, volta ao certame com as canções "Em segredo" (Ouça AQUI) e "Gosto do teu gosto" (AQUI) , classificando-se em 8º e 6.º lugar. E em 1992, finalmente a vitória com "Amor d'água fresca", representando depois a RTP na Eurovisão em Malmö, Suécia. Recorde esse momento: 



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Flash, Facebook / Imagens: CMLisboa / Vídeo: Youtube
5
( Hide )
  1. Ricardo Alves15:53

    Espero que recupere. Gosto muito da Dina

    ResponderEliminar
  2. Não fazia idéia .que o Universo seja generoso com ela e que possa voltar a viver e a apreciar as pequenas coisas da vida.
    O melhor para ti Dina

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:54

    Dina... Faltam as palavras. Que a Força esteja contigo, linda! Coragem!! Namasté.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:59

    A Dina participou também no Festival da Canção de 1996, se bem só como compositora: https://www.youtube.com/watch?v=qVGl6JkfOS4

    ResponderEliminar
  5. Rui Ramos22:00

    Que notícia triste. Espero que recupere rápido e bem

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.