Slider

ESC2018: Geórgia leva à Eurovisão canção na língua nativa pela primeira vez

Mikheil Misho Javakhishvili, vocalista do grupo IRIAO, revelou alguns pormenores sobre a canção da Geórgia no Festival Eurovisão 2018: "Está a cargo de David Malazonia e será melódica, simples e memorável".


Escolhidos internamente pela emissora estatal da Geórgia, o vocalista do grupo de etno-jazz IRIAO, Mikheil Misho Javakhishvili, revelou alguns pormenores sobre a preparação do grupo para o Festival Eurovisão 2018. "A canção está a cargo de David Malazonia e será melódica, simples e memorável" revelou o vocalista, realçando que "muitas vezes a classificação é decidida pelos efeitos especiais em vez do desempenho vocal". 

Contudo, para Mikheil, as palavras de Salvador Sobral após a vitória em 2017 são 'o caminho a seguir': "O Salvador Sobral ganhou sem efeitos especiais e após a vitória disse que a música não são fogos-de-artíficio, mas sim sentimentos. E os sentimentos ganharam! Os efeitos já não são o principal. A organização deste ano está a apostar que a música seja o elemento principal. Na minha opinião, devemos mostrar algo realmente nosso".

Ao contrário de anos anteriores, a emissora georgiana não fará nenhum concurso para eleger a canção que vai ao Festival Eurovisão: "Estão a ser criadas diversas versões da nossa canção. Há dias ouvimos todas e acho que estamos no caminho certo. (...) Um dos objetivos é que a canção tenha vida após a Eurovisão, tal como teve "Amar Pelos Dois"" afirmou, revelando que poderá ser a primeira vez que a Geórgia participa com um tema interpretado, totalmente, em georgiano: "A GPB pediu-nos e foi também uma exigência nossa: cantar em georgiano. Mas talvez haja algumas frases em inglês, para que o significado chegue a todos.". A canção deverá estar pronta até ao final do mês, sendo que o grupo viajará para Portugal em fevereiro: "Iremos a Portugal gravar o nosso postcard em meados de fevereiro. Estamos ansiosos para começar a trabalhar".



Estreante em 2007, a Geórgia participou em 10 edições do Festival Eurovisão, tendo apenas falhado a edição de 2009, visto ter retirado a sua candidatura depois da mesma ter sido recusada pela EBU/UER. O 9.º lugar alcançado em 2010 e 2011 por Sopho Nizharadze e Eldrine, respetivamente, é o melhor resultado do país, sendo que o 15.º (e último) lugar na semifinal de 2014 foi o pior resultado da sua história. Em Kiev, o país foi representado por Tamara Gachechiladze e "Keep the Faith", terminando em 11.º lugar com 99 pontos, a 16 do apuramento. Recorde a atuação de seguida:


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCKAZ / Imagem/Vídeo: eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo20:06

    Visionary Dream, Warrior e Midnight Gold são para já as melhores canções georgianas. De Keep The Faith não gostei lá muito e ainda bem que não passou à final. Vamos a ver o que nos trazem os Iriao! À partida têm tudo para trazer um canção que me agrade, eu que me pélo por tudo o que é étnico, e gostei de algumas das atuações deles que vi no youtube. Mas a polícia do bom/mau gosto já declarou que o estilo de música deles não presta para a Eurovisão, por isso duvido muito que a Geórgia se consiga apurar para a final. Vamos a ver!

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.