Slider

[DIRETO] Acompanhe a Cerimónia de Insígnias e o Sorteio de Alocação nas Semifinais

Bom dia! Realiza-se hoje a Cerimónia de Insígnias e o Sorteio de Alocação nas Semifinais do Eurovision Song Contest 2018. Acompanhe todos os acontecimentos do dia neste artigo, atualizado minuto a minuto.

Tem lugar hoje às 12 horas (hora de Lisboa), o sorteio de alocação nas semifinais do Festival da Eurovisão 2018. Ficaremos a saber em que semifinal ficará cada país, em que parte dessa semifinal e também em que semifinal votarão os BIG5 e o país anfitrião, Portugal. Ainda antes deste sorteio, ocorre a Cerimónia de Insígnias, onde o presidente da Câmara Municipal de Kiev passará o testemunho ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A cerimónia ocorre nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, onde está uma equipa do ESCPORTUGAL pronta a trazer-lhe todas as novidades. A RTP terá também uma programação especial para celebrar este dia, que terá início às 10h00 (hora de Lisboa) e se prolongará até ao início do Jornal da Tarde. Durante a tarde, o programa "Eurovisão Dia 1" continua das 14h44 às 17h30 (hora de Lisboa).

AO MINUTO

10h00 - A programação especial da RTP está prestes a começar. O canal público emitirá um programa especial que contará com a presença, entre outros, de Carlos Mendes, Telmo Miranda e Carla Ribeiro.

10h30 - Os primeiros momentos do programa "Eurovisão Dia 1" contaram com a presença de Gonçalo Madaíl, diretor criativo do Festival Eurovisão, uma viagem aos local de trabalho da equipa de produção do evento e uma interpretação de Waterloo. Foi ainda feita a primeira ligação em direto à Câmara Municipal de Lisboa onde Sílvia Alberto explicou o que se passará no dia de hoje.

10h34 - A Praça do Município está engalanada. Veja as imagens da equipa do ESCPORTUGAL no local:


10h50 - Carlos Mendes, representante português em 1968 e em 1972, é o próximo convidado. O cantor partilha alguns momentos das suas aventuras eurovisivas e anunciou um novo álbum, onde revisitará os seus temas mais conhecidos. O momento termina com Carlos Mendes a cantar ao piano.

11h10 - O programa segue com entrevistas à equipa de produção da Eurovisão 2018, com especial enfâse aos elementos estrangeiros. Ola Mezig e Florian, criador do palco, foram dois dos entrevistados.

11h20 - Nuno Galopim é o convidado que se segue. O expert musical explica o que acontecerá no dia de hoje e as suas expectativas para a Eurovisão 2018. A conversa muda depois para a Eurovisão 2017 que Nuno Galopim viveu de perto. O colaborador da RTP fala da forma como viveu toda esta experiência.

11h45 - Tozé Brito é o último convidado da manhã. Para além de recordar Dai-li-Dou, Tozé Brito fala do Festival da Canção 2017 onde foi membro do júri. Fala-se ainda da influência de Salvador Sobral no concurso europeu e do impacto que a Eurovisão terá em Portugal e em Lisboa.

11h55 - Se não poder acompanhar o sorteio de alocação nas semifinais pela emissão da RTP1, pode fazê-lo através do livestream da Eurovision.tv, ou do RTP Play AQUI.


12h00 - Começou a cerimónia de insígnias e o sorteio de alocação nas semifinais!

12h05 - A cerimónia começa com as apresentadoras do ESC2018 a darem algumas dicas sobre o que fazer em Portugal. Segue-se uma apresentação da cidade de Lisboa.

12h15 - Segue-se um discurso de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e de Vitaliy Klitschko, presidente da Câmara Municipal de Kiev. Fernando Medina realçou a importância deste momento para a cidade de Lisboa e Vitaliy desejou a melhor das sortes ao seu congénere português. De seguida são entregues as chaves da Eurovisão.

12h25 - Gonçalo Reis, presidente da RTP, assegura que tudo está a correr como previsto.

12h26 - De realçar a presença na sala de elementos da Embaixada da Ucrânia em Portugal, do Ministro da Cultura de Portugal e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

12h27 - Ola Sand, supervisor executivo do ESC2018, dá início ao sorteio.

12h28: Filomena Cautela e Sílvia Alberto abrem os envelopes dos Big 5 e pais anfitrião, ficando assim definida qual a semifinal que cada país terá de transmitir e votar.

Aproveitamos para referir que a RTP irá transmitir em direto ambas as semifinais e a grande final, a 8, 10 e 12 de maio, sendo que os portugueses poderão votar apenas na semifinal 1.

12h31 - Arranca o sorteio de alocação dos países pelas duas semifinais

1.ª semifinal 1.ª parte
Bielorrússia - Bulgária - Lituânia - Albânia - República Checa - Bélgica - Islândia - Azerbaijão - Israel - Estónia

1.ª semifinal 2.ª parte 
Suíça - Finlândia - Áustria - Irlanda - Arménia - Chipre - Croácia - Grécia - ARJ Macedónia

2.ª semifinal 1.ª parte
Rússia - Sérvia - Dinamarca - Roménia - Austrália - Noruega - Moldávia - São Marino - Holanda

2.ª semifinal 2.ª parte 
Montenegro - Suécia - Hungria - Malta - Letónia - Geórgia - Polónia - Eslovénia - Ucrânia

Assim, ficou definida em que semifinal cada um dos países irão participar. A ordem exata de atuação será definida, mais tarde, pela produção do programa.



 12h50: Sílvia Alberto fala em direto com o ESCPORTUGAL




Segue-se Filomena Cautela, a falar em direto com o ESCPORTUGAL através de smartphone:



Termina aqui o direto da RTP e este nosso artigo especial. Durante o dia de hoje, e nos próximos, diversos conteúdos do ESCPORTUGAL serão partilhados com os nossos leitores.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: YOUTUBE
2
( Hide )
  1. Que raiva, tudo bloqueado no Brasil, assim perdo interesse no Eurovision a cada ano que se passa.

    ResponderEliminar
  2. ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.