ESC2018: Espanha volta a apostar no castelhano no Festival Eurovisão em Lisboa


A gala da Operación Triunfo que será utilizada como final nacional de Espanha para o Festival Eurovisão 2018 apenas contará com temas interpretados em castelhano, confirmou Tinet Rubira, diretor da Gestmusic Endemol Shine.

Em resposta a perguntas de eurofãs no Twitter, Tinet Rubira, diretor da Gestmusic Endemol Shine, revelou que a gala da Operación Triunfo que será utilizada como final nacional de Espanha para o Festival Eurovisão 2018 apenas contará com temas interpretados em castelhano. Sem entrar em grandes detalhes, Tinet garantiu que a produção deu prioridade aos compositores de temas em espanhol, realçando que "um grande tema em inglês deixa de o ser quando é interpretado por uma pessoa que não domine o idioma". 





De realçar que, em 57 participações no Festival Eurovisão, Espanha apenas enviou uma candidatura inteiramente em inglês, Barei com "Say Yay" a Estocolmo, o que causou uma grande polémica no país. Contudo, em sete ocasiões, o país apostou em candidaturas bilingues.

Estreante em 1961, Espanha conta com 57 participações no Festival Eurovisão, tendo sido o primeiro país a conquistar duas vitórias consecutivas (1968 e 1969). Além das duas vitórias, o país conta também com quatro segundos lugares e um terceiro posto, bem como 21 posições no top10 do certame, a última delas em 2014. Manel Navarro representou Espanha no Festival Eurovisão 2017 com a canção Do It For Your Lover, conquistando a pior classificação da história do país: na grande final, o cantor obteve a 26.ª (e última) classificação com apenas 5 pontos, todos oriundos do televoto de Portugal. Recorde, de seguida, a atuação:

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Twitter / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

2 comentários:

  1. Anónimo21:09

    E se alguem quiser cantar em catalao? Sera banido como em 1969?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:00

    Ou em galego, ou em basco, ou em asturiano?

    ResponderEliminar