Slider

[ACONTECIMENTO] Recorde connosco os acontecimentos mais marcantes de 2017


Seis acontecimentos disputam o título de Acontecimento do Ano 2017 na votação do ESCPortugal. Conheça melhor os seis selecionados e saiba como votar nos seus favoritos.

Depois da eleição de O Regresso de Portugal à Eurovisão (2013), Vitória de Conchita Wurst em Copenhaga (2014), Retirada de Portugal do Festival Eurovisão (2015) e Abertura do Festival RTP da Canção a temas em inglês (2016), eis chegado o momento de eleger o Acontecimento do Ano 2017. Seis acontecimentos foram nomeados pela equipa do ESCPORTUGAL, sendo que apenas um poderá ser o vencedor.

Conheça melhor os seis acontecimentos na disputa e saiba como votar AQUI:

Com o intuito de ajudar as populações afetadas pelos incêndios que deflagraram em Pedrogão Grande e nas zonas limítrofes, o concerto "Juntos Por Todos", iniciativa civil, co-produzida pela Sons em Trânsito, Nação Valente, MEO Arena, Blueticket, RTP, SIC e TVI, encheu o atual Altice Arena, contando com a participação de largas dezenas de artistas. AGIR, Carlos do Carmo, Diogo Piçarra, Jorge Palma, Luísa Sobral, Rita Redshoes e Salvador Sobral foram alguns dos participantes no concerto que teve emissão conjunta simultânea (pela primeira vez...) dos três canais generalistas portugueses e arrecadou mais de 1 milhão de euros.


Ainda em 2016, a Rússia havia contestado a vitória da Ucrânia em Estocolmo, alegando ter sido violada a regra que impedia a presença de conteúdo político nas canções. No entanto, apesar do conflito armado entre os dois países, a Rússia confirmou a presença em Kiev, selecionando internamente Yulia Samoylova. Dias depois do anúncio, a Ucrânia proibiu a entrada da cantora em solo nacional visto que Yulia havia cantado na Crimeia, território disputado pelos dois países, o que violava a Constituição ucraniana. Após ameaças de boicote e de tentativas de "participação por satélite", a Rússia abandonou a competição e os dois países foram sancionados pela EBU/UER.


Participante no certame infantil em 2006 e 2007, a RTP decidiu, em 2017, regressar ao Festival Eurovisão Júnior, edição que foi realizada em Tbilisi. Cinco jovens escolhidos pela emissora disputaram o direito de representar Portugal na competição com "Youtuber", tendo a vitória recaído sobre Mariana Venâncio. Na capital da Geórgia, a candidatura portuguesa recolheu 54 pontos, fruto do 10.º lugar na votação online e o 16.º lugar no júri, terminando em 14.º na geral, entre 17 países, sendo a melhor classificação de sempre de Portugal no formato.


Depois de 48 participações sem qualquer presença no top5, Portugal conquistou, em Kiev, a tão desejada vitória no Festival Eurovisão."Amar Pelos Dois", de autoria de Luísa Sobral e defendida, em português, por Salvador Sobral, arrecadou a pontuação recorde de 758 pontos, tendo sido a candidatura mais votada pelo público e pelo júri. A canção de Portugal foi mesmo a favorita de 18 júris nacionais e do televoto de 12 países, tendo conquistado a dobradinha em Espanha, França, Holanda, Islândia, Israel, Lituânia e Suíça.


Apenas comparável com a chegada dos jogadores da Seleção Nacional de Futebol depois da vitória do Campeonato Europeu de Futebol ou de Simone de Oliveira que, em 1969 vinda da Eurovisão em Madrid, teve uma multidão à sua espera na Estação de Comboios de Santa Apolónia, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, encheu para receber os irmãos Sobral após a vitória em Kiev. Milhares de pessoas, munidas de cartazes e bandeiras de Portugal, marcaram presença, entoando, diversas vezes, o tema que deu a primeira vitória nacional no Festival Eurovisão, "Amar Pelos Dois".


Após as duas semifinais realizadas nos Estúdios da RTP, o Coliseu dos Recreios recebeu, 20 anos depois, a Grande Final do Festival da Canção 2017. Oito candidaturas estiveram na competição, tendo sido "Amar Pelos Dois", de autoria de Luísa Sobral e interpretada por Salvador Sobral, a canção vencedora, depois da vitória no júri nacional e o segundo lugar no televoto. Depois do triunfo, a canção que representaria Portugal em Kiev foi interpretada pelos dois irmãos, levando ao rubro a mítica sala da capital portuguesa.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.