Slider

ARJ Macedónia: MRT anuncia fim das sanções da União Europeia de Radiodifusão


A emissora estatal da ARJ Macedónia anunciou que a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) retirou as sanções impostas à MRT, algo que poderá confirmar a participação do país em Lisboa: "Os serviços da EBU estão novamente disponíveis no país".

A emissora estatal da ARJ Macedónia, MRT, emitiu, pela primeira vez desde a imposição de sanções por parte da EBU/UER, um comunicado, revelando que a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) retirou as sanções à emissora depois de uma série de reuniões. A confirmar-se as declarações da MRT, a ARJ Macedónia poderá voltar à lista de países participantes no Festival Eurovisão 2018.

"Em 2012, a nossa dívida para com a EBU/UER ascendeu para os 3,165 milhões de euros (...) Durante o período entre 1 de março de 2012 e 26 de outubro de 2017, a MRT pagou à EBU/UER cerca de 6,146 milhões, sendo que as atuais obrigações vencidas são de 1,027 milhões de euros dos quais 434 mil euros devem-se a direitos desportivos [Campeonato do Mundo de 2018 (competição e eliminatórias europeias) e Campeonato de Atletismo]" garantiu o porta-voz da MRT. "Representantes da MRT e da EBU/UER estiveram reunidos e foi decidido retirar todas as sanções contra a emissora e todos os serviços da EBU estão novamente disponíveis no país" enfatizou, deixando duras críticas ao sistema de financiamento imposto pelo Governo do país: "Devido à crise política, a receita referente à taxa de radiodifusão tem sido sucessivamente reduzida (...) Além disso, os fundos não são entregues em tempo hábil, o que faz com que a MRT seja incapaz de corresponder às dívidas e apostar em novos conteúdos atempadamente".

Até ao momento, a EBU/UER ainda não fez nenhuma declaração oficial sobre o assunto.

A ARJ da Macedónia participa no Festival da Eurovisão desde 1998, tendo participado por 17 ocasiões no certame europeu. O melhor resultado obtido pelo país remota a 2006, quando Elena Risteska e Ninanajna conquistaram a 12.ª posição em Atenas, sendo que desde a implementação das duas semifinais, o país apenas conseguiu o apuramento em 2012. Em Kiev, a ARJ Macedónia foi representada por Jana Burčeska e Dance Alone, terminando na 15.ª posição com 69 pontos, falhando o apuramento para a Grande Final pelo quinto ano consecutivo.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.