Slider

ARJ Macedónia: Associação de jornalistas exorta o Governo a resolver a dívida com a EBU/UER


A Associação de Jornalistas da ARJ Macedónia pediu ao Governo do país para que resolva o problema da dívida da emissora nacional para com a EBU/UER.

A Associação de Jornalistas da ARJ Macedónia pediu ao Governo do país para que resolva o mais rápido possível a situação entre a MRT e a União Europeia de Radiodifusão. Com mais de 500 mil euros de dívida de taxas não pagas, a emissora nacional do país foi sancionada pela EBU/UER, impedindo que a mesma tenha acesso aos conteúdos da associação e proibindo a sua participação em vários eventos, até à resolução da situação.

Para a AJM, a "possibilidade da MRT ser excluída da União Europeia de Radiodifusão" deverá ser evitada a todo o custo, argumento que a concretizar-se, a situação será um "passo atrás no processo de integração europeia" e que "prejudicará a imagem do país no estrangeiro". Num comunicado enviado para o Governo, a AJM explicou que a situação deve-se "a anos de má gestão e é o resultado de um modelo não funcional de financiamento do serviço público", recordando as situações semelhantes da Bósnia-Herzegovina e da Roménia.

O Conselho de Programação da MRT aprovou, nos últimos dias, uma resolução que solicita que o Governo do país pague a dívida da emissora à União Europeia de Radiodifusão. Contudo, se a situação não for resolvida nos próximos dias, o país ficará proibido de participar no Festival Eurovisão 2018.

A ARJ da Macedónia participa no Festival da Eurovisão desde 1998, tendo participado por 17 ocasiões no certame europeu. O melhor resultado obtido pelo país remota a 2006, quando Elena Risteska e Ninanajna conquistaram a 12.ª posição em Atenas, sendo que desde a implementação das duas semifinais, o país apenas conseguiu o apuramento em 2012. Em Kiev, a ARJ Macedónia foi representada por Jana Burčeska e Dance Alone, terminando na 15.ª posição com 69 pontos, falhando o apuramento para a Grande Final pelo quinto ano consecutivo.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.