Claudio Baglioni, diretor artístico do Festival de Sanremo 2018, anunciou algumas mudanças para a edição do próximo ano: além do regresso dos duetos, o concurso não terá expulsões ao longo da semana. 

Depois de anunciadas as datas e o diretor artístico do Festival de Sanremo 2018 (como pode recordar AQUI), a emissora italiana RAI revelou novos detalhes sobre a edição do próximo ano do certame que será utilizado como final nacional do país para o Festival Eurovisão. Em entrevista a um boletim noticioso da emissora, o diretor artístico do certame Claudio Baglioni revelou que, ao contrário dos últimos anos, não existirão eliminações ao longo da semana nas duas categorias do festival - Campioni e Nuove Proposte.

As inscrições para a principal categoria do concurso, Campioni, encerram a 6 de outubro, sendo que, este ano, a organização do festival envolveu as gravadoras no processo de inscrição, convidando as mesmas a sugerir os seus próprios artistas para a competição. Tal como nos anos anteriores, o vencedor desta categoria será convidado para o Festival Eurovisão 2018; contudo, em caso de recusa, a emissora RAI e a organização selecionarão outro dos candidatos do Sanremo 2018.

Além disso, a edição deste ano contará com o regresso dos duetos: todos os candidatos realizarão as suas inscrições enunciando 1 ou 2 convidados com quem poderão dividir o palco, sendo que a votação dessa gala contará para a votação final do concurso. Tal como no ano passado, os temas permitidos poderão ter duração até 4 minutos, algo que poderá significar que o vencedor do Festival tenha de editar a canção para cumprir as regras do Festival Eurovisão.


Participante na edição inaugural do Festival Eurovisão, Itália conta com um total de 44 participações no certame europeu, tendo vencido em duas ocasiões: 1964 e 1990. No entanto, a história do país ficou marcada por um interregno de 14 anos iniciado em 1997, tendo o seu regresso ficado marcado pelo 2.º lugar alcançado em Dusseldorf. Na última edição, Francesco Gabbani representou o país com "Occidentali's Karma", sendo apontado como o grande favorito à vitória na pré-temporada: contudo, em Kiev, a candidatura não foi além do 6.º lugar com 334 pontos, tendo recebido apenas 4 pontos do televoto português.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RAI/ Imagem: RAI /Vídeo: YOUTUBE

1 comentário(s):

  1. Anónimo16:18

    Nos anos anteriores o limite permitido para as canções a concurso foi de 3:30 min, este ano aumentou para os 4 minutos. A clara demonstração que a Rai continua a afastar qualquer interesse em vencer a eurovisão (ou pelo menos dirigir o festival nesse sentido ) e continua a formular o festival de San Remo apenas como uma festa e showcase da música Italiana. A aposta num músico e cantautor de renome para director artístico é apenas outra confirmação que a música continuará a ser a verdadeira protagonista deste um evento cultural, que segundo as declarações de Claudio Baglioni continuará a existir no formato de concurso, mas seguindo uma orientação semelhante a um festival de cinema ou literário.

    ResponderEliminar

Temas em Destaque

 
Top