Slider

Islândia: RÚV revela as regras do Söngvakeppnin 2018


A emissora islandesa RÚV abriu as inscrições para o Söngvakeppnin 2018. Todos os interessados podem enviar as suas candidaturas até 20 de outubro.

Apesar do desaire das últimas três participações no Festival Eurovisão, a emissora islandesa RÚV voltará a apostar na fórmula dos últimos anos para escolher os seus representantes. Depois de terem sido reveladas as datas do Söngvakeppnin 2018, conforme pode recordar AQUI, a RÚV revelou, esta manhã, as principais regras do certame, bem como a abertura da submissão de candidaturas.

Como nos anos anteriores, o certame contará com a participação de 12 temas, divididos entre as duas semifinais, que terão lugar no Cinema Universitário, sendo que o televoto irá eleger os três finalistas de cada eliminatória. De realçar que, nas semifinais, os temas terão de ser interpretados em islandês, sendo que na Grande Final existe liberdade linguística: contudo, em caso de vitória, o vencedor defenderá o tema em Lisboa no idioma que interpretou na final do concurso.

Apesar de não ter sido confirmado, o júri deverá fazer parte da votação da Grande Final, que será realizada no Laugardalshöll, sendo responsável por 50% da primeira ronda de votação. Depois de eleitos os dois candidatos mais votados pelo júri e pelo televoto, o público islandês selecionará quem representa o país em Lisboa.

No anúncio das regras do concurso, a emissora islandesa apelou à "diversidade" dos compositores, esperando "receber candidaturas de vários tipos de música". As inscrições estão abertas AQUI até dia 20 de outubro, sexta-feira, não tendo sido revelada a data de anúncio dos 12 semifinalistas do evento. Além disso, foi revelado que o vencedor receberá um total de 3 milhões de coroas islandesas (cerca de 23 mil euros), o triplo do valor do ano passado.

Estreante em 1986, a Islândia conta com 30 participações no Festival Eurovisão, destacando-se os dois segundos lugares de 1999 e 2009: Selma perdeu o título por apenas 17 pontos, enquanto Yohanna ficou a 169 pontos do triunfo. Svala representou a Islândia no Festival Eurovisão 2017 com "Paper", terminando a competição na 15.ª posição com 60 pontos, sendo que Portugal não lhe atribuiu qualquer pontuação. Recorde a prestação de seguida:


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RÚV / Imagem e Vídeo: eurovision.tv
1
( Hide )

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.