Slider

Estónia: Revelado o regulamento da próxima edição do Eesti Laul


A emissora estatal da Estónia abriu as inscrições para o Eesti Laul 2018, certame que assinalará o 10.º aniversário na edição deste ano. A Grande Final do concurso acontecerá a 3 de março.

Depois da polémica em torno de duas inscrições enviadas antes do prazo (AQUI), a emissora estatal da Estónia, a ERR, revelou, através das redes sociais, que as inscrições para o Eesti Laul 2018 já estão abertas. Abertas até 1 de novembro, as inscrições estão destinadas aos "melhores compositores e músicos da Estónia", sendo que os compositores estrangeiros também podem participar desde que em colaboração com compositores nacionais e/ou residentes no países.

Tal como as edições anteriores, o Eesti Laul 2018 será composto por duas semifinais (10 e 17 de fevereiro) e uma Grande Final (3 de março) e contará com a participação de 20 semifinalistas, sendo que apenas dez disputarão o direito de representar a Estónia em Lisboa.

Além disso, a emissora da Estónia realçou a comemoração do 10.º aniversário do Eesti Laul, certame utilizado como final nacional desde 2009 em substituição do Eurolaul, sendo espectável que grandes nomes do panorama musical do país marquem presença no concurso como convidados especiais. De entre as 9 participações do país desde a instauração da final nacional, o país marcou presença em 5 finais, destacando-se o sexto lugar de Urban Symphony e Ott Lepland em 2009 e 2012, respetivamente, e o sétimo de Elina Born & Stig Rästa em 2015.

Estreante em 1994, a Estónia participou em 23 edições do Festival Eurovisão, registando uma vitória (2001), um terceiro lugar (2002) e 14 presenças na Grande Final, a última delas em 2015. Em Kiev, o país foi representado por Koit Toome e Laura com o tema "Verona" na segunda semifinal do Festival Eurovisão 2017. Contudo, ao contrário das previsões, a dupla falhou o apuramento para a Grande Final, terminando a semifinal na 14.ª posição com 85 pontos. Recorde a participação de seguida:



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix /Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.