Slider

[ZONA DE DISCOS #2] Luciana Abreu - “Luciana Abreu”


Nesta nova rubrica do ESCPORTUGAL, analisamos os álbuns que forem lançados por artistas, portugueses e estrangeiros, que participaram no Festival da Canção. O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.

Luciana Abreu - Luciana Abreu (2017)


Data de lançamento: 23 de junho de 2017
Nota: 7.5/10

A nível visual, e perante a falta de referências nacionais, a crítica tenderá incluir (erradamente) Luciana Abreu no lote de artistas populares, algures entre Ruth Marlene e Ana Malhoa. No entanto, no campo vocal Luciana ganha pontos e, no terreno musical, a eterna Floribela tenta aproveitar a onda tão internacionalmente em voga do Reggaeton-pop, liderada pelos êxitos atuais à escala mundial de Luís Fonsi, Shakira e Enrique Iglésias, não esquecendo as batidas Kizomba. É assim que se poderá sintetizar o resultado do parto difícil do primeiro álbum em nome próprio de Luciana Abreu.

Para quem tinha esperanças de um El Dourado para o mercado português, ficará altamente decepcionado. ‘Luciana Abreu’, o álbum, tem, no entanto, um público-alvo bem definido, e gostando ou não, todo o registo transpira sucesso comercial, isso se tiver uma boa promoção e cair nas graças de quem comanda os vários meandros da indústria. Como pontos fracos, destacam-se as algumas fracas letras em português, nomeadamente do tema “Aquece-me” ( não, não é fácil escrever uma boa letra pop em português) e a ausência do single “Dói Demais”. Como destaques, o novíssimo single “Sunshine” e o sensual / erótico “Holalá”.

Luciana Abreu podia ter sido, há já vários anos, a coqueluche da pop nacional, mas num país sem uma indústria pop e uma crítica pseudo-intlectual, entre outros aspectos, assistiu-se a esta larga espera, uma longa espera, mesmo para quem anda a dar constantes provas do seu talento em várias vertentes artísticas , sempre com enorme sucesso, há mais de uma década. Estranho? Sim, mas isto será tema para um próximo artigo…

O álbum foi lançado há quatro semanas e, desde então, tem estado entre os discos mais vendidos em Portugal, tendo apresentado o seguinte percurso: #24; #21; #25 e #42.

Temas destacados por Carlos Carvalho: “Holalá” e “Fado Maria José”.

Os vídeos:

 Luciana Abreu (feat Daniel Santacruz) - Tu e Eu

  

 Luciana Abreu - El Camarón


Luciana Abreu – Sunshine

  

 A ver: Luciana Abreu - programa Queridas Manhãs (Junho de 2017)




Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIAO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
2
( Hide )
  1. Ricardo Alves01:01

    Muito bem escrito.
    A Luciana podia ser uma estrela internacional, mas nasceu no país dos invejosos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:24

    adoro todas as musicas!!!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.