Slider

[ESPECIAL] Quem serão os compositores convidados para o Festival da Canção 2018?


A RTP irá revelar brevemente os nomes dos compositores convidados para participarem no Festival da Canção 2018. Quem serão os músicos escolhidos? Revelamos, esta noite, 20 nomes que poderiam constar da lista da RTP.


O Festival da Canção 2018 será composto por 20 canções, de autoria de outros tantos compositores. Destes, 17 foram convidados pela RTP, um foi convidado por Salvador Sobral e dois outros resultarão de concurso público aberto até 15 de setembro. Recorde as regras AQUI.

Esta noite, iremos destacar 20 nomes de compositores portugueses, potenciais participantes da edição de 2018 da seleção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção, pela primeira vez sediado em Portugal:

Miguel Araújo

Um dos artistas mais completos da nova geração, destacando-se como compositor, letrista, cantor e músico, sendo bem sucedido em cada uma destas vertentes que compõe a sua multi-facetada e eclética carreira. "Um dos melhores fabricantes de canções que o país viu surgir este século" escreveu o Expresso. Compõe para si próprio, mas também para outros artistas, como António Zambujo.

 



Paulo Furtado
  

The Legendary Tiger Man é um nome artístico de Paulo Furtado, vocalista e músico blues português, num estilo de Homem-orquestra. O seu álbum mais aclamado terá sido “Femina”, em 2009, que inclui canções com Asia Argento, Peaches, Maria de Medeiros, Rita Redshoes, entre outros.

   


Bernardo Costa


Mais conhecido como Agir, é compositor desde os 12 anos de idade. Agir herdou dos pais a paixão pelas artes performativas, mas é na música que prefere viver. Em nome próprio é um dos mais sucedidos artistas nacionais. Como compositor, já compôs para artistas tão diversos como Rita Guerra, Carolina Deslandes e David Carreira.






André ViaMonte

André é musicoterapeuta. Já recebeu elogios do compositor Kevin Murphy, da ‘talent hunter’ e produtora americana Cindi Avnet, do produtor italiano Michele Ferrero ou da portuguesa Mariza que afirmou que “Portugal não está preparado para esta voz”. Apresentou há um ano o seu álbum de estreia "Via", com letras e músicas de sua autoria.






Tiago Machado

Em paralelo ao estudo do piano, Tiago Machado tem efetuado inúmeras composições para artistas consagrados, de onde se destaca o tema "Ó gente da minha terra", interpretado por Mariza, que lhe valeu um 'Urso de Prata' no Festival de Cinema de Berlim. Além desta obra, Tiago Machado já efetuou composições como "Melhor de Mim", também interpretado por Mariza," O Homem do Saldanha" interpretado por Carlos do Carmo e Marco Rodrigues, "Alguém me ouviu", pelo rapper Boss AC, entre muitas outras. Participou no FC2008. Lançou recentemente um álbum a solo.



Rodrigo Leão 

Dono de uma das mais importantes discografias do nosso país, o músico e compositor Rodrigo Leão tem conhecido o sucesso dentro e fora de portas, facto que lhe tem permitido ter convidados de peso nos seus discos, como aconteceu com Ryuichi Sakamoto ou Beth Gibbons (Portishead). Participou ativamente na criação, nos anos 80 e 90 dos Madredeus e dos Sétima Legião. Em 2016 lançou o álbum “Life Is Long”.




Mastiksoul

Ligado ao pop, ao techno e ao house, Mastiksoul tem as suas raízes e influências divididas entre Portugal, África e França. É compositor, produtor e DJ. Trabalha com uma sem número de artistas, entre os quais Mariza, Trey Songz ou Shaggy. Já demonstrou interesse público em representar Portugal na Eurovisão.

   


Bela, Basílio e Gabriel Ferreira (Ménage)

Os Ménage foram formados em 2012 pelos irmãos Bela (voz e teclado), Basílio Fernando (voz e guitarra) e Gabriel Ferreira (bateria), ingressando mais tarde no grupo mais dois elementos, Elliot Boult (guitarra) e Dave Haskett (baixo). Compõem os seus próprios temas. Estão radicados no Canadá, tendo lançado em 2015 um álbum exclusivo para o mercado português com boa crítica.






Viviane

Viviane iniciou a sua carreira, nos anos 90, como cantora e compositora na banda Entre Aspas. Colaborou depois em vários projetos, como Linha da Frente (2001), Camaleão Azul (2002) e Rua da Saudade (2009), iniciando também uma carreira a solo. Recentemente esteve na Letónia e Lituânia em concertos. 



Mikkel Solnado

A viver entre Portugal e Dinamarca, onde nasceu, é filho do falecido Raúl Solnado e da intérprete dinamarquesa Anne-Louise Schmidt. Despoletando a sua paixão pela música e com a ajuda do seu pai, Mikkel construiu o seu primeiro estúdio em casa onde aprendeu a tocar bateria. Depois de muitos anos a atuar com várias bandas de Rock e Death Metal, Mikkel começou a trabalhar na produção de “Gabriel Flies” e em 2006 esse foi o nome dado à banda a que se juntou entre 2007 e 2010. Este foi o período em que Mikkel desenvolveu a sua experiência em produção criando jingles, canções e temas para anúncios. “We Can Do Anything” foi o primeiro single que Mikkel Solnado lançou a solo. Em 2014 lançou “Daisy Chains”, o seu segundo álbum de carreira. Com hits como “E Agora?” com Joana Alegre e “Get Up” com Tom Enzy, Mikkel Solnado é um dos artistas mais requisitados nas rádios nacionais

                                                               
                                                             





                                       2.ª PARTE DO ARTIGO ESPECIAL AQUI
Dê as suas sugestões na caixa de comentários em baixo! 

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
48
( Hide )
  1. Anónimo22:33

    Excelente. Estou a gostar imenso dos nomes

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:39

    Não gosto do Miguel Araujo :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:47

      De facto nao consigo imaginar uma música dele para o Festival e se nao fosse o site mencionar nomes novos como: Menage ou Andre Viamonte iria morrer mais pobre. Neste momento a apreciar o trabalho do André Viamonte, FDX até comove isto é mais que música.

      Eliminar
  3. Anónimo23:06

    A "Primeira Dama" cantada pelo David Carreira também é escrita pelo Agir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:37

      a sério? para mim é a melhor musica do David. O estilo de musica do Agir lembra-me um pouco o Chris Brown.

      Eliminar
  4. Anónimo23:17

    Rodrigo Leão é luxo. Não sei se se adequa ao festival da canção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não sei se se adequa"... Isso simplesmente não existe. A prova é o Salvador Sobral com record histórico.

      Eliminar
  5. Ricardo Alves23:27

    Grandes nomes até agora. Gostava de ver a Leonor Andrade e o Tiago Pais Dias (amor electro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:38

      subscrevo ambos os nomes as vezes que forem precisas!!!

      Eliminar
    2. Anónimo00:38

      leonor? por favor não...

      Eliminar
    3. Anónimo02:18

      Porquê? A Leonor é muito boa compositora.

      Eliminar
    4. Anónimo05:11

      02:18 ah, erro meu então...pensei que estivesses a falar como interprete.

      Eliminar
    5. Anónimo12:52

      Como intérprete também era bom

      Eliminar
    6. anónimo 23:3823:05

      A Leonor, mesmo apesar de eu reconhecer que anda com umas maniazinhas (não querendo faltar ao respeito), a verdade é que ela como compositora até podia resultar bem... escreve em português e inglês e tudo... e não sei se já viram, mas ela regularmente até mete textos sem ser letras de musica e que são da sua autoria e a malta no geral reage bem e dizem que gostam. De resto, quanto ao Tiago Pais Dias... ainda que a voz seja da Marisa Liz, acho que o sucesso da banda fala por si, não preciso de acrescentar grande coisa.

      Eliminar
  6. Anónimo23:45

    Mastiksoul :-)

    ResponderEliminar
  7. Rui Ramos23:55

    Estes nomes são espectaculares. Vocês estão loucos? (h)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:20

    Júlio Resende tem de estar no FC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:11

      Sim, sim, por favor! Talvez possa ser o compositor convidado pelo Salvador Sobral (embora, pessoalmente, eu acredite que a Luísa queira dar uma oportunidade à Nádia Schilling, que é pouco conhecida).

      Eliminar
    2. Anónimo14:22

      Também já pensei na Nádia Schilling :)

      Eliminar
    3. Anónimo23:05

      Quem é a Nádia? Eu por exemplo não a conheço. Está ligada ao Júlio Resende/irmãos Sobral?

      Eliminar
    4. Anónimo13:44

      A Nádia Schilling é uma compositora talentosa que trabalha com o Filipe Melo (um dos músicos que trabalham regularmente com a Luísa Sobral): http://p3.publico.pt/cultura/mp3/23819/prometedora-nadia-schilling-que-ainda-nao-foi-eurovisao

      Eliminar
  9. Anónimo00:24

    Xo daqui salvador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:07

      Onde é que viste o salvador? ahaha

      Eliminar
  10. Anónimo00:43

    Tudo bom excepto Miguel Araujo. Gostava de ver o Mishlawi.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo01:13

    Quem é este Viamonte? Amigo do site? Só falta o Feist com a sua 35a balada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Alves01:17

      Pergunta à editora Farol Música e às telenovelas que passam a música dele. É um excelente nome

      Eliminar
    2. Anónimo01:30

      meu caro Anónimo 01:13, está ali tanto nome para reclamar, e você foi reclamar de um dos melhores da lista. [-(

      Eliminar
    3. Anónimo03:12

      André ViaMonte vai ser um dos nomes sonantes daqui da lista. Das melhores contribuições para a música nacional no ano passado. O álbum é algo fora do normal.

      Eliminar
    4. Anónimo03:13

      Eu tenho um álbum dele e são raros lol não encontro na fnac e o único que consegui mandei-o vir pela FNAC de Almada.

      Eliminar
    5. Anónimo03:15

      André ViaMonte?? Não conhecia que assombro de temas... completamente extasiada. Nao é música isto já é arte. Como Rodrigo Leao q tb adoro.

      Eliminar
    6. Anónimo03:21

      Bem se não fosse o Anónimo 1.13 a chamar a atenção para o nome Viamonte passar-me-ia ao lado. ESPECTACULAR! Não conhecia...

      Eliminar
  12. Anónimo01:16

    Tendo em conta artigos deste género que publicaram em anos anteriores, aposto que alguns estao no FC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:06

      exato :)) torço para que parte desta "teoria da consipração made in esc portugal" esteja certa :)

      Eliminar
  13. Anónimo01:45

    "Nunca mais te digo adeus” merecia ganhar em 2006. Mas foram as Nonstop [-(

    ResponderEliminar
  14. Anónimo02:01

    Fico satisfeito por nao irem aos nomes já batidos

    ResponderEliminar
  15. Anónimo02:21

    Tiago Bettencourt, David Fonseca, são tantos que gostaria de ver..

    ResponderEliminar
  16. Anónimo02:41

    Isaura, The Happy Mess, Vaarwell etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Alves08:33

      A letrista dos happy mess esteve este ano no fc. O compositor ê um jornalista e pivot da sic... duvido que esteja na lista

      Eliminar
  17. Anónimo10:04

    O melhor compositor, sem dúvida, é o Miguel Araújo. Ele nunca aceitaria interpretar (já o disse publicamente), mas é era giro ver o Mário Marlon Brandão (vocalista dos Azeitonas), por exemplo... tem excelente presença em palco. Ou a Joana Almeirante (a moça que o acompanha nos concertos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Alves13:16

      AQqui fala-se em compositores e nao interpretes. O Miguel Araujho ja disse que chorou com a vitoria do Salvador e isso inspirou-o muito a compor

      Eliminar
    2. Anónimo13:34

      Sim, claro, o Miguel Araújo até interrompeu o concerto que estava a dar na noite de 13 de maio, para fazer um direto para a RTP... em palco! Estava genuinamente eufórico com a vitória. Mas ele não se considera um cantor e há mesmo uma crónica dele na Visão, onde dá a entender que terá recusado o convite no ano passado.

      Eliminar
  18. Era logo Timbaland para ganhar outra vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:27

      Timbaland? Daqui a nada queres os Timebelle xD

      Eliminar
  19. André Viamonte é uma óptima surpresa... Parabéns André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:53

      Nao conhecia. (h) (h) (h) (o) Gostei imenso.

      Eliminar
  20. Anónimo22:08

    ANDRÉ VIAMONTE 🎉🎉 SIM SIM SIM APOSTEM NELE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:52

      Era tão bom que o Viamonte fosse as músicas dele são de encher a alma. :))

      Eliminar
  21. Anónimo03:27

    André ViaMonte... Vi agora alguns vídeos genial. Embora é muito pouco conhecido. Duvido que o chamem é demasiado bom e com um registo demasiado alternativo para festival.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.