Slider

[ESPECIAL] Quem irá receber o Festival Eurovisão 2018? Conheça a cidade de Gondomar


Gondomar é uma das cidades portuguesas na corrida para receber o Festival Eurovisão da Canção de 2018, tal como avançou o presidente da RTP. Neste artigo, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre uma das potenciais cidades anfitriãs da competição europeia.


A CIDADE
Com achados que revelam a presença humana desde a pré-história, a exploração das minas de ouro em regiões e a posição estratégica do Crasto comprovam a permanência dos Romanos na região. Porém, a denominação Gondomar é atribuída ao rei visigodo Gundemaro que, em 610, terá ali fundado um Couto. O primeiro foral remonta a 1193, tendo sido atribuído por D.Sancho I, que, mais tarde, foi confirmado pelo seu filho, o rei D.Afonso II, tendo "feito honra de Gondomar" a D.Soeiro Reymondo.



Em 1515, no reinado de D. Manuel I, foi outorgado o segundo foral ao Município de Gondomar, tendo as terras sido doadas a D. Margarida de Vilhena. Nos séculos seguintes, o julgado de Gondomar passou por diversas modificações a nível de estatuto e demarcação, culminando com a incorporação de diversas freguesias em 1868, sendo que, apenas em 1927, a sede do concelho, São Cosme, foi confirmada como Vila de Gondomar. Em 1991, Gondomar ascende a cidade.



TRANSPORTES
Com a proximidade à cidade do Porto (são cidades contíguas), Gondomar dispõe de diversos acessos rodoviários: destaca-se a IC29, com ligação à Via de Cintura Interna (VCI) facilitando o acesso ao Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, e a A43 que permite o rápido acesso à rede nacional de auto-estradas. Além disso, grande parte da cidade é servida pela rede de transportes Gondomarense e pela STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) com carreiras regulares com início e termo no Porto.


A nível ferroviário, Gondomar é servida pela CP através da linha férrea do Norte, com estação em Rio Tinto. Próximo de Valbom, já no concelho do Porto, encontra-se a Estação Ferroviária Internacional de Campanhã, enquanto que o Metro do Porto chega até Fânzeres, a 5km do centro da cidade de Gondomar.

Apesar de remota, ainda existe a possibilidade de chegar a Gondomar pelo rio: a cidade dispõe de vários ancoradouros ao longo do curso do Douro, dispondo ainda de duas marinas. Entre a freguesia da Lomba e a União das Freguesias de Melres e Medas existe um serviço de Táxi-boat que efetua travessias regulares.

O QUE VISITAR
A diversidade e a riqueza do seu património artístico, de lazer, histórico e cultural são algumas das razões que convidam a visitar Gondomar. O Rio Douro que ocupa 30 km de área do concelho é um dos ex-líbris da cidade, aliado à herança agrícola de Gondomar que se desenvolveu nas suas margens.



As igrejas com talha dourada e ricos azulejos também ocupam grande destaque no turismo da cidade, destacando-se também a Estação de Caminhos de Ferro de Rio Tinto. A Capela Santo Isidoro, que coroa o Monte Crasto, oferece uma vista panorâmica sobre toda a região do concelho.


A Casa Branca de Gramido, local onde foi assinada a Convenção de Gramido, em 1847, e que pôs fim à guerra civil, é outro dos pontos de interesse do concelho, juntando-se a outros solares seculares: Solar da Casa de Montezelo, Solar da Bandeirinha e a Casa Grande, em Melres.

Com mais de 2 mil desenhos de Júlio Resende, a Fundação Júlio Resende (ou Lugar do Desenho) também é outro dos destaques do município, bem como a Fundição dos Sinos, uma das duas únicas fábricas que produzem sinos em Portugal.

Contudo, podemos olhar para o exemplo da Eurovisão 2010: apesar da Eurovisão ter sido sediada em Oslo, a arena localizava-se noutro município. O que mesmo aconteceria aqui: Gondomar está literalmente dentro do Porto, por isso, não se deve distinguir uma da outra. 


ALOJAMENTOS
Continuando na mesma linha de rumo, não podemos dissociar Gondomar de toda a cidade do Porto. O número de camas ultrapassa as 15.000, contudo, o número de alojamentos começa a ser escasso para a procura habitual do boom turistico da região do Porto. Diversos hotéis e hostals estão em construção na região, havendo um previsível aumento do número de camas nos próximos meses.



ARENA
Projetado pelo arquitecto Siza Vieira e considerado um dos maiores espaços fechados do género em Portugal, o Multiusos de Gondomar Coração de Ouro será, provavelmente, a sede do Festival Eurovisão 2018 em caso da escolha da cidade para o certame. Inaugurado em 2007, o pavilhão tem uma capacidade máxima de 4400 espectadores nas 4 bancadas, sendo que, em concertos com o público em pé, a capacidade sobe para os 8 mil espectadores.




Equipado para receber televisões, rádios e jornais, a estrutura estende-se para outros edíficios, possuindo salas para congressos, audiências e até um Pavilhão Desportivo, com dimensões internacionais, habitualmente designado Pavilhão de Aquecimento nas competições desportivas. No exterior, o recinto oferece mais de 700 lugares de estacionamento, estando situado junto à saída o IC29, a cerca de cinco minutos do centro da cidade do Porto.


Fique atento aos próximos artigos e conheça as restantes cidades 

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPortugal; Wikipédia; Wikitravel / imagens: Google
22
( Hide )
  1. Já se sabe a data em que será anunciada qual das cidades vai receber a Eurovisão 2018?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:54

    Gondomar é Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gondomar e Porto são cidades diferentes. Gondomar faz parte do distrito e da área metropolitana do Porto

      Eliminar
    2. Rui Ramos11:37

      Para um estrangeiro, quando aterra no aeroporto francisco sa carneiro está a aterrar no Porto. Quando vai conhecer as caves do vinho do Porto, (que se localizam em Gaia) tambem está a visitar o Porto. Quando vai ver um concerto a Gondomar, tambem está no Porto.

      Quando está em paris e em londres, possivelmente não imagina os municipios quie percorre!!

      Eliminar
  3. Anónimo22:25

    Excelente artigo

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:20

    Gosto muito xe ver esta promoçao as nossas cidades com artigos interessantes. Sou adepto de que haja um concurso apesar de na minha opiniao a escolha ser obvia...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:46

    Excelente! Como querem gastar o minimo dinheiro possível, convido o presidente da RTP e toda a comitiva a passar aqui no Varatojo, a 10 minutos de Torres Vedras! Tenho aqui um barracão com porcos, mas posso colocá-los ao ar livre durante o mês do evento. Penso que tem todas as condições tecnológicas para uma grande produção televisiva... Os únicos problemas são que eu só tenho uma tomada de 220 volts para ligar todos os equipamentos, e o telhado é um bocado baixo, mas isso tento levantar um bocado com um escadote. No que diz respeito ao palco, posso falar com um primo meu que fez o palco da banda Xeques, e ele resolve isso em madeira ou pvc! O rapaz é bastante profissional! Tenho um quarto de visitas com 3 camas que da para deitar 3 comitivas, as restantes podem deitar-se na sala multiusos da associação. Tenho uma tia minha que restaurou uma Nossa Senhora na Igreja de N. SRA das Dores, por isso peço-lhe para fazer o logotipo e toda a imagem! Ela tem talento UPA UPA. Penso que por 300 e poucos euros fazemos isto! Também já perguntei ao lar de N. SRA dos Passos e os residentes também ajudam a decorar o barracão! Espero que isto chegue a quem de direito! Ps: Se for preciso mais energia falo com o António da junta e talvez ele arranje uns geradores a gasoleo agricola. Tenham uma boa noite! Juntos vamos conseguir! JUNTOS SAMOS MAIS FORTES!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis Andre Santos23:35

      Em 1993 não foi muito diferente, em Millstreet ;)

      Eliminar
    2. Anónimo02:08

      É realmente pra rir estas candidaturas da tanga... Perda de tempo e perda de dinheiro.

      Mas na verdade ninguem acredita nisto, porque tanto a RTP como a estrangeirada, sabe perfeitamente que está escolhido o sítio há muuuuito tempo.

      Eliminar
  6. Anónimo05:03

    Acho muito lindo que queiram mostrar-se disponiveis para receber a Eurovisão, mas há que ter em conta tudo o que envolve, principalmente em termos de necessidade de redes de transportes eficazes (nem as de Lisboa são, mas enfim) para receber a malta toda que vem atrás; a oferta cultural, etc etc...uma Eurovisão numa desta cidades pequenas ( e estou à vontade para falar porque também sou de uma) tinha tudo para dar fiasco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:41

      Noutro país era possível... Aqui, jamais. Até em Lisboa vão ter de fazer reestruturações, quanto mais nas outras....

      Eliminar
    2. Anónimo03:06

      em redes de transporte de Lisboa não é eficaz??? ahahaha... Primeiro, Meo Arena+Pavilhão Portugal+Sala Tejo+FIL = provavelmente dos melhores espaços conjuntos do mundo para acolher grandes eventos... O aeroporto internacional principal está a 5 minutos de metro e autocarro do Parque das Nações (nenhuma outra cidade europeia importante tem um aeroporto principal dentro ou tão perto da cidade... Tem a Gare do Oriente ao lado, para todo o país (é só reforçar os comboios como já se fez no Euro 2004 por exemplo)... Lisboa teve 13 milhões de dormidas o ano passado... Tem hoteis e alojamento mais que suficiente para toda a gente do festival, contando com a AML e arredores como Setúbal e alguma zona centro... Tem vida nocturna como poucas cidades europeias têm, tem know-out de várias organizações e eventos de sucesso desde há alguns anos... Portanto, Lisboa, está mais do que preparada para um evento destes...

      Eliminar
    3. Anónimo07:27

      O aeroporto de Lisboa é um perigo. Esta literalmente no centro da cidade. Se há um acidente de avião não sei a tragédia que vai ser. Enquanto o aeroporto não mudar de local, não é nada adequado aprovar grandes eventos para Lisboa.

      Eliminar
    4. Anónimo18:22

      Ao anônimo das 03:06 - se achas que a rede de transportes de Lisboa é eficaz, nitidamente nunca tiveste de usar a linha verde do metro, por exemplo...acredita que nem precisas de esperar pela hora de ponta para só mexeres os olhinhos

      Eliminar
  7. Anónimo08:12

    Excelente artigo era algo muito bom para Gondomar :)
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:42

      Veja se entende.... o objectivo não é ser bom para a cidade onde é feito, mas sim para o evento que se vai realizar... e não, não estou a dizer para ficarem dividas por saldar...

      Eliminar
  8. Anónimo10:38

    deve ser para rir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo02:05

      rir e bem rir... ja nao ha nada que se possa dizer para quem anda a solicitar estes sítios no meio do campo... enfim.

      Eliminar
    2. Anónimo18:05

      No meio do campo? Mas conheces por acaso?

      Eliminar
  9. Anónimo12:51

    Ou seja qualquer cidade que não Lisboa em Portugal são uma porcaria. Gondomar fica perto do Porto, cidade que recebe um fluxo de turismo enorme neste momento e que conseguiria albergar perfeitamente o fluxo necessário para uma Eurovisão. Só mesmo alguém com mente pequena é que acha que Lisboa é a única cidade moderna do país, esse centralismo de pensamento é um dos problemas de Portugal porque todos achamos que grandes eventos só podem acontecer em Lisboa.

    Curioso que revistas internacionais estão a colocar o Porto como uma das 5 cidades a visitar em todo mundo. Por questões de lazer, cultura, história, educação etc, etc. E do Porto a Gondomar de transportes público seria prático porque a distância é de 30 minutos. E de carro muito menos( cerca de 15).

    O que quero dizer é que para bem do nosso país devíamos analisar todas as opções apresentadas de modo sério, porque as condições de Gondomar são bem melhores que uma cidade tipo Baku( e esses conseguiram). Mas como é normal em Portugal tudo só pode acontecer em Lisboa e depois é inexplicável porque a dinâmica económica não se mantém, e é simples: Nenhum país do mundo consegue ser dinâmico e inovador se não se apostar nas regiões além da capital.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:06

      É verdade! E Ainda temos de levar com comentários como "no meio do campo", como se Lisboa fosse perfeita --'

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.