Slider

São Marino: Ralph Siegel reconhece "escolha errada" para o Festival Eurovisão 2015


O compositor alemão Ralph Siegel confessou que a escolha de 'Chain of Light' para o Festival Eurovisão 2015 foi um erro: "Tinhamos três canções para eles e escolhemos a errada. Era demasiado pesada para a Anita. Havia outra melhor...".

No rescaldo do primeiro ensaio de Valentina Monetta & Jimmie Wilson no Festival Eurovisão 2017, o compositor alemão Ralph Siegel esteve à conversa com alguns acreditados no concurso presentes no recinto. Com 25 participações eurovisivas no curriculum, Ralph recorda que a primeira edição a que assistiu foi a de 1957, ano em que o seu pai, Ralph Maria Siegel, escreveu a letra de 'Telefon, Telefon', canção representante da Alemanha: "Era muito jovem na altura e nem me recordo bem. Mas foi a de 1957. Tinha apenas nove anos...".

Sessenta anos depois e com uma vitória no bolso, Ralph está de regresso ao concurso europeu com 'Spirit of the Night': "A canção apenas foi escrita em março, mas já tinha a ideia desde o Outono. Quando surgiu o convite e recebi a confirmação da Valentina, chamei-a e disse-lhe: «Se gostares cantas, mas se não gostares não cantas». Mas foi amor à primeira vez... Mas antes disso, trocámos as letras três ou quatro vezes, trabalhámos com um coro e tivemos duas versões antes de Jimmie e Valentina a ouvirem a primeira vez...".


Depois do inédito apuramento de Valentina Monetta em 2014, Ralph Siegel foi o responsável pela candidatura de São Marino no ano seguinte: Anita e Michele Perniola defenderam 'Chain of Light' terminando na 16.ª posição da semifinal com apenas 11 pontos, a pior classificação de Ralph Siegel e a segunda pior da história do país. "Os artistas foram-me entregues e tínhamos três canções para eles. Mas escolhemos a errada, uma canção demasiado pesada para a Anita. Havia outra melhor, uma que eu pessoalmente amava mais, mas a emissora teve a decisão final e optou por aquela".

Sobre a edição deste ano, Ralph Siegel recusa fazer prognósticos, mostrando-se orgulhoso por ser o único compositor alemão a concurso no Festival Eurovisão deste ano: "Estou orgulhoso por isto e muito grato a este pequeno país que me tem dado estas oportunidades".

Valentina Monetta e Jimmie Wilson defendem "Spirit of the Night" na décima posição da segunda semifinal do Festival Eurovisão 2017. Pode recordar, de seguida, o videoclip oficial da candidatura:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: eurovoix /Imagem: Google / Vídeo: eurovision.tv
5
( Hide )
  1. Rui Ramos07:19

    Não. Percebo como é que são marino escolhe sempre este senhor como compositor.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo07:44

    Bem pelo menos ja reconheceu de uma.
    Faltam muitas mais mas ja e um comeco.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo08:36

    Pobre valentina um poço de talento desperdiçado em musicas da treta...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:43

    Este artigo tem um erro, São Marino actua na segunda semi-final na décima primeira posição e não na décima como está escrito aqui.
    Quem actua na décima posição é a Irlanda e não São Marino.
    Como é possível ninguém reparar neste erro tão simples?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém reparou no erro simplesmente porque ele não existe: São Marino é o 10.º país a atuar na 2.ª semifinal do ESC2017. Obrigado de qualquer forma :)

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.