Slider

[AGENDA] Festa da Flor da Madeira ao som da Eurovisão


“Vamos florir a Madeira” é o tema da Festa da Flor 2017 na ilha da Madeira, cujas comemorações tiveram início na passada quinta-feira, terminando no dia 21. O desfile maior acontece esta tarde ao som de Ana Moura e Emmelie de Forest.

A Festa da Flor, uma das maiores festas celebradas na Ilha da Madeira, é uma homenagem a esta relação especial dos madeirenses com a flor e a primavera. Exposições, workshops, mercados e tapetes de flores estão em foco de 4 a 21 de abril. O ponto alto do programa é o cortejo alegórico, a ter lugar este domingo, dia 7. O desfile será formado por mais de 1400 figurantes que irão desfilar entre a Avenida Sá Carneiro e a Praça da Autonomia, no Funchal, com início pelas 16 horas. A RTP1 e a RTP Madeira transmitem em direto o desfile.

As diferentes troupes apresentam, todos os anos, as suas propostas acompanhadas de danças que compõem uma nova coreografia. Uma das troupes chama-se Sorrisos de Fantasia e irá desfilar ao som de “Dia de folga”, tema celebrizado na voz de Ana Moura, e “Only teardrops”, canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2013 representando a Dinamarca na voz de Emmelie de Forest. O ESCPORTUGAL falou com um dos responsáveis pela troupe, Ricardo Mendes, que nos confidenciou o porquê desta escolha musical. “Estas canções foram escolhidas essencialmente pela melodia melancólica e alegre que nos remete para o voo da borboleta, sereno e por vezes ritmado e energético”, afirmou. E isto porque “dando continuidade à celebração do 5.º aniversário da trupe Sorrisos de Fantasia, surge como conceito primordial a metamorfose da borboleta, existindo uma analogia com a nossa trupe, que já foi uma lagarta e após o seu casulo transforma-se numa bela borboleta. Todos os anos, tentamos recriar emoções, melhorar o nosso trabalho na seleção de tecidos, na confeção, no trabalho pormenorizado de cada ala, de cada fato, tentando crescer como trupe e a nos reinventar todos os anos”. Ao som, então, de Ana Moura e Emmelie de Forest, “vamos florir a Madeira, vamos colorir a avenida, espalhar sinestesias que nos fazem viajar pelas montanhas, sentir a água fresca das nascentes, o cheiro a maresia, sentir os beijos do sol no nosso rosto”.


Já não é a primeira vez que a troupe Sorrisos de Fantasia se inspira no Festival Eurovisão: logo no primeiro ano que o grupo participou no evento, em 2013, desfilou ao som da canção “Todas as ruas do amor”, interpretada pelos Flor-de-Lis na Eurovisão 2009. Um ano depois, foi a canção “Fairytale”, de Alexander Rybak, que se ouviu nas ruas do Funchal. E em 2016 as canções escolhidas foram “O meu coração não tem cor”, de Lúcia Moniz na Eurovisão 1996, e “Se eu te pudesse abraçar” dos Alma Lusa na Eurovisão 1998. Recorde esse momento: 



A troupe Sorrisos de Fantasia foi criada em 2013 para participar nos dois principais eventos da Madeira, a Festa da Flor e o Carnaval. O grupo tem, neste momento, quase duas centenas de elementos, maioritariamente crianças e adolescentes.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte:ESCPORTUGAL e SORRISOS DA FANTASIA / Imagem: SORRISOS DA FANTASIA / Vídeo: RTP
6
( Hide )
  1. Entro no escportugal cada cinco minutos porque sois maravilhosos. Sempre a emitir noticias. Acho que sois o melhor canal de eurofans.
    Como se faz para ser socio de ogaeportugal porque quero ir ha eurovisão pro año.
    E mais uma pregunta: Não vais para ucrania emitir directos?
    Adoro-vos.
    Beijos deste emigrante desde bcn.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Telmo, é um prazer ler palavras destas. O ESCPORTUGAL é um site sobre o FC e o ESC, e seus artistas, feito de voluntários. Não temos sócios, temos leitores :)

      Eliminar
    2. Anónimo14:51

      Ao Telmo ou a quem me souber responder: há alguma vantagem em tornarmo-nos sócio da OGAE Portugal caso quisermos ir à Eurovisão?

      Eliminar
    3. Pedro Carvalho18:07

      Eu já fui ao esc 5 vezes e nunca fui pela ogae. Este ano nem tiveram pacotes especiais de bilhetes. Também convenhamos: esses bilhetes eram a frente mas eram também os mais caros. Fui sempre em grupo e ninguém é da ogae. Comprei sempre pelo site de venda de bilhetes

      Eliminar
    4. Pedro Carvalho18:07

      Eu já fui ao esc 5 vezes e nunca fui pela ogae. Este ano nem tiveram pacotes especiais de bilhetes. Também convenhamos: esses bilhetes eram a frente mas eram também os mais caros. Fui sempre em grupo e ninguém é da ogae. Comprei sempre pelo site de venda de bilhetes

      Eliminar
  2. Sou do Funchal e assisti ao vivo ao desfile e claro que identifiquei as 2 músicas. Adorei quando alguns turistas levantaram-se, reconhecendo as músicas :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.