Slider

[ESCPORTUGAL AWARDS] Conheça as votações da edição na íntegra


Os resultados dos ESCPORTUGAL AWARDS referentes ao Festival da Canção 2017 foram revelados nos últimos dias, mas eis chegado o momento de serem conhecidas as votações na íntegra. Será que o público e o júri estiveram em consenso?

Criados em 2011, os ESCPORTUGAL AWARDS - Festival da Canção regressaram, depois de um ano de interregno, para eleger os melhores dos melhores do Festival da Canção. Tal como tem acontecido em edições anteriores, o ESCPORTUGAL deu oportunidade aos leitores de ajudarem na escolha dos seus favoritos nas diversas categorias, tendo a edição ficado marcada pelo sucesso: no total foram registado 8069 votos válidos nas duas vertentes da votação.

No total, a edição deste ano contou com 12 categorias: Letra, Música, Interpretação Masculina, Interpretação Feminina, Atuação, Glamour Masculino, Glamour Feminino, Simpatia, Revelação, Carreira, Fãs e Canção. O prémio para a  Melhor Canção é dedicado a Diogo Silva, fã da Eurovisão e do Festival da Canção que colaborou ativamente no ESCPORTUGAL até à sua morte prematura em 2013. 

O vencedor de cada categoria foi decidido por uma votação combinada entre o público e o júri, à excepção da categoria Carreira, cujo vencedor foi decidido exclusivamente pelo júri. O público votou nos seus favoritos em duas vertentes distintas: através do Facebook do ESCPortugal (1833 votos) e através de inquéritos online criados para o efeito (6236 votos). Por sua vez, o painel de jurados da iniciativa foi composto pela equipa do ESCPortugal (editores e colaboradores), tendo contado também com a participação de representantes dos sites ESCPedia (Fabiana Silva) e ESCxtra (Sânio Silva), a quem agradecemos publicamente a colaboração.

Recorde AQUI os vencedores da edição.

Aceda, de seguida, à votação na íntegra das 11 categorias:

Melhor Letra

'Amar pelos Dois', escrita por Luísa Sobral, reuniu consenso entre as diferentes parcelas, vencendo com a maior percentagem da edição: 43,87%.

Melhor Música

A canção vencedora do Festival da Canção 2017, 'Amar pelos Dois', voltou a ser a favorita das duas vertentes da votação, mas com uma pequena margem sobre 'Nova Glória', segunda classificada na categoria.

Melhor Interpretação Masculina

Salvador Sobral venceu a categoria de Melhor Interpretação Masculina, tendo sido o favorito da votação do júri. No público, Fernando Daniel foi o candidato mais votado com 28,72% dos votos (juntando as duas vertentes), mais 0,2% do que Salvador Sobral.

Melhor Interpretação Feminina

Kika Cardoso arrecadou a vitória na categoria mais disputada da edição: a integrante do grupo Viva La Diva conquistou a pontuação mais alta do júri, tendo sido a terceira mais votada pelo público. Helena Kendall foi a favorita do público (34,55%), seguida de Deolinda Kinzimba (29,49%).

Melhor Atuação

Favoritos do público, o grupo Viva la Diva venceu a categoria de Melhor Atuação, mas não reuniu o favoritismo do painel de jurados: Salvador Sobral foi o favorito, com 24,40% dos votos, mas ficou na 5.ª posição do público.

Glamour Masculino

Pedro Gonçalves venceu a distinção de Glamour Masculino, tendo sido o favorito da votação do público (32,07%), seguido de Fernando Daniel (27,42%). Contudo, para o júri da iniciativa, Rui Drumond teria sido o vencedor, seguido de David Gomes.

Glamour Feminino

Helena Kendall, semifinalista da competição, voltou a destacar-se nos ESCPortugal Awards, desta vez, conseguindo mesmo a vitória. A cantora conquistou 41,88% da votação final do público, beneficiando do segundo lugar na votação do júri que, por sua vez, atribuiu a vitória a Kika Cardoso.

Prémio Simpatia

Menos de 0,7% dos votos separaram os dois primeiros classificados do Prémio Simpatia: Lisa Garden, favorita do júri, acabou por vencer a distinção, deixando em segundo lugar o cantor Pedro Gonçalves, candidato mais votado pelo público.

Prémio Revelação

Com 40,36% dos votos finais do público, Helena Kendall foi galardoada com o Prémio Revelação, tendo sido a segunda candidata mais votada pelo painel de jurados que, por sua vez, premiou Lisa Garden

Melhores Fãs

Pedro Gonçalves conquistou o prémio referente aos Melhores Fãs, tendo sido o candidato mais votado pelo júri na categoria que, premiou, seguidamente Salvador Sobral e Jorge Benvinda. Por sua vez, para o público, o prémio teria sido entregue a Helena Kendall, enquanto que Fernando Daniel alcançou o segundo lugar na votação do público.

Melhor Canção - Prémio Diogo Silva

'Amar Pelos Dois', canção vencedora do Festival da Canção 2017, foi galardoada com o Prémio Diogo Silva, a distinção mais importante dos ESCPortugal Awards, tendo reunido o consenso do público e do júri. No entanto, no público, 'Amar pelos Dois' arrecadou 27,84% dos votos, mais 0,03% que 'Nova Glória'.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal
2
( Hide )
  1. Rui Ramos13:44

    Maior transparência é impossivel

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:23

    Mais uma vez a vontade do público a n ser respeitada, n vale a pena votar nestas coisas...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.