Slider

[AGENDA] Prémios SPA distinguem António Sala, Capicua e Fernando Tordo


A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou os vencedores dos prémios Pedro Osório, Igrejas Caeiro e José da Ponte, respectivamente, Fernando Tordo, António Sala e Capicua.

A atribuição destes galardões, realça a SPA em comunicado, é uma "homenagem a destacados autores marcantes da vida cultural e artística portuguesas". O cantor, compositor e letrista Fernando Tordo, de 68 anos, recebe  o Prémio Pedro Osório, pelo seu disco "Outro Canto", gravado no Brasil, "onde o autor-intérprete passa uma parte do seu tempo compondo e actuando", assinala a cooperativa de autores. Fernando Tordo participou em diversos festivais da canção, realçando a vitória em 1973 com "Tourada", com letra de José Carlos Ary dos Santos, um dos autores que mais gravou e de quem foi amigo. Do poeta, Tordo musicou, entre outras, as canções "Estrela da Tarde", "Lisboa Menina e Moça", "Cavalo à Solta", "Balada para os Nossos Filhos", "O Amigo que eu Canto", "Meu Corpo" e "Novo Fado Alegre". O cantor, fazendo parte do coletivo Amigos, voltou a vencer o Festival RTP, em 1977, com "Portugal no Coração", canção que representou as cores nacionais no Festival da Eurovisão realizado na Haia. Em 2003, o Presidente da República Jorge Sampaio condecorou Fernando Tordo com a Ordem de Mérito (grau comendador).

O Prémio Igrejas Caeiro de Rádio é entregue no dia 28 de março ao realizador de rádio e também cantor e letrista, António Sala, de 68 anos, "como forma de reconhecimento de uma vida como autor e comunicador, em grande parte cumprida na rádio em programas de grande audiência". António Sala é uma das vozes históricas da Renascença. Participou duas vezes no Festival da Canção em 1980 e 1984, tendo recentemente assumido o lugar de jurado no programa da TVI "A tua cara não me é estranha".

Por seu lado, o Prémio José da Ponte, dedicado a jovens autores, é entregue no dia 18 de Abril, a Capicua, nome artístico de Ana Matos Fernandes, pelo seu trabalho livro-CD "Mão Verde" (2016). 


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: SPA, ESCPORTUGAL, RR /Imagem: GOOGLE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.