Slider

Portugal: Conheça os apurados da 1.ª semifinal do Festival da Canção


Já são conhecidos os 4 primeiros finalistas do Festival da Canção. Salvador Sobral, Fernando Daniel, Viva La Diva e Deolinda Kinzimba foram os mais votados da 1ª semifinal.


Terminou há instantes a 1ª semifinal do Festival da Canção 2017. Nos estúdios da RTP, em Lisboa, oito candidatos subiram ao palco mas apenas metade conseguiu um passaporte para a grande final do evento. A gala de duas horas e meia contou com várias viagens ao passado e memórias do Festival da Canção.

Salvador Sobral, Fernando Daniel, Viva La Diva e Deolinda Kinzimba foram os mais votados da noite. Isto significa que Márcia, Golden Slumbers, Rui Drumond e Lisa Garden ficam pelo caminho e a sua participação no Festival da Canção 2017 fica por aqui. Os finalistas foram escolhidos pelo televoto (50%) e pelo júri de sala (50%).

O júri votou da seguinte forma: 
12 pontos - Salvador Sobral
10 pontos - Viva La Diva
08 pontos - Deolinda Kinzimba
07 pontos - Fernando Daniel
06 pontos - Golden Slumbers
05 pontos - Márcia
04 pontos - Lisa Garden
03 pontos - Rui Drumond

O público votou da seguinte forma:
12 pontos - Viva La Diva
10 pontos - Fernando Daniel
08 pontos - Salvador Sobral
07 pontos - Lisa Garden
06 pontos - Rui Drumond
05 pontos - Golden Slumbers
04 pontos - Deolinda Kinzimba
03 pontos - Márcia

Confira os resultados da 1ª semifinal do Festival da Canção: 

Qualificados

Eliminados

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: RTP / Imagem: ESCPortugal
204
( Hide )
  1. O Rui Drumond nao merecia o penultimo lugar.. triste
    E a unica musica dance nao passou... muito obrigado juri antiquado ;)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:43

    VIVA LA DIVA <3 Injustiça perante a LISA!!

    ResponderEliminar
  3. Trocando os Viva La Diva pelo Rui Drumond e teria sido os finalistas perfeitos! Os Viva La Diva foi DEMASIADO over the top... não entendo a pontuaçao maxima do publico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:50

      Eu entendo e muito bem , a música é muito diferente do habitual na euro

      Eliminar
    2. Anónimo00:09

      VIVA LA DIVA ÉPICO E VENCEDORES

      Eliminar
    3. Manu00:20

      Evidente que os Viva La Diva iam ficar nos primeiros lugares! O instrumental é lindo.....as vozes são diferentes..... se trabalharem mais esta canção tem potencial! É diferente das outras e das que já se encontram selecionadas para o ESC.

      Eliminar
    4. Anónimo06:21

      A música é boa...A única com algum potencial para a eurovisão...mas a performance foi medonha...Cada um a berrar para cada lado...completamente descoordenados....

      Eliminar
  4. Anónimo23:45

    O juri arruinou isto!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:45

    Lol, a Lisa não passou. tudo graças ao "querido" e ANTIQUADO jurí....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Fernandes23:53

      Antiquado com votação máxima no Sobral? No way.

      Eliminar
    2. Anónimo00:14

      Sim sim, porque apesar de agora termos a liberdade de trazer músicas em inglês, o júri nunca irá dar uma boa pontuação a uma música inglesa, todo este "espetáculo" foi virado para o passado, passado, passado, com este pensamento nem vale a pena gastar dinheiro à toa

      Eliminar
    3. Anónimo00:20

      Rui nao me vai dizer que a musica do sobral é atual. Mais antiquado nao ha!

      Eliminar
    4. Anónimo01:45

      Concordo a 100%

      Eliminar
    5. Anónimo06:22

      O júri não teve culpa nenhuma....com estas músicasituações horríveis que queriam que fizesse?

      Eliminar
    6. Anónimo07:57

      "não vale a pena gastar dinheiro à toa" que eu saiba o público também não gostou assim tanto da lisa para apenas ter ficado em 4 no televoto :) Viva la Diva a Eurovisao!!

      Eliminar
    7. Achei tudo péssimo, sem qualidade,ritmo, sonoridade, energia, enfim , os ingredientes que se querem para o espirito da eurovisão.

      Eliminar
    8. Eu gostava que a Lisa Garden passasse, mas temos de ver que a diferença entre os 4 pontos do júri e os 7 do televoto não é assim tão grande.

      Eliminar
    9. Anónimo18:37

      Antiquado ou intemporal... Totalmente distinto. A proposta dos Sobral é absolutamente intemporal como a banda sonora de Cinema Paradiso. Tem todo o potencial para ganhar em Kiev.

      Em alternativa os Viva La Diva que segundo o compositor vão afinar alhuns aspetos.

      Eliminar
  6. Anónimo23:46

    Fez se justiça ... Adorei a vencedora da semi #vivaladiva

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:46

    Que vergonha! Ainda bem que já escrevi uma carta para o Provedor da RTP, para o Provedor da Cultura do Estado e para o Presidente da República ! O que se passou no júri foi vergonhoso.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:54

      Ui, lá vêm os números habituais... Estamos no Carnaval.

      Eliminar
    2. Anónimo00:07

      Lol , só podes tar a gozar!

      Eliminar
    3. Anónimo00:18

      Claro que tou a gozar ! 😂😂

      Eliminar
    4. Anónimo01:47

      Não valeu nada.

      Eliminar
  8. Anónimo23:46

    VIVA LA DIVA!!!!!! Vamos mostrar a Kiev de que é feito Portugal!!!! Força Trio!!!! <3

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:47

    Fernando: a fama ajudou muito à (injusta) passagem.
    Salvador: nao consigo gostar nem acreditar que iria ter mais do que o ultimo lugar na semi-final em Kiev.
    Lisa: a injustiça da noite - ja sabia que os juris não iriam ter bom gosto.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:47

    Yes!! Viva La Diva á Eurovisão!!! Sem dúvida nos trará um excelente resultado!!! Também gostei da qualificação do Fernando e da Deolinda apesar de ficar chocado com a votação da Deolinda e nem sei como é k a música mais boring passou , pena do Rui não merecia o penúltimo lugar. Viva la Diva <3 <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:55

      "Viva La Diva á Eurovisão!!! Sem dúvida nos trará um excelente resultado!!!"

      qUAc! a baboseira da noite!

      Eliminar
    2. Anónimo00:08

      Quac? Es algum pato ? Ha pois por isso na dizes nada de jeito enfim comentário reles...

      Eliminar
    3. Anónimo00:09

      VAI VIVA LA DIVA!! GANHEM ISTO

      Eliminar
  11. Anónimo23:48

    A única injustiça foi o Rui Drumond. Devia ter passado no lugar do Fernando ou da Deolinda.

    Gosto dos 2 primeiros classificados da semi-final. Muito diferentes, mas muito bons e ambos podem resultar em Kiev.

    Mas sou sincero, estou a pender um pouco para os Viva la Diva.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo23:49

    Número 7 rumo a Kiev!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:50

    A música do salvador Sobral não porfavor :( de longe a pior...
    Força Daniel e La Diva um dos 2 a Eurovisão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:40

      Calma que ainda falta a 2da semi

      Eliminar
  14. Como é que é possível aquela música ter passado? A sério? Salvador Sobral? Tenham santa paciência! Próximo ano estamos lá! Tristeza .

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:53

    Apenas gostei da passagem do Salvador... excelente orquestração e uma interpretação sem nada a apontar. Não percebi a proposta dos VivalaDiva... as vozes não encaixam e a kika apenas gritou para tentar sobressair das outras duas excelentes vozes... funcionaria muito melhor com três vozes masculinas... assim n gostei

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:54

    O retrogado jurí prejudicou as duas unicas cancoes que nao foram cantadas em Portgues:

    Without You - Lisa Garden (cantada em Ingles) e as Golden Slumbers (cantada numa lingua imaginaria)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:12

      LOL adorei...realmente a muito tempo que nao me ri tanto "lingua imaginaria"

      Eliminar
    2. Ahahaha gostei (o)

      Eliminar
    3. Miguel13:27

      Como é que se pode culpar o júri quando as Golden Slumbers só tiveram 5 pontos no televoto, e a Lisa Garden infelizmente também não conseguiu melhor que um 4º lugar?

      Eliminar
  17. Anónimo23:54

    Salvador Sobral de longe o melhor, musica com qualidade. Viva la vida = azeite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:07

      Concordo

      Eliminar
    2. Anónimo00:24

      Azeite? sera que ve a eurovisao? Amigo, so lhe digo uma coisa, pesquise por 'We are slavic' uma cançao que a polonia mandou para a Eurovisao e veja o lugar em que ficou. Alias, o que acha do 'rise like a phoenix' ? O nosso juri nao é como o de fora meu caro.

      Eliminar
    3. Manu00:27

      A canção n 7 não tem qualquer hipótese no ESC! Irão pensar que estamos a brincar, tal como com os homens da luta! Não são vocês que tanto defendem as apostas em cena? Os espetáculos pirotécnicos? A canção 7 não tem nada! Rigorosamente nada! E ainda defendem uma canção destas? Nao me admira que a RTP não mude..... deu vos o soníforo que vocês lhe pediram....

      Eliminar
    4. Anónimo06:26

      Mas o que é que a música 8 tem a ver com o rise like a phoenix?

      Eliminar
    5. Anónimo11:41

      6:26 ninguem disse que a cançao 8 tinha algo a ver com o rise like a phoenix

      Eliminar
    6. Anónimo11:44

      6:26 tem a ver que é uma balada forte, nem sei porque mencionou so conchita pois eu falei da polonia tambem. Quero dizer que são estilos diferentes mas ambos EXUBERANTES, que dão nas vistas, e o publico fica a lembrar-se destas 'personagens'. Levamos a Leonor, tinha ritmo e foi o que foi. Imagine o Salvador...

      Eliminar
    7. Anónimo11:46

      6:26 para voces tudo o que seja indie ou em acustico/calmo é sinonimo de qualidade, mas na eurovisao nao resulta. Se acha viva la vida azeite entao ve-se mesmo que nao acompanha a eurovisao, porque tudo na eurovisao é 'azeite' se seguirmos a sua logica.

      Eliminar
    8. Anónimo11:48

      A musica do salvador está boa para um cafe intimista a noite, e nao para uma eurovisao. Se viva la vida é azeite o Salvador é hipster. Pff.

      Eliminar
    9. Anónimo11:48

      A musica do Salvador é antiquada.

      Eliminar
    10. Não é antiquada, é INTEMPORAL

      Eliminar
  18. Anónimo23:55

    Alguns comentários:

    - Estou extremamente triste pela posição da Márcia que eu simplesmente adorei. Para mim a canção da Márcia era TOP2 nesta semifinal. O Rui também merecia melhor posição.
    - A maior desilusão da noite foi a votação do júri na canção da Lisa. Foi a minha canção favorita desta semifinal, e o juri com aquela votação tirou todas as chances. Perdemos aqui uma grande canção. Ai Portugal Portugal, que nunca mais aprendes ...
    - Gosto das canções de todos os finalistas, com exceção dos viva la diva que foi para mim a pior canção da noite.

    Parabéns a todos os participantes pelo vosso trabalho. Aos finalistas peço mais trabalho, porque alguns não estiveram no seu melhor.

    TACV

    ResponderEliminar
  19. Assim nao vamos lá. Esta gente so pensa no passado e nem percebe a Eurovisão. A melhor música "withoht you",e nao por ser em inglês, nao passou e os estrangeiros adoraram essa música.
    A RTP tem de fazer escolha interna para o ano porque com o festival ja nao vai dar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06:28

      Quais estrangeiros?

      Eliminar
    2. Anónimo11:40

      Os estrangeiros das redes sociais. Os meus amigos espanhois disseram que se levassemos a lisa na final tornavam-se portugueses e tudo XD e disseram que ao ouvir a lisa nem parecia um festival portugues, porque era mesmo uma musica diferente do que costumamos apresentar.

      Eliminar
  20. Anónimo23:56

    A música do Rui Drumond chamava-se "O teu melhor" e não "O teu olhar" se não estou em erro...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:57

    O Fernando passou mas não vai a Kiev. E ele sabe isso.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:57

    Será que sou o único que achou a música nº 8 extremamente mal ensaiada? As vozes não encaixam bem e aquele minuto final foi trágico... claramente merecia passar, dada a concorrência, mas está longe de ser uma boa aposta. A única que tinha um olho à Eurovisão foi completamente afundada pelo júri, que começa já aqui com o pé esquerdo quando dá o penúltimo lugar à canção nº6 (top 4 da noite na maioria das opiniões e a mais internacional das 8, sendo que nem sequer me refiro ao idioma mas sim ao género). Continua tudo na mesma... tentaram mas até ver, falharam. Pode ser que apareça "a tal" na próxima semi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:41

      Não, não és o único. Muito mal ensaiado. As vozes e os gestos corporais mal coordenados. Logo no inicio da canção, mesmo antes de começar a cantar, conseguimos ver que a vocalista hesita ao balançar o corpo. Como se não soubesse como ou quando começar. Este grupo tem muito mas muito que trabalhar.

      Eliminar
    2. Anónimo06:29

      Foi mesmo muito mau...Se vai a Kiev assim é uma vergonha...

      Eliminar
  23. Anónimo23:58

    Só gostei da do Salvador! Por isso, viva o júri!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:12

      Pois...mas as musicas que o juri portugues gosta sao sempre as que nao passam da semi final. Os gostos entre os nossos jurados e os da eurovisao sao MUIIITO diferentes...

      Eliminar
    2. Anónimo10:13

      Tem a certeza disso? Não me parece olhando para 2009 e 2010 ( sendo que 2008 não conta porque não houve juri porque se houvesse tmb teria os 12 ptss...)

      Eliminar
    3. Anónimo11:01

      Na minha opiniao, sim. Estes ultimos anos o gosto do nosso juri comparado com o de fora é bastante diferente. Alias, veja a que actuaçoes é que eles dao pontuaçao maxima no estrangeiro...

      Eliminar
  24. Anónimo23:58

    Como desperdiçaram a Lida Garden? Toda a melodia da canção fez-me lembrar a Zara Larsson, como a música "LushLife"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:10

      Nada a ver , a Zara é Queen xD

      Eliminar
    2. Manu00:30

      Ouviste o mesmo que eu??? A canção era modernita e em inglês... mas apenas isso! Fraquinha fraquinha...... moderna mas muito baixa qualidade.....

      Eliminar
    3. Anónimo11:38

      No meio das cançoes todas a da Lisa era a menos fraca. O salvador foi um martirio...para que ter uma letra bonita se ninguem la fora vai perceber nada? Se ja acham a do Reino unido má entao a do Salvador nem quero imaginar...

      Eliminar
  25. Anónimo23:58

    *Lisa Garden

    ResponderEliminar
  26. Anónimo23:58

    Sei que é muito cedo mas pra mim os viva la diva são a escolha certa para kiev

    ResponderEliminar
  27. Anónimo23:59

    Já viram? O wiwiblogs "aka os maiores críticos de Portugal" gostaram do nosso fdc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:05

      Pois foi! Mas nós comentários e só portugueses a falarem mal. XD enfim

      Eliminar
    2. Anónimo00:21

      O post já estava feito há muito tempo... De tal modo que quando o puseram ainda tinha "X" em vez dos nomes dos finalistas (foi logo corrigido, claro).

      Eliminar
    3. Anónimo00:27

      Ahaha claro que gostaram! Agora está lá o Bernardo, que é Português, e que certamente está a tentar falar bem de Portugal no Blog. Nunca falaram bem de Portugal, até chamaram de preservativo ao fato da Leonor no ano passado... agora miraculosamente já tudo é excelente... como eles gostam de dizer em tudo "#portugal slay bla blá bla"..............

      Eliminar
    4. Anónimo01:11

      Nao sao portugueses, na sua maioria são estrangeiros a dizer que nao gostaram.

      Eliminar
    5. Anónimo04:26

      Anônimo das 00h27: PORTUGAL SLAY TO MORTO QUE É DESSE JEITO MESMO AHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHHAH

      Eliminar
  28. Anónimo00:01

    É por causa de coisas como as de hoje que odeio que haja júri! O público geralmente acerta nas coisas. Tudo bem que às vezes podem pender para certos cantores muito populares ou para coisas como Homens da Luta, mas na globalidade votam bem e COM CERTEZA que não é a inclusão de um júri de velhos, desajustados e desconhecedores por completo daquilo que é a Eurovisão que as coisas se resolvem...

    Posto isto, que venha a semi-final 2. O que aconteceu hoje foi um espéctaculo lamentável. A cada 5 minutos falava-se do passado, em vez de passarem imagens da Eurovisão. Se todos os compositores, cantores e jurados vissem a Eurovisão do ano passado do início ao fim, com certeza que percebiam como só estão a ir numa direcção completamente errada.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo00:01

    A única com verdadeiras hipóteses de ter sucesso em Kiev é a canção dos irmãos Sobral!!!
    Bonita, diferente e com uma interpretação sublime!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:49

      É exactamente a sua interpretacão que torna toda a atmosfera da cancão requintada, única e poderosa.
      Tenho certeza absoluta que, no ESC, ficaria no mínimo no top 10 da final.

      Confesso que à partida tinha expectativas muito altas na cancão número 8, mas a inexistência de harmonia entre as vozes, e o visual medonho dos cantores, transformaram-na num fiasco.
      Se não for o Salvador, que ganhe alguma cancão da próxima semi-final, porque as outras que já estão na final são catastróficas.

      Eliminar
  30. Anónimo00:01

    Meus queridos compositores portugueses, ACORDEM!!! Se as canções da segunda semifinal forem no mesmo estilo de hoje, é só mais um ano a ver o barco passar :( Assim não pode ser! O que nos interessa se o "Manel Joaquim" é muito bom compositor e tal, e compôs um canção com o seu cunho pessoal e tal, e nota-se mesmo que é dele, e blá blá blá. Lamento, mas ninguém quer saber! O que queremos mesmo é ganhar o ESC! Mas porquê insistir nesta chatice, todos os anos?! Façam uma maldita de uma canção que seja ao estilo do Eurovisão, uma que possa ganhar! Não é pedir muito, só pedimos que parem de compor músicas que servem perfeitamente para o próximo álbum, mas que não vão sequer passar das semifinais no ESC. Não temos compositores para isso em Portugal? Vamos buscar lá fora! Somos portugueses, os reis do desenrasque e em tempo de desespero, medidas desesperadas são tomadas.
    Ass: Fã incondicional revoltada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06:33

      O problema era se as músicas servissem para o próximo álbum iam para o próximo álbum...porque estas não servem para nada...

      Eliminar
  31. Anónimo00:03

    De repente parece que a Lisa tinha um canção espetacular, vencedora da Eurovisão.

    Não faria melhor do que as que passaram. Era uptempo, mas banal, simples e pouco marcante para uma canção deste estilo na eurovisão.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo00:03

    Salvador à Eurovisão JÁ!

    O resto é lixo e má interpretação. Fernando o que foste fazer à música pois estás dois tons abaixo para a canção que te deram. Um estrago de música. Kika não tens voz para a canção pois era preciso alguém com formação clássica e és tapada pelos contratenores pois a tua voz não tem força para a musica que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:32

      Na verdade o problema são mesmo os técnicos de som de porcaria que há na RTP. Esta canção bem trabalhada e com as condições técnicas exigidas, é das melhores que há por lá!(FC).

      Eliminar
    2. Anónimo00:40

      Salvador? O resto é lixo? Veja o tipo de musicas que ficam nos primeiros lugares na eurovisão, por favor nao brinque.

      Eliminar
    3. Anónimo15:05

      O q o Fernando fez a musica??? Salvou a! O rapaz deu vida a uma canção q n tinha ponta por onde se lhe pegasse, com o instrumental alto ainda conseguiu sobressair na canção e acha q ele estragou a música, vá ouvir melhor a canção porque se não fosse a interpretação dele a música n servia para passar apesar da letra ser lindíssima. Ele fez foi um milagre da canção.

      Eliminar
  33. Anónimo00:04

    [-( [-( [-(

    De verdade que não é finalista a Lisa?

    Não pode ser... não acredito.

    [-( [-( [-(

    ResponderEliminar
  34. A sério , já enjoa , to em outros sites a ver os comentários e bué gente fala mal das músicas que se qualificaram quando se vai a ver são sempre portugueses a falar , pelo menos acreditem minimamente senão pra que é que vêm? E as músicas não são assim tão más,o problema é k muita gente está habituada ao pop sueco mas a música não e só isso , claramente os Viva la Diva tem um música muito pouco comum que poderá surpreender no placo da Eurovisão . Vá critiquem a vontade e manchem ainda mais o nome de Portugal

    ResponderEliminar
  35. Anónimo00:05

    foi um festival medonho!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo00:06

    Quem concorda que se tirarem as guitarras portuguesas da música do Fernando, a canção fica muito melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo , até achei estranho isso parecia que ele iria cantar fado kkk

      Eliminar
  37. Anónimo00:06

    temos Uma cancao mais aborrecida que tudo e tres gritarias mais gritantes que OS pregoes das varinas...

    ResponderEliminar
  38. azevedo00:09

    A classificação por parte do Publico seria a mais justa(nao entendo apenas a Deolinda). Ja estaria a espera que a Lisa seria bastante penalisada pelo "moderníssimo" juri. Gostos são gostos, e mta gente parece não gostar da canção 7, mas achei um dos melhores momentos do Festival. Penso que algo tão diferente em Kiev teria impacto. Alias, alguns comentários no YouTube por parte da malta estrangeira mostra isso.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo00:13

    vira o disco e toca o mesmo... uma vergonha!!! :-b

    ResponderEliminar
  40. Anónimo00:13

    A votação do júri estragou tudo, enfim. A injustiça da noite foi a Lisa não ter passado à final e o salvador, cá para mim, só passou graças à fama da irmã e ao júri que em vês de dar o voto a uma canção, embora em inglês mas a meu ver teria mais hipóteses de passar à final do ESC tendo em vista os últimos 6 anos do ESC. VERGONHA!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06:35

      A votação do júri não estragou nada....as músicas é que estragaram....e o júri não foi muito diferente do público...

      Eliminar
  41. Anónimo00:16

    Salvador o único com hipótese de chegar a um Top10

    ResponderEliminar
  42. Anónimo00:16

    Só trocaria os Viva la Diva pela Márcia ou por qualquer outro. De longe a pior música foi a mais votada pelo público. Ah e a canção de Fernando Daniel também é meio estranha convenhamos que Lisa foi injustiçada.

    ResponderEliminar
  43. Trios na Eurovisão não resultam, e as vozes masculinas em muitas partes roçam o irritante. Entendo a praia deles, mas lá fora não se encaixara nada bem.
    A Lisa não passar foi uma pena,antes ela do que a Deolinda.
    Quanto ao Salvador: incrível. Não é antiquada, é carregada e harmonia e uma beleza excepcional. Transcende a língua, pode resultar muito bem em Kiev.
    Só que nunca amou pode achar a música dele feia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:55

      Eu juro que não percebo isto ... Defendem o "Grande Amore" de Italia de unhas e dentes, até é a música eurovisiva mais vista de sempre no YouTube, mas quando Portugal apresenta uma música para mim melhor que o "Grande Amore" já não vale nada....Por favor, menos muito menos haters #vivaladiva

      Eliminar
    2. Anónimo00:59

      Entenda uma coisa! A ideia de Nuno Gonçalves (compositor) era que Kika fosse a protagonista e que os rapazes estivessem como apoio... acha que a RTP conseguiu concretizar o projeto? Nem planos de jeito, nem som de jeito. Para agravar,os micros deles estavam mais altos que a da "protagonista" KiKa. Claro que precisam de trabalho, mas com boas condicoes técnicas podem surpreender muito no ESC visto que é algo diferente daquilo que tem sido apostado. E o lado positivo,tem uma parte de explosão. Quanto ao salvador... não há nada.

      Eliminar
    3. Anónimo06:41

      Estar a comparar grande amore com isto é do mais surreal que existe....vá ouvir outra vez e tente detectar desafinaçâo nos italianos....e ouça a confusão que foi ontem à noite...não se percebe nada...Embora a música seja a única com alguma hipótese....mas nunca cantada como ontem....e nunca...jamais comparada ao trio italiano....

      Eliminar
    4. Anónimo08:04

      Os trios não resultam se as musicas não forem boas , em 2015 o trio que até também era de ópera ficou muito bem classificado e já vi estrangeiros a dizer que os nova glória poderá ser o novo grande amore!

      Eliminar
  44. Anónimo00:22

    Estranho que o Salvador tenha feito uma brincadeira em relaçao as 'cunhas' ...uma pessoa com consciencia tranquila nem dava valor a isso. mmm...

    ResponderEliminar
  45. Anónimo00:22

    Como é que o Salvador passou. Foi de longe a pior musica, assim como a Márcia. Surreal.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo00:27

    Salvador Sobral... ouçam os estrangeiros. A canção dele destaca-se imenso!

    Viva La Vida tem um problema com as harmonias e no fim é um bocado gritaria. O júri na Eurovisão não irá apreciar muito isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:41

      os 'estrangeiros' sao amigos do Salvador.

      Eliminar
    2. Anónimo08:06

      Eu até acho que o júri vai gostar dos viva la Vida porque se irá destacar e muito em direto.

      Eliminar
  47. Queria apenas apontar que a interpretação do Salvador está lançado no Youtube com mais de 2500 visualizações. Tenho pena que a Lisa não tenha passado à final, mas a ideia do Salvador nos poder representar agrada-me. A música é excelente, o intérprete fica na memória e neste momento respira-se um aura muito La La Land por todo o mundo. Não achei grande piada à gala, mais uma vez muito virada para o passado, mais parecia um programa do canal memória, mas fiquei contente com os dois primeiros lugares (mas na final espero que o "styling" da Kika seja melhorado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:51

      Sim...mas o Salvador tem muitos amigos :)

      Eliminar
    2. Curioso, pensei o mesmo quando ouvi a magnífica proposta do duo Sobral

      Eliminar
    3. Rui Fernandes01:44

      Concordo a 100%. A canção do Sobral seria um risco imenso em Kiev mas também pode ser um triunfo pelo fator inesperado. Até a postura dele chama a atenção. Entendo perfeitamente que tenha cativado os estrangeiros.

      Eliminar
    4. Anónimo05:10

      O Salvador nao cativou os estrangeiros, a maior parte deles queixam-se que as musicas foram todas más. Apenas a Lisa se safou, e mesmo assim...

      Eliminar
    5. eu sinceramente estou-me perfeitamente nas tintas sobre o que "os estrangeiros acham" porque habitualmente esses "estrangeiros" são dois ou três que vocês apanham e uma opinião má parece valer mais que três boas infelizmente... os "estrangeiros" também achavam a música da Conchita datada e depois foi o que foi

      Eliminar
    6. Anónimo07:10

      Lol basta ir ao twitter e ver os comentarios todos, que foram muitos. Ja agora...acabou mesmo de comparar a conchita ao Salvador? Ja vi que é um novato.

      Eliminar
  48. Anónimo00:31

    É muito interessante como a RTP dizia que queria fazer um festival renovado e virado para a atualidade (qualquer coisa assim) e durante o programa todo só se falou de passado, passado, passado... Há-de alguém perceber o que vai na cabeça deles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:48

      Epa deu para perceber que este festival teve só e apenas a mão do Gonçalo Madaíl (diretor da RTP Memória). A começar pelos grafismos e cartões-postais, que estão muito bons este ano sem dúvida, mas que são cópia autêntica daquilo que é feito na Memória pela Academia RTP. Passando pelo discurso antiquado e a relembrar o passado de 2 em 2 minutos. E por fim a escolha do presidente do juri e juris, que são caras apenas da RTP Memória. Para a machadada final achei tão mas tão estúpido o método de repetição exaustiva de que o " festival está excelente... ui ui", numa tentativa de tentar enganar o telespectador. Quando ouvimos muitas vezes uma determinada coisa começamos a acreditar nela, mas, com as canções que estavam a concurso esse método falhou e irá falhar redondamente. A RTP teve 2 anos a preparar o novo e renovado FC para apresentar isto? Eu não consigo entender... Nem isto nem a língua em que cantaram as Golden Slumbers.

      Eliminar
    2. Anónimo01:20

      Pois, concordo que ouve uma melhoria na apresentação dos candidatos, grafismos, luzes e assim, mas não passou disso... Não se viu uma imagem da Eurovisão dos últimos anos ou até mesmo do FC dos últimos anos, só foi tudo antigo, antigo. Muito bem que nesses tempos, o FC tinha outro sentido e oura importância, e sem querer retirara importância de todos que já passaram pelo FC desde sempre... Mas como se diz: Tudo o que é demais enjoa!!! A RTP sabe disso, e o mal é esse, é eles fazerem de propósito porque não querem ganhar. Assim como eu, um fã da Eurovisão, tenho pena de muitos portugueses que anseiam por uma VITÓRIA!!

      Eliminar
    3. Não vos passou pela cabeça que a RTP poderá revisitar os anos mais recentes do FdC na próxima semifinal... (tinham de começar por algum lado, não?)

      Eliminar
    4. Anónimo03:22

      Pela cabeca da RTP é que nao passa nada! De suposições e esperanças esta o povo farto...... e hoje confirmou-se tudo....

      Eliminar
  49. Anónimo00:32

    Não aguento pessoas a falarem mal da voz da kika ou que não tem estofo. Uma coisa é não gostarem da musica, outra é inventarem que ela agora tem fraca voz, que degredo de comentários

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Fernandes01:45

      A voz dela é soberba, não ligue.... São haters, fanáticos.

      Eliminar
    2. Anónimo06:44

      A voz é boa e a música também....mas como cantaram ontem foi horrível...Mesmo muito mau....não se percebeu nada...

      Eliminar
  50. Anónimo00:35

    1 - "Agora" Márcia
    Já estava à espera de um tema deste género... É uma música agradável, mas muito longe do que deve ser o nosso representante na Eurovisão e por esse motivo mereceu a eliminação...

    2 - "Para perto" Golden Slumbers
    Gostei deste tema! A harmonia entre as vozes delas é muito boa! Não é um género muito habitual na Eurovisão, o que até seria bom, pela diferença, contudo passaria bastante despercebida... Apesar de tudo, merecia a passagem à final!

    3 - "Poema a dois" Fernando Daniel
    Não gostei muito da primeira vez que ouvi, mas depois entranhou-se um pouco. Excelente interpretação do Fernando e, de facto, é ele que salva a música, que deixa a desejar. Apesar de tudo, o final da música é muito bom! Mereceu passar à final, mas não tem qualidade suficiente para ir à Eurovisão!

    4 - "O que eu vi nos meus sonhos" Deolinda Kinzimba
    Não mereceu passar, pois havia pelo menos duas músicas bem superiores, que deveriam passar... Um caso em que a interpretação foi bem superior à música! Segunda pior desta semifinal...

    5 - "O teu olhar" Rui Drumond
    Talvez a maior desilusão da noite! Foi a pior música da semifinal, sem sombra de dúvidas. Nem a boa interpretação do Rui conseguiu salvar este tema. De facto, muito aquém do esperado. Eliminação justíssima!

    6 - "Without you" Lisa Garden
    Surpreendeu-me pela positiva! De longe a mais mexida! Contudo, o ser um tema ritmado não quer dizer que seja melhor que os outros todos, que foram mais lentos... Já vi comentários a dizer que este era o que melhor resultaria lá fora, o que não é verdade! A interpretação da Lisa não foi a melhor e a música iria cair no esquecimento, muito provavelmente, por ser de um género parecido ao habitual na Eurovisão... Contudo, merecia a passagem à final, pois foi uma das quatro melhores, mas mais que isso não!

    7 - "Amar pelos dois" Salvador Sobral
    Digam o que disserem, há qualquer coisa de especial neste tema! Podem criticar o júri por dar a pontuação máxima, mas esquecem-se que ficou em 3º lugar no público! Mereceu totalmente a passagem à final! Não é de todo um tema antiquado, pois lá por ser uma balada não quer dizer que seja da década de 70... Hoje em dia há baladas muito boas e com muito sucesso e este tema encaixa nesse estilo! Se resultará lá fora? É uma incógnita, mas posso garantir que tem o que 90% das músicas da Eurovisão não têm: genuinidade e alma! Passagem justíssima!

    8 - "Nova glória" Viva La Diva
    Gostei, mas ficou a sensação de que podia ser muito melhor! Tem o toque dos The Gift e foi muito bem interpretado! Foi um dos melhores desta semifinal e pode ser o nosso representante em Kiev, mas não tem de todo potencial para vencer a Eurovisão, infelizmente...

    ResponderEliminar
  51. Anónimo00:39

    O Salvador conquistou a Europa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:03

      ehhh tas a falar do fernando certo. Porque é ele quem tem milhoes de vizualizaçoes. E o salvador nao vai ganhar, tenho toda a certeza.

      Eliminar
    2. Anónimo01:12

      Não. Estou a falar do Salvador. O Fernando foi a maior desilusão da noite. Não só para mim, para quase toda a gente.

      Eliminar
    3. Anónimo02:50

      Mas ele não conquistou a europa, os europeus nem sabem da existencia dele. O Fernando continua a conquistar europeus e nao so, basta ver os videos dele :) E sim tambem para mim foi uma desilusao mas NÃO por culpa dele mas sim do compositor. E na votaçao do publico o Salvador nao tem chances contra o Fernando.

      Eliminar
    4. Anónimo15:13

      Verdade seja dita o Fernando é melhor trunfo lá fora e contra isso não há argumentos.frisou em muitas entrevistas que se Passar ao ESC tem uma canção de um letrista internacional em inglês pronta para cantar e isso aliado à popularidade que tem lá fora redobra as chances de termos hipóteses de ficarmos bem classificados lá fora.apostem nele se querem ver Portugal bem classificado lá fora.

      Eliminar
    5. Anónimo15:24

      por amor de deus e agora vamos votar numa pessoa só pq ela tem uma canção guardada com uma versão em inglês?? lindo ponto de vista....

      Eliminar
    6. Anónimo20:47

      O Fernando tem uma canção fraca, e a popularidade dele não a vai tornar melhor. Ponto.

      Eliminar
    7. Anónimo21:49

      Mais fraca que a do salvador nao é de certeza, pelo menos tem alguma 'açao' no final ja a do salvador é a mesma coisa. E acredite, a popularidade dele vai faze-lo vencer. Ponto.

      Eliminar
  52. Anónimo00:43

    A minha análise desta semifinal:

    4º Deolinda - A pior das quatro canções apuradas! Instrumental engraçado mas sem qualquer dinâmica. A Deolinda bem puxou nas notas mas mesmo assim...

    3º Fernando - O final da canção do Fernando Daniel é muito bom mas aquele inicio com guitarras clássicas não combina nada com o Fernando e a ligação das duas partes está um desastre total... A letra para mim também não está muito feliz, há partes que não deixam respirar a música.

    2º Salvador - Uma agradável surpresa! Bastante genuíno a cantar, simples e de composição muito inteligente. Faltou em palco o acompanhamento dos instrumentos de cordas para ser ainda mais memorável!

    1º Viva la Diva - Aquele início é tão bom, chama logo a atenção! Só acho que a música pecou um pouco nas harmonias que não foram as melhores e tirava aquela parte dos tenores sozinhos a meio da canção. Essa parte precisava de ser melhorada. Adicionar um coro no final se calhar ainda tornaria a parte final ainda mais apoteótica, acho eu!

    Menção especial: Lisa Garden, foi uma agradável surpresa, para mim seria finalista!

    Para a semana há mais... e espero que muito melhor!

    ResponderEliminar
  53. Anónimo00:51

    Viva o novo fc
    Viva os compositores do momento que não sabem o que é o ESC e por isso fazem canções tão boas
    Viva o melhor festival de sempre
    Viva, viva, viva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:21

      viva o novo fc
      viva os compositores
      viva o melhor festival de sempre
      * viva la diva
      viva, viva, viva!!!!

      Eliminar
  54. Anónimo01:00

    Portugueses...o nosso festival tem uma acústica ma, no entanto todos os anos quando chegamos a Eurovisão somos sempre dos que mais crescemos desde a final nacional...Os viva la diva com mais umas semaninhas de ensaios podem trazer.nos o tão aguardado top5 que já é merecido. Adorei sem dúvida a canção, alias arrepiei.me a ouvir esta canção da mesma maneira de quando ouvi a "senhora do mar"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:13

      Ya , eu penso exatamente o mesmo!Há qualquer coisa de especial na música que até me fez lembrar da senhora do mar!

      Eliminar
    2. Anónimo21:26

      concordo... vou dar-vos um exemplo:
      lembram-se em 2015 o horrivel, horrendo, repugnável instrumental da Há um mar que nos separa? pois bem, não viram a evolução que teve na altura em Viena? ao ponto de muita gente ficar surpreendida na altura dos ensaios e ficarem bastante impressionados com a Leonor? pois, nessa altura o instrumental ainda era o mesmo? claro que não, aquele é que tava no ponto!! e a Leonor só não passou nem sei como, porque ali em Viena o som ja não estava lamentavel como cá que parecia sei lá o que!!

      convido-vos também a ver o som da "senhora do mar" quando a Vânia cantou no FC... é verdade que a música já era muito boa qd foi cantada no FC mas mesmo assim reparem... até ser cantada no ESC passou por algumas alterações que ainda aperfeiçoaram mais a música!!!

      por isso pensem pessoal... pode estar aqui uma canção que pode trazer algo bastante bom e aguardado para nós e muitos de vós estão a descartar a música só por isto ou aquilo....

      Eliminar
  55. Anónimo01:03

    Dentro de toda esta grande sonolência ainda consigo ver a luz ao fundo do túnel. Uma elegante balada do Salvador Sobral. Uma interpretação de coração, a fazer lembrar a Disney. Os irmãos Sobral a fazerem um bonito trabalho juntos. Das 4 é a única que me ficou na cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:14

      Então tá né , falas de sonolência mas depois dizes que a melhor música foi a do Sobral , até um amigo meu da Bulgária disse que se Portugal mandasse isso iria apagar a televisão na atuação e Portugal e ia dormir!

      Eliminar
  56. Anónimo01:09

    Nao falaram nada a Eurovison nem da JAMALA um video... EUROVISION zero... falem do presente já chega do passado... Juris tiraram uma grande canção a LISA portugal nunca levou nada assim... pelos visto o juri nao vai gostar do Pedro... Pena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:25

      e pq temos de falar da jamala? só por ser a última vencedora do esc? é suposto falarmos de portugal... o erro está em não falarem nas músicas do séc.XXI que há muito por pegar (Senhora do Mar, principalmente!!) mas preferem falar nas músicas de quando era tudo ainda a preto e branco!!

      Eliminar
  57. Anónimo01:10

    No escunited, o Salvador é o favorito. Só falam dele. Deixo aqui o comentário de uma inglesa embevecida!

    I listened to it and in those three minutes I swooned, gasped about three times, put both hands on my heart and got teary eyed. Jazz was my first passion and it's been a long time since i've seen someone connect their body with a song in that way. Every fibre of Salvador's being was in that performance. His voice reminds me of one of my all time favourite jazz musicians, the trumpet legend, Chet Baker. Such a sensitive and sincere delivery. Salvador's mannerisms as well had me in shock. He gave his body over to what he was doing and felt every note, and that's just how jazz is performed best. You don't just sing it, you live it. As for the song itself? Absolutely exquisite. The only person I know today making this lush kind of jazz is Melody Gardot. I don't have enough words for how much I love this. I haven't even heard the other songs yet, but already i'm begging you, please send this Portugal. You'd be sending something so special.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Fernandes01:52

      Lindo de se ler. Obrigado.

      Eliminar
    2. Anónimo02:46

      Desculpe, mas nao. Esses estrangeiros são amigos do Salvador, é obvio que vão dizer bem da prestaçao dele.

      Eliminar
    3. Anónimo12:35

      Claro! O Salvador não tem mais nada para fazer do que pedir aos "amigos estrangeiros" para irem publicar comentários positivos em relação à música dele. Como é que nunca pensei nisso antes? :-?

      Eliminar
    4. Anónimo15:26

      claro, porque o salvador agora é como o joão cajuda que viaja pelo mundo inteiro e arranjou amigos em cada canto do mundo.........

      Eliminar
    5. Anónimo21:47

      Nada a ver com o cajuda. O sobral nem tem os fas da irma todos do lado dele nem nada...anonimo 12:35 acertaste na mouche. E muitos deles nem estrangeiros sao, mas sim portugueses.

      Eliminar
    6. Anónimo21:48

      oops, quis dizer anonimo 2:46. concordo consigo. Ele tem muitos amigos no meio. o mais engraçado é ver portugueses fazer-se passar por estrangeiros, so para elogiar o salvador. enfim.

      Eliminar
  58. Anónimo01:15

    Dizer que este FC foi mais do mesmo é quase crime.... Querem comparar a qualidade de "Nova Glória" com "Quero ser tua"? "Vida Minha"? "A luta é alegria"? "Há dias assim"? "Há um mar que nos separa", mesmo eu achando "Há um mar que nos separa" como umas das melhores música de Portugal neste século? Para mim a canção vencedora desta Semifinal está ao nível de uma "Senhora do Mar", pelo menos arrepiou-me da mesma maneira que "Senhora do mar" me fez. Por favor, deixem os artistas em paz, todos ainda vão evoluir muito até Maio, principalmente os Viva la diva que se juntarão à pouquíssimo tempo. Agora espero pela 2ª Semifinal,mas acho que só a música do Pedro poderá vencer esta "Nova Glória" que Portugal pode vir a ter na Eurovisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:02

      Ámen! Só não falaria muito nas músicas que temos levado, pois por ex "quero ser tua" e de um estilo muito diferente e não da para fazer essa comparação, ainda que se formos por "arrepios" a dos viva La diva arrepia e a da suzy não xD de resto concordo muito com o que dizes , só é pena já haverem alguns hatera a destilar ódio contra os viva La diva

      Eliminar
  59. No geral, satisfeito com o lote de apurados: apenas trocaria a proposta do Fernando Daniel (foi a maior desilusão; ele tem boa voz, sem dúvida, mas a canção...) pela do Rui Drummond ou da Lisa Garden.
    Relativamente aos finalistas de hoje, Viva la Diva ou Salvador Sobral para Kiev, por favor. Gostei da força de "Nova Glória" e do entrosamento das poderosas vozes, e muito da interpretação sentida, da voz e da música "Amar Pelos Dois" - uma proposta que prima pela diferença, com muita qualidade (quantas vezes, "menos é melhor"! Recuem, p.ex., até à proposta belga de 2010...)
    Vamos aguardar pelas propostas da 2ª semifinal

    ResponderEliminar
  60. Para todos aqueles que têm estado a criticar "a viagem ao passado remoto" empreendida pela RTP, não vos passa pela cabeça que na próxima SF iremos revisitar anos mais recentes da história do FdC?! (afinal tinha de se começar por algum lado, certo?...)
    Relativamente ao programa no geral, julgo completamente desnecessário tanto tempo passado em entrevistas aos intervenientes (e algumas mal conduzidas...); programa ganhava mais com outro tipo de dinamismo (já que é necessário "encher chouriços" enquanto está aberto o período de votação)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rúben13:48

      Assino por baixo e se for preciso também assino por cima, a estes dois comentários do Nuno.

      Eliminar
  61. Boa noite...gostava de acreditar que esta semi final... foi uma brincadeira... nao uma musica que se aproveite das oito...assim nao vamos la...esperar pela proxima semi final e se for mais do mesmo...algo esta mal...estarao os nossos compositores/interpretes á altura do desafio??? Sera que o tempo que a RTP desponibiliza para a concretizaçao é o suficiente...

    ResponderEliminar
  62. Boa noite,para mim esta semifinal foi muito má...nem queria acreditar...muito sinceramente...nao se aproveita nenhuma...

    ResponderEliminar
  63. Anónimo02:27

    O problema é que o juri nao vai gostar da do david nem do pedro pk estão em inglês... os diva vao acabar por levar vantagem... nesta luta...

    ResponderEliminar
  64. Anónimo02:48

    I'm American and I was rooting for Lisa all along and so did all my friends. Portugal had a chance, How sad. Greetings from an eurovision fan.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:26

      os americanos nem sequer votam por isso a tua opinião nem faria grande diferença, amigo...

      Eliminar
    2. Anónimo07:06

      Anonimo 21:26 porque a inveja? porque esse tipo de comentario? Deixe-me adivinhar, gosta do Salvador. Eu ja vi varios sul americanos a apoiar o Salvador, reagia da mesma forma? Quem lhe dera ter a cultura musical dos americanos.

      Eliminar
  65. Anónimo03:39

    Chocada com o facto de os Viva la Diva terem vencido o voto fo público - gritaria desmedida em total falta de harmonia, foi um sofrimento ouvir até ao fim.
    Para já fico-me com o Salvador, que com a sua simplicidade e jeito meio excêntrico, aliados ao lindo poema e canção intemporal, conseguiu cativar muitos.
    Triste pela não passagem da Lisa.

    ResponderEliminar
  66. parolos . whit out you foi a melhor da serie . tugas sao mesmo parolos cinquentões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:19

      "parolos cinquentoes"?? Eu tenho 16 anos e amei os Viva la Diva , e nunca neste mundo a lisa iria ter chances na Eurovisão, e muito soft não tem nada de especial que faça a música se destacar!

      Eliminar
  67. Anónimo11:11

    3 coisas que poderiam melhorar nos Festivais da Canção:
    -Colocar mais jovens no júri, porque os mais velhos gostam de tipos de música, que já estão, um pouco, "ultrapassados".
    -Dar mais som aos cantores, o instrumental está sempre demasiado forte em relação à voz, que deveria ser o elemento em destaque
    -Abrir o concurso para todos e não apenas convidar quem eles entendem. Assim, teríamos um maior alcance do talento nacional e artistas realmente empenhados em participar no Festival.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:03

      Apoiado!

      Eliminar
    2. Concordo na generalidade, em particular com o último ponto

      Eliminar
  68. Rúben11:26

    Eu gostei muito da música do Sobral. É simples? Sem dúvida. É festivaleira? Não, não é. Mas é tão audível e foi cantada de uma forma tão doce e "inocente", que marca pela diferença. É uma música que podia sair na Eurovisão tão bem como o Tom Dice da Bélgica. Além disso, o moço tem um aspecto algo "esquisito" em palco, o que ainda valorizou mais a música.
    Para mim, as oito músicas, foi a que mais surpreendeu pela positiva. Já muitas das outras, surpreenderam-me pela negativa.

    A Lisa... Oh please! Aquele vestido matou a já simples apresentação em palco. Ela para dar um saltos e para dançar, até tinha que levantar o vestido para cima. E além disso, não era canção para a voz dela.


    PS: E adoro este espaço de comentários, por permitir comentários anónimos. Será que custa assim tanto, dar a cara pelas nossas opiniões?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Same feeling here (pensámos no mesmo aquando da audição da proposta dos irmãos Sobral)

      Eliminar
    2. Anónimo15:11

      Está a criticar a roupa da lisa da mesma maneira que criticam o ar de drogado do Salvador. Quanto aos comentarios, devia aprender a lidar com o mundo da internet. Nao ha safe spaces por aqui.

      Eliminar
    3. Rúben11:21

      A diferença ente a roupa do Salvador e da Lisa, é que a do Salvador lhe dá um ar "despretensioso" e com um toque de inocência. Perfeitamente em harmonia com o tema da canção.
      Já a roupa da Lisa, parece que pensava que ia desfilar para o tapete vermelho dos Óscares, mas depois lembrou-se que afinal ia cantar uma música tecno/electo e por isso calçou umas sapatilhas, mas já não teve tempo de mudar de roupa. Se ela tivesse usado algo parecido com um fato de treino, como os bailarinos, aí o caso mudava de figura.
      Como os olhos também comem, o aspecto dela não ajudou a colher bons frutos.

      O mundo de Internet, é um mundo como outro qualquer. Tudo depende do que se faz nele. Dar as nossas opiniões na Internet, é a mesma coisa que dar as nossas opiniões numa conversa de café. Não é por escrever no nome um "João" ou uma "Maria", que vai fazer com que toda a gente saiba quem é. E mesmo que saibam, qual é o mal? Dizer que não se gosta de algo, ou dizer que se gosta de algo, é crime?

      Eliminar
    4. Anónimo07:05

      Despretensioso?? Ruben, o Salvador parece que saiu das ruas da amargura, escolheu um trapo qualquer e foi a eurovisao dar um saltinho. A Lisa ia mais bem preparada e ACTUAL, ja viu o que certos concorrentes levaram à Eurovisao? Bolas, a Leonor foi toda despenteada o ano passado, levou um vestidinho 'despretensioso' e o resultado foi o que foi. O que nao ajudou a Lisa foi o facto de ela nao ser conhecida nem ter um grande circulo de amigos, ou um irmao famoso. Mas pronto...

      Quanto a internet, era o que lhe estava a tentar dizer. As pessoas têm o direito de ser anonimas, é uma escolha. Abraço.

      Eliminar
    5. Rúben15:45

      Temos opiniões diferentes.
      Continuo a achar que a interpretação da Lisa, tanto em termos de música como de visual, não teve jeito nenhum. Foi uma completa desgraça.

      Em relação ao Salvador, segundo noticias que vieram hoje ou ontem a público, existiu uma razão médica para o aparente aspecto de "desleixado". Contudo, continuo a achar que esse toque de "desleixado" e despretensioso, condiz perfeitamente com a música. Afinal de contas ele está a cantar, que apesar de todas as condicionantes, é capaz de amar pelos dois. É uma apresentação em palco que marca pela diferença, e que acho que resultou bem (tirando alguns gestos que podem ser melhorados).

      Anónimo: Assim sendo, «Viva no anonimato, mas nunca seja anónimo para si mesmo.».
      Continuo a pensar que o que este site tem de pior, é permitir comentários anónimos. Dessa forma não permite criar uma relação de verdadeira comunidade.

      Eliminar
  69. Não entendo bem a votação do público, digo mais, os 12 pontos aos VivaLaDiva são, na minha opinião, ridículos. Não que a música tenha sido má, mas a performance foi terrível. Toda a gente sabe que a Kika tem uma voz magnífica, porquê colocar "adornos" (porque é isso que eu chamo aos outros dois intérpretes)? Acho que, sem eles, a música ganhava muito mais. É uma boa composição e não precisa de três vozes a gritar-lhe em cima.

    Também não percebo as críticas ao Salvador, que na minha opinião foi a melhor canção da noite. Uma composição simples, com uma voz lindíssima, e uma interpretação igualmente fantástica. Foi a única música desta semifinal que me fez parar o que estava a fazer para ouvir inteiramente a performance.

    É um pouco triste que Portugal ache que uma boa música de festival seja uma música com "espalhafato", preocupam-se demasiado com o que dá nas vistas e esquecem-se de avaliar a música em si. Ou a performance como um todo. Sim, a música 7 foi simples, era uma balada. Mas acho que todos podemos concordar que foi das interpretações mais sentidas da noite.
    Já que Portugal não ganha de qualquer das maneiras, ao menos que leve algo interessante, musicalmente falando.
    Se calhar vão falar dos últimos vencedores, que talvez devêssemos colocar os olhos na Suécia por exemplo, que tem saído vencedora bastantes vezes nos últimos anos. Concordo até certo ponto. A perfeição nasce da imitação, mas não nos podemos limitar a imitar os vencedores. Ser único e levar a nossa própria cor musical ao festival também é bom e acho que essa era a ideia do mesmo quando foi criado. À custa da simples imitação, desde 2013 que há n músicas que parecem todas iguais, porque acham que aquele estilo funciona. E funcionou, em anos anteriores. Tentem ser diferentes e pode ser que tenham outros resultados. Se esta é a nossa música atualmente, acho que a devemos levar com todo o orgulho.


    Também gostei bastante do Rui Drummond (outra fantástica interpretação) e da música 2 (elas tinham vozes que se complementavam e foi algo diferente, mas muito agradável de se ouvir), que infelizmente não passaram à final. Agora é aguardar a 2a semifinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revejo-me completamente na apreciação à canção nº 7 e, em particular, na reflexão subsequente. Há que apostar na diferença, sem dúvida! (ao longo da história do ESC, esta tem sido premiada, caso dos anos 1995 - Secret Garden e a magnífica "Nocturne" - e 2006, por exemplo, e estou a referir-me só ao 1º lugar; existem outros casos que alcançaram posições cimeiras no Top3)
      Discordo da opinião quanto aos VivaLaDiva e "Nova Glória"; a música é, de facto, épica e tem potencial; não considero as vozes dos contra-tenores como mero "adorno", dão riqueza e diversidade ao tema; considero, contudo, que a fase final e a postura em palco deve ser revista.

      Eliminar
    2. Anónimo15:42

      Subscrevo.

      Eliminar
    3. Anónimo21:27

      "Discordo da opinião quanto aos VivaLaDiva e "Nova Glória"; a música é, de facto, épica e tem potencial; não considero as vozes dos contra-tenores como mero "adorno", dão riqueza e diversidade ao tema; considero, contudo, que a fase final e a postura em palco deve ser revista."

      Subscrevo a 100%!

      Eliminar
    4. Anónimo07:01

      Como é que podemos apostar na diferença se nunca nos esforçamos por levar o mesmo que os outros países e seguir o mesmo estilo de musica? Voces estão bem? Nunca vao aprender...levar o Salvador seria um erro tremendo.

      Eliminar
  70. Hugo Neves11:49

    Desilusão, é este o sentimento que tenho após ter assistido ontem ao FC.
    Tanta especulação acerca das alterações que foram feitas na organização do FC mas não alteraram o principal, os compositores. O que adiantou levar interpretes fortes e atuais do panorama musical se as musicas não tinham qualquer valor. Isso foi mais do que visível pois em muitas interpretações foram os próprios interpretes a "salvar" as musicas.
    Acho uma falha tremenda ver o apresentador entrevistar um compositor e este achar-se incrédulo com a passagem para a final porque não achava que o tema fosse uma musica de Festival. Mas estes senhoras sabiam para o que estavam a compor???? Isto é lamentável.
    Quanto ao que vi na 1ª Semi-final sinceramente não gostei de nada, pena porque tínhamos interpretes muito bons. Do que vejo falar, nao considero o Salvador uma boa aposta, não gosto do tema, acho que a imagem do interprete está HORRÍVEL.
    Viva la Diva, achei péssima a conjugação de vozes, melodia, letra, tudo.
    Espero mesmo que alguma coisa me surpreenda na 2ª Semi-Final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:37

      Concordo. Acho que deram músicas demasiado simples a vozes poderosas. Quando a Simone de Oliveira ouviu a Deolinda Kinzimba disse: «se tivesse uma voz destas, tinha ganho a eurovisão». Nós temos talento, mas há algo que não está a funcionar...

      Eliminar
  71. Anónimo14:12

    A Márcia não ter passado à Final foi a injustiça da noite (mais valia estar acompanhada do marido e das vozes da sua banda)!
    Quanto aos Viva La Diva:
    - Uma cortina feita pelo Nuno Gama vestiria melhor a Kika;
    - Os microfones dos contratenores, tendo em conta este estilo, têm de ser ajustados para se perceberem melhor (quando a música está mais alta eles são um "ruído" de fundo);
    - A Kika tem de melhorar mais a dicção (há alturas em que não se percebe as palavras que diz);
    - Há que rever a escolha de planos das câmaras (não pode ser assim, tens de dar murros na mesa, Nuno Gonçalves, lá por seres convidado não tens de deixar que gozem contigo!!) e apostar mais na iluminação (jogo de luzes; gostei do dourado);
    - O contratenor tuga, ao contrário do brasileiro, está muito tenso (deve soltar-se mais) e, já que o Barroco é a praia deles, o solo poderia ser desse estilo (ou rocócó até!), para não ser tudo tão plano e ter mais vida, que é o que se pede com a música e letra;
    - Parabéns pela vitória da noite!!

    ResponderEliminar
  72. Anónimo14:46

    Como fã da Eurovisão, estou desejosa de ver Portugal pelo menos na semifinal ou, possivelmente, vencer a Eurovisão!

    Claro está que quando a RTP anunciou várias mudanças no Festival da Canção a fim de o nosso país poder alcançar um bom lugar, fiquei curiosa para ver se realmente as coisas tinham mudado positivamente no FdC!

    No entanto, fiquei muito desiludida com a semifinal de ontem. A RTP falou em mudanças drásticas e uma entrada em grande na Eurovisão, no entanto só vi mudanças em coisas superficiais e não no que realmente importa que é a música!

    Como já tivemos oportunidade de comprovar, os cantores que ontem participaram têm grandes vozes. Mesmo assim, os cantores não fazem magia. E juntando bons artistas a instrumentais péssimos é natural que o resultado não irá ser bom.

    Para além disso, não entendo qual é a necessidade de a RTP convidar compositores e não dar a oportunidade a outros artistas de enviarem os seus temas e de quererem ser ouvidos por Portugal e pela Europa (mais a Austrália). Já agora, coloquem pessoas no júri influentes na música atual portuguesa e mundial porque os mais velhos têm tendência a votar em canções antiquadas que não têm qualquer hipótese na Eurovisão. (não me referindo a temas do FdC em específico!)

    Nota positiva por darem a oportunidade de serem apresentadas músicas em inglês uma vez que o facto de o inglês ser uma língua mais abrangente mundialmente seria mais benéfico para termos votos do exterior. O português é uma língua lindíssima, mas não nos podemos esquecer que não votamos em nós próprios e que são mais apelativas músicas cujas línguas estamos familiarizados! No entanto, acho por bem que haja diversidade quer musical quer linguística.

    Por fim, já não tenho muitas esperanças para a próxima semifinal e prevejo um futuro infeliz na Eurovisão. Mas se realmente a RTP se sentir incapaz de realizar um bom FdC que tenha em atenção os comentários dos fãs que realmente estão desejosos de ver Portugal bem classificado e bem visto lá fora!

    ResponderEliminar
  73. Oh god...nao gostei nada do Salvador, que martirio. E a Deolinda tambem foi uma desilusao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:29

      gosto muito da Deolinda e da Rita Redshoes e parecem ser boa miúdas, mas como devo ser imparcial, digo o mesmo que ontem: a Deolinda não merecia tanto a qualificação... a sorte é que ela "salvou-se" a si propria da musica...

      Eliminar
  74. O comentario de um estrangeiro descreve bem a actuaçao do Salvador: 'It's a good song enough to sleep'

    ResponderEliminar
  75. Anónimo15:44

    Concordo, anda tudo em estrilho porque a Lisa Garden não passou mas acho que a maior chapada foi a Márcia não ter passado! Nem sei se foi por ela estar nervosa, se foi por ser a 1ª, ou se foi mesmo estupidez das pessoas! E não venham dizer que a culpa era da música/atuação porque não era, e basta verem os comentários por aqui e pelo twitter que muitos acharam-na entre as 4 melhores atuações da música... o que pecou foi mesmo as chamadas telefónicas. Lamento pela Márcia. Foi realmente uma pena, mas o que é facto é que das 8, as únicas que hão de ir para o meu mp3 hão de ser mesmo só a dela e a Nova Glória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:43

      15:44, Revejo-me nas suas palavras. Viva La Márcia!!

      Eliminar
    2. Anónimo18:44

      Haja alguém <3 A Márcia foi totalmente "underrated" ontem... ao menos que a música dela vá parar às rádios, nem que seja uma novela qqer (a música dela "Insatisfação" já teve numa mas que não me lembro)...

      Eliminar
  76. Tal como eu disse: o que conta aqui são as canções...e o que se viu foi muito mau. Mais uma vez o sistema de convites só podia dar nisto. Compositores a comporem para eles próprios e para os seus ouvidos e umbigos ou então a irem desencantarem uma canção esquecida que estava no fundo do baú...
    Com o que se ouviu ontem não valeu a pena fazerem o FdC.
    Tudo muito datado ou então desenquadrado do que é o ESC. Algumas nem para entrarem num album serviam.
    Será que não abrem o FdC ao todos para não terem o trabalho de as ouvir?
    A canção 8 foi a menos má mas impossível de fazer alguma figura de jeito sem um grande trabalho de orquestração e interacção das vozes
    E não acredito, nada, que a 2.ª SM seja melhor
    É o Portugal actual no seu melhor: sem garra, sem interesse, sem profisisonalismo. Aqui mnelhores os cantores que os compositores, mas foi tudo muito mau, muito mau mesmo
    Felizmente não fiquei admirado...

    ResponderEliminar
  77. Adorei o festival da canção... comecei a dormir na 4ª musica e quando acordei já tudo tinha acontecido... assim não vamos lá

    ResponderEliminar
  78. Anónimo14:44

    A palavra humilhação já nem descreve esta semi final. Sinto vergonha nas músicas que foram apresentadas! Quando olho para os outros países, e oiço as musicas das semi-finais dele (que nem sequer passaram atenção) deixa-me a pensar "Porque é que Portugal não pode receber essas musicas consideradas mas nesses países..." Não se comparam com este cataclismo musical!

    ResponderEliminar
  79. Anónimo22:51

    Eis o renovado Festival da Canção prometido pela RTP: regressão!
    Basta ver o Festival em 2010 e vemos que há 7 anos atrás se vês um festival digno, como tem vindo a acontecer neste últimos anos, uma completa regressão.
    Mas não espanta, o festival mantem-se pela suposta obrigação de serviço público, basta lembrar o que foram as críticas recebidas para o Provedor ando passado. Assim faz algo sem jeito, mais para lavar as mãos que outra coisa.
    A RTP nunca teve interesse em ganhar o Eurofestival, infelizmente mais agora que nem tem aquilo que tanto lembrou na gala, o passado, esse passado quando ainda havia interesse pela população.
    Basta lembrar que foram nos anos que a RTP abriu o festival a todos que conseguimos apuramentos para a final. E sem dúvida o auge do festival continua a ser o saudoso ano de 2010. Aliás nada de recente do século XXI, foi lembrado. A ver vamos se o fazem na próxima semifinal ou final!
    Mas pelo que já se conhece de outros anos, vai ser mais do mesmo. Muito fraco para quem tanto prometia um regresso depois de um ano ausente. Enfim... e servem os nossos impostos para isto! RTP, serviço público, no seu melhor (ironia!)

    ResponderEliminar
  80. Puxa que musicas enfadonhas !! Será que é possivel ? Melhor não participarmos na eurovisão ponto. inferioriza o país e é revoltante.

    ResponderEliminar
  81. Anónimo11:43

    A qualidade das canções foi fraco, muito fraco e horrivel. Do fraco não passou a canção cantada em ingles. Passaram alguns muito fraco e horrivel !!!
    Please não vás lá Portugal, fica como no ano passado...

    ResponderEliminar
  82. Anónimo12:08

    O Juri tem a seguinte idade : Ramon 60 ; Markl 46 ; Toze Brito 66 ; Schaaf 57 ; Callixto e Ines Meneses 40 ; Dora 51 ; Julio 72 ; Ines Gonçalves ? talvez a mais nova 30 ? 40? - puxa não admira que gostem de paz e descanso!!

    ResponderEliminar
  83. Anónimo12:19

    Pelo amor de Deus há cada comentário como se alguma das canções prestasse. É ABSOLUTAMENTE DEPRIMENTE. A unica que mostrou ser menos fraca foi a nº 6 cantada em ingles. A brigada do reumatico a escolher tambem não ajuda.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.