Slider

[Olhares sobre o Melodifestivalen 2017] Quem conseguirá o apuramento na semifinal 4?


A Suécia escolhe, esta noite, mais dois finalistas do Melodifestivalen 2017. Sete candidatos disputam as duas vagas para a Grande Final, enquanto que dois apurar-se-ão para o Andran Chansen.

Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o Olhares sobre as finais nacionais analisa os candidatos a concurso na terceira semifinal do Melodifesitvalen 2017, sendo que todos os comentários e votações foram baseados nos trechos revelados na quinta-feira (como pode ver AQUI).

A votação da competição estará a cargo exclusivamente do público, sendo que existirão duas rondas: na primeira ronda apurar-se-ão os cinco candidatos mais votados; na segunda ronda (sendo que as votações serão acumulativas), os dois candidatos mais votados conseguirão o apuramento para a Grande Final, enquanto que o terceiro e quarto classificados apurar-se-ão para o Andran Chansen.

Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:

Filipe Batista aposta em Alice e "Running with Lions"
A última semifinal do Melodifestivalen é de longe a minha favorita. Gosto bastante de 6 canções (Sara Varga e Juha Mulari ficam fora desse lote), e pela primeira vez foi complicado escolher a minha número um. Os repetentes Jon Henrik Fjällgren e Wiktoria voltam a trazer qualidade ao MF. O primeiro divide opiniões, mas eu continuo a acreditar que é um bom artista com um estilo muito marcante. A adição da Aninia só torna a melodia mais “épica”. Por sua vez, Wiktoria regressa ligeiramente mais fraca, mas ainda com poder suficiente para lutar pelos primeiros lugares. Alice é uma deliciosa surpresa! “Running With Lions” parece ser excelente, atual e com um refrão impecável e poderoso. Talvez esteja aqui o dark horse deste ano. Les Gordons e Axel acabam por ficar mais abaixo no meu top, mas também gostei bastante. A banda é a minha favorita deste ano e o cantor traz a minha segunda proposta preferida desta edição cantada em sueco (a 1º é “Amare”). Por fim, a cabeça de cartaz Loreen. É difícil avaliar uma música que parece ir crescendo aos poucos, mas gostei muito do pouco que ouvi. Esta Semifinal está carregada de boas músicas. Que passem as melhores!



Hélder Simões aposta em Alice e "Running with Lions"
Uma semifinal bastante fácil para os três repetentes: Jon Henrik e Wiktoria devem ter um caminho muito facilitado para o Andra Chansen, enquanto que Loreen deverá conseguir um bilhete para a Final, não por ser uma vencedora da Eurovisão, mas por ter uma das canções mais fortes da competição. A minha favorita é Alice que também deverá chegar à Final onde merece um lugar muito muito bom...

Hugo Sepúlveda aposta em Loreen e "Statements"
A última semifinal veio mostrar que o Melodifestivalen 2017 quer "acabar" em grande. No lote de concorrentes, os três que mais se destacam são Loreen, Jon Henrik Feat. Aninia e Alice. «Statements», de Loreen, é a que mais quero ver na integra e ao vivo, não por ser a Loreen, intérprete da Euphoria nem por esperar uma versão 2.0 dessa, mas por ser uma artista que já venho a acompanhar desde então, tendo um trabalho que me agrada bastante. O que ouvi, suscitou-me ainda mais interesse e vontade de ouvir mais. Pelo ensaio, não me agradou totalmente a parte das bandeiras, mas não duvido que seja uma actuação impactante e que completa, a ideia funcione e resulte. Gostei também da letra, que parece também ter profundidade e significado.

João Diogo aposta em Alice e "Running with Lions"
Claramente a semifinal mais forte do Melodifestivalen, com quatro bons temas a concurso. Gosto dos regressos de Jon Henrik, Wiktoria e, claro, de Loreen. No entanto, e apesar de ter gostado bastante de Statements, a minha favorita é Running With Lions de Alice. Um pop moderno que fica preso nas nossas cabeças.



Luis Nepomuceno aposta em Wiktoria e "As I Lay Me Down"
Nesta última semi-final de Melodifestivalen, a minha grande favorita é Wiktoria com 'As I Lay Me Down'. Para já, e antes que continuem a ler: não, não sou grande fã de 'Statements' da Loreen. Por isso, para os mais 'ofendidos', podem parar de ler já aqui.  Quanto a 'As I Lay Me Down', não é nada de estranho para Wiktoria nem algo que nos surpreenda. Simplesmente tem um certo 'toque' que, a meu ver, faz a música destacar-se de todas as outras. Talvez o coro, o ambiente envolvente... não sei bem. Grandes nomes e grandes músicas estão em competição nesta semi-final. Loreen é presença garantida na final. Jon Henrik Fjällgren feat. Aninia vão lutar com Wiktoria pelo segundo lugar na final de Estocolmo. Mas um deles irá acabar por cair... Quem será?

Nuno Carrilho aposta em Loreen e "Statements"
Eu continuo a achar que a edição deste ano do Melodifestivalen não está fraca... está diferente e longe dos estereótipos dos anos anteriores. A última semifinal, tal como nos anos anteriores, costuma marcar pela surpresa e este ano não foi excepção. Loreen surpreendeu tudo e todos aquando da revelação dos semifinalistas e, esta semana, voltou a surpreender com 'Statements'. Na minha opinião, é superior a «Euphoria», tema pelo qual nunca morri de amores, e poderá estar mesmo na luta direta pela Eurovisão. Estou extremamente curioso pela atuação na íntegra.

Patrícia Gargaté aposta em Loreen e "Statements"
A Loreen simplesmente a mostrar que é mais do que a cantora que ganhou a Eurovisão com a Euphoria. Sinceramente, este tipo de temas são muito mais "a minha cara" do que os que a Loreen apresentou anteriormente no Melodifestivalen. Mostra uma boa evolução na sua estética musical, cada vez mais atualizada e cheia de bom gosto. Estou curiosíssima para ver a atuação em palco. Seria um ultraje não passar à final... Se não ganhar já vai ser pouco do meu agrado, mas reconheço que estão outros temas muito bons a concurso. Isto sim é um regresso de ouro: ganhou e consegue fazer melhor!


Pedro Fernandes aposta em Loreen e "Statements"
Loreen surpreende ao voltar ao Melodifestivalen depois de ter deixado uma Europa inteira e caída a seus pés com a fantástica Euphoria. De regresso agora com Statements, com base neste 1 minuto apenas de canção, não me parece que venha daí algo tão fenomenal como Euphoria, mas ainda assim o bom o suficiente para lhe garantir a vitória na Semifinal tranquilamente, na Final já será outra história...

Ricardo Leal aposta em Loreen e "Statements"
Baseado apenas nos 30 segundos divulgados pela emissora sueca, reparamos que esta é a semifinal que, no conjunto, apresenta as melhores canções. Loreen e "Statements" deverão ser os grandes vencedores da noite: claro que este tema não é a imponente "Euphoria" mas é uma grande canção. Wiktoria com "As I Lay Me Down" acabou por me desiludir, mas deverá passar diretamente à final. Jon Henrik Fjällgren também me desiludiu, esperava algo mais forte.


Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 9 comentadores:

1.º Loreen - Statements - 95 pontos
2.º Wiktoria - As I Lay Me Down - 82 pontos
3.º Alice - Running With Lions - 78 pontos
4.º Jon Henrik Fjällgren ft. Aninia - En värld full av strider - 66 pontos
5.º Axel Schylström - När ingen ser - 56 pontos
6.º Les Gordons - Bound To Fall - 52 pontos
7.º Sara Varga & Juha Mulari - Du far inte ändra pa mig - 39 pontos

Quer fazer parte do painel de comentadores das próximas edições do Olhares sobre as finais nacionais? Envie-nos os seus comentários (poderá enviar para todas as finais nacionais) AQUI.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL
4
( Hide )
  1. Anónimo15:31

    Oxalá ganhe o Jon Henrik Fjällgren!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:35

    Devo ser das únicas pessoas que nunca percebi todo o favoritismo em volta de "Euphoria", uma canção que, a meu ver, é repetitiva e não tem nada que a destaque de uma canção EDM-pop banal.
    Contudo estou em choque com "Statements". Conseguiu arrepiar-me desde os primeiros 5 segundos da música. Já é a minha preferida do MF2017 e, caso ganhe, ocupará decerto o primeiro lugar do meu top eurovisivo. É caso para dizer, o melhor fica mesmo para o fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virginio Cassemiro16:02

      concordo. É como jantar um grande prato de carne assada com ranço e ... no fim... comer uma bela taça de natas do céu, passe a metáfora

      Eliminar
    2. Anónimo16:26

      O principal problema do Euphoria é os arranjos instrumentais que soam um pouco a azeite, mas a versão acústica (https://www.youtube.com/watch?v=D_nwbonbc44) é sem dúvida soberba. Se Euphoria não fosse interpretado por Loreen não teria ganho, a voz da Loreen safou aquilo e a sua performance foi algo de perfeito. Eu ouvi a versão completa do Statements, só não gostei muito do coro de vozes no fim, mas de resto está um fenómeno e lembra-me um pouco a Bjork.

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.