Slider

FC2017: Banda residente desaparece do Festival da Canção

Na última edição do Festival da Canção, a RTP optou por ter em estúdio uma banda residente. Em 2017 a opção da televisão pública será outra. 
 

Uma das novidades do Festival da Canção 2015 foi a introdução de uma banda residente. Todas as canções das duas semifinais e final dessa edição tiveram como suporte musical um grupo de músicos que tocaram ao vivo e acompanharam os respetivos intérpretes. Para 2017, a RTP optou por uma estratégia diferente, e que irá passar por abolir a banda a tocar ao vivo. Todas as 16 canções concorrentes serão interpretadas ao vivo e em direto pelos respetivos intérpretes, acompanhados ou não por vozes de apoio (os chamados coristas), sendo que o instrumental será gravado. Ou seja, tal como acontece no Festival Eurovisão da Canção.

Neste momento, a RTP já tem em seu poder as maquetas de todas as canções, interpretadas pelos intérpretes escolhidos pelos respetivos compositores. Está em curso a produção final das canções e os arranjos que, na maioria dos casos, irão tornar a música mais atraente para o público através de técnicas de rítmica, harmonia e contraponto. Em muitos casos, os responsáveis pelos arranjos são os próprios compositores em estúdios próprios, noutros casos recorre-se a produtores e arranjadores externos.

A RTP tem já toda a informação em seu poder: as listas de intérpretes, autores e compositores, os apresentadores dos três programas e, o mais importante, as canções. Aguarda-se para os próximos dias informação complementar a disponibilizar no site da RTP, bem como uma conferência de imprensa a realizar, previsivelmente, no final do mês. Nessa ocasião será dado a conhecer o local onde decorrerá o Festival da Canção 2017, na verdade os locais: as duas semifinais, a 19 e  26 de fevereiro, decorrerão num mesmo espaço mais simples em Lisboa, e a final, a 5 de março, numa das mais importantes salas de espectáculos de Lisboa, coincidindo esse programa com a gala do 60.º aniversário da televisão em Portugal.

Na última edição do Festival da Canção, a canção vencedora foi "Há um mar que nos separa" interpretada por Leonor Andrade. Recorde a atuação nos estúdios da RTP em Lisboa:




Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: RTP / Vídeo: YOUTUBE
23
( Hide )
  1. Anónimo21:59

    Estou a gistar do trabalho da RTP.. agora nao podem dizer que a RTp nao se esforca pq esta a fazer um bom trabalho penso.. no entanto as musicas nao estao ao cargo da mesma..

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:09

    Muito mau para quem gosta de música. Música deve ser tocada ao vivo. Ponto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:59

      eu adoro música, contudo posso dizer-te que aquela banda em 2015 foi horrível!

      Eliminar
  3. Anónimo22:12

    otima atitude da rtp , a banda foi uma ideia pessima..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:20

      Foi pessima porque eram poucos musicos

      Eliminar
  4. Amélia Raposinho22:57

    Este FC 2017 vai acabar por ser a mesma peixeirada do costume...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:37

      Acho que a qualidade destes compositores são bem melhores do que os das ediçoes passadas, são mais profissionais, acredito que este ano, a qualidade vai ser muito melhor do que foi em 2015. Destes 16 compositores, 12 nunca participaram, como a Rita redshoes, luisa sobral, saraiva...Vamos ver

      Eliminar
  5. Ricardo Alves23:13

    Fiquei com a pulga atras da orelha por causa do local: será a meo arena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:29

      Penso que será o Coliseu.

      Eliminar
    2. Anónimo11:10

      Eu concordo com o anónimo da 01:29

      Eliminar
  6. Anónimo23:59

    Gostei do facto de as semifinais "decorrerem num espaço simples" e a final "numa das salas mais importantes de Lisboa". Sempre defendi que assim fosse, pois o espetáculo mais importante deve ser realizado num local com a devida grandeza. A sala suponho ser num de dois locais: Coliseu dos Recreios ou MEO Arena. No segundo caso, acrescenta o facto de ter salas mais pequenas dentro do seu complexo, como a Sala Tejo ou a Arena Box, onde poderiam ser realizadas as semifinais. Aguardo com muita expectativa...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo08:21

    Deve ser o Coliseu (f)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:21

    É importante que o festival da canção tente replicar as condições finais da Eurovisão. Acho por isso uma excelente notícia.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:40

    Muito provavelmente o local escolhido será o Coliseu dos Recreios, isto porque as galas do 40º, 45º e 50º aniversários da RTP, foram nesse local.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo13:08

    Só nao gosto muito de uma coisa, a Gala dos 60 e o Festival da Canção ser ao mesmo tempo :/

    ResponderEliminar
  11. Independentemente de todas as mudanças que decidam fazer, por favor, não permitam mais do que uma chamada por cada número de telefone... É a única forma de evitar votações fraudulentas, como já aconteceu inúmeras vezes.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:06

    O não ter aquela banda de "garagem" de 2015, é um suspiro de alívio. Desejo um óptimo trabalho às compositoras e aos compositores. Já estou com muita curiosidade em saber algo mais das canções (letra, excerto do instrumental/canção,...). Se a RTP fosse como a sua homóloga TVE, dava ouvidos aos fãs do Festival/ESC e antecipava o sofrimento ou a alegria com mais informações.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:32

    Penso que a escolha recairá sobre o Coliseu dos recreios, apesar da RTP no passado já ter realizado uma gala em Homenagem aos Bombeiros Portugueses no Meo Arena, bem como os festivais da canção de 2000 e 2007 (Sala Tejo). Por isso, apenas na conferência de imprensa é que todas as dúvidas serão dissipadas.

    ResponderEliminar
  14. A RTP finalmente está a dar cartas, Congratulations!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:39

    Porquê que no site da eurovisão na parte das notícias de cada país aparece de Portugal esta frase "Portugal will participate in the Eurovision Song Contest for the first time since 2015" ? Fiquei triggered, quem postou o texto lá já deve andar a confundir Portugal com a Austrália...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:01

    Gala dos 60 e o Festival da Canção??????? MEU DEUS Memorias do passado ao mesmo tempoooooooo. OUTRA VEZ RTP e o passado portugues ,,,,???

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.